terça-feira, 31 de outubro de 2017

Postalis: ministro da Fazenda aprovou petista como interventor

COLUNA DIÁRIO DO PODER
30/10/17


Meirelles banca interventor ligado ao PT no fundo dos Correios

Intriga o mercado o aval do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) a Walter de Carvalho Parente como interventor no Postalis, fundo de pensão dos Correios.

Parente é ligado ao ex-ministro da Previdência Carlos Gabas, do PT. A intervenção ocorreu quando o Postalis estava na iminência de ajuizar ação bilionária na Justiça de Nova York contra o banco BNY Mellon, por má gestão de investimentos do fundo. O BNY Mellon já está sendo processado pelo Postalis no Brasil e em Nova York. Se o fundo vencer a batalha judicial, pode zerar seu défiit.

R$250 milhões já foram bloqueados pela Justiça brasileira do banco BNY Mellon. O valor do ressarcimento pleiteado chega R$3,5 bilhões.

A intervenção no Postalis foi determinada pela Previc, órgão de controle do governo federal “aparelhado” pelo petista Carlos Gabas.
Afastado contra-ataca

O Globo
30/10/2017

Afastado pela Previc da presidência do fundo de pensão dos Correios, o Postalis, em 3 de outubro, depois de quatro dias no cargo, Christian Schneider contra-atacou.

Enviou ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Fazenda um questionamento sobre a situação legal do superintendente da Previc, Fabio Carvalho, no cargo.


De acordo com o documento, Carvalho foi cedido pelo Banco Central à Previc de modo irregular. E que, portanto, seus atos, como a intervenção no Postalis e o afastamento de Schneider, são ilegais.
Coluna do Estadão - Postalis

Estadão
30 Outubro 2017

Pressa. A ata da reunião que aprovou a intervenção no Postalis diz que ela foi iniciada às 14h30. Ocorre que a nota técnica que motivou a decisão ficou pronta às 14h40, 10 minutos depois de iniciada a reunião, que se encerrou às 15 horas.

Rapidão. O encontro que decidiu pela intervenção no Postalis não foi presencial. Os diretores da Previc trataram do assunto por e-mail. O Postalis é o quarto maior fundo de pensão do País, em número de participantes ativos e beneficiários.


Com a palavra. A Previc diz que “os diretores tiveram acesso tempestivo ao conteúdo da nota técnica, bem como a outros elementos apresentados pela equipe de fiscalização”. E que é praxe reuniões ocorrerem eletronicamente.
Auditoria aponta mais de R$ 357 milhões do Postalis em fundos investigados pela Lava Jato

O lobista Milton Lyra é suspeito de direcionar recursos para investimentos arriscados

Época
30/10/2017 


Um relatório de auditoria independente realizada nos Correios apontou o volume de recursos do Postalis, a caixa de previdência dos funcionários da estatal, direcionado a fundos investigados pelas operações Lava Jato e Greenfield: R$ 357 milhões. O Postalis conta com 130 mil participantes.Uma das pessoas suspeitas de ter atuado nos bastidores para o Postalis direcionar recursos para fundos de investimento micados é o lobista Milton Lyra, o Miltinho, ligado a senadores do PMDB. O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin quebrou o sigilo telemático dele recentemente.
POSTALIS - interventor participa de reunião do CA

Conselheiros Blogspot
27/10/2017

Na reunião do Conselho de Administração do dia 26/10, houve a participação do interventor do POSTALIS, Walter Carvalho Parente, que se apresentou e comentou seus primeiros dias no processo de intervenção no instituto.

O interventor se apresentou como de perfil técnico (auditor da receita), sem ligações políticas e com experiência em outros processos de intervenção.  

Segundo o interventor, ele já está se inteirando de questões importantes, como as discussões com o BNY Mellon e a RTSA - Reserva Técnica de Serviço Anterior, assim como examinando cuidadosamente as aplicações mais relevantes do POSTALIS. Ele assegurou também, inúmeras vezes, que veio para tentar salvar o fundo e não o contrário.

Como havíamos solicitado anteriormente audiência com o Diretor Superintendente da PREVIC, para tentar compreender a motivação da intervenção neste momento, e recebido daquela órgão correspondência indicando que o assunto deveria ser tratado com o interventor, encaminhamos hoje (27/10) carta solicitando a audiência.


Não temos expectativa de obter respostas sobre as causas da intervenção na futura audiência com o interventor, pois a decisão de intervir é tomada noutra alçada de decisão (PREVIC), sendo o interventor apenas o técnico que é designado para fazer a intervenção. Mas esperamos poder contribuir de alguma forma e ouvir mais sobre os trabalhos já desenvolvidos.
Presidente da CPI que investigou os fundos de pensão opina sobre intervenção do Postalis

TV Câmara
26/10/2017

O Instituto de Seguridade Social dos Correios (Postalis) está sob intervenção desde o início de outubro. A situação deve durar 180 dias. De acordo com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), houve descumprimento de normas relacionadas à aplicação de recursos.

O Postalis já foi investigado pela CPI dos Fundos de Pensão, na Câmara dos Deputados. A comissão apurou que houve um déficit de mais de R$ 5 bilhões. Para saber mais detalhes, o programa entrevista o presidente da CPI e líder do DEM, deputado Efraim Filho.

Assista a entrevista:

AÇÃO IR

CONTRIBUIÇÕES EXTRAORDINÁRIAS


ADCAP JURI
Nº 06 – 31/10/2017


Prezado Associado,

Informamos que a ADCAP entrou uma ação coletiva contra a União - Fazenda Nacional, questionando a incidência de imposto de renda sobre as contribuições extraordinárias vertidas ao Postalis. 

Segue para acompanhamento na 13ª Vara Federal de Brasília, o número do processo - 1013677-07.2017.4.01.3400. 

 
Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ADCAP protocola carta no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações



sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MEDO: alvos de bandidos, carteiros pedem 'socorro' e ameaçam suspender entregas de encomendas em CG

pb agora
27 de Outubro de 2017

Os trabalhadores dos Correios, na cidade de Campina Grande, estão ameaçando suspender a entrega de encomendas em Campina Grande por conta da onda de assaltos de que estão sendo vítimas.

Só nos últimos 30 dias foram cinco ações de bandidos registradas contra carros da empresa, que transportavam encomendas, na cidade.

O sindicato da categoria pede uma atitude ou por parte da Empresa de Correios e Telégrafos ou até mesmo por parte Secretaria de Segurança do estado.


Caso não haja solução, a entrega de encomendas serão suspensas e serão mantidas apenas a entrega de correspondências.
Correios alertam para mensagem falsa e dizem que campanha de Natal só dia 20

Campo Grande News
26/10/2017 

A campanha de Natal dos Correios ainda não foi oficialmente lançada, mas a ansiedade em tirar sonhos de crianças do papel é tão grande que tem até mensagem falsa circulando pela internet informando que as pessoas já podem adotar cartinhas com pedidos ao Papai Noel. 

A entidade alerta que, no Mato Grosso do Sul, a campanha terá início no dia 20 de novembro com uma meta ousada. Serão disponibilizadas para adoção 16,5 mil cartas – mais que o dobro de 2016, quando foram lançados 8,2 mil pedidos de presentes de crianças e adolescentes.

Somente em Campo Grande, neste ano, poderão ser apadrinhadas 7,6 cartinhas ao Papai Noel.

“Em todo estado, espera-se que sejam adotados 80% dos pedidos, uma das mais altas médias do País”, informou a assessoria de imprensa.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), que indica as escolas e Ceinfs (Centros de Educação Infantil) que serão atendidos no período.

“Esse trabalho é importante para que haja um rodízio de bairros beneficiados a cada ano. Além disso, os alunos escrevem as cartas com suporte dos professores, como exercício de redação em sala de aula, estimulando o aprendizado”, ressalta.

Em Campo Grande, a adoção das cartas poderá ser feita presencialmente na agência Central, localizada na Avenida Calógeras, e nas agências do Shopping Campo Grande e do Terminal Rodoviário, na Avenida Guaicurus.


Nacionalmente, a campanha, que é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil, realizada há mais de 25 anos, será lançada no dia 10 de novembro, com disponibilização de 1 milhão de cartas. No ano passado, foram 556 mil, sendo 420 mil adotadas.
Correios inaugura nova sede em Santa Terezinha

Portal da Cidade
26/10/2017

Após dez anos de esforços da Administração Municipal, a cidade de Santa Terezinha de Itaipu passa a contar com uma nova sede da Agência dos Correios. A inauguração das novas instalações será realizada nesta sexta-feira (27), às 9h30, na Rua João XXIII, ao lado do Paço Municipal. A cerimônia contará com a presença de autoridades e população itaipuense.

Os esforços para conquista de um espaço adequado para suprir a demanda da população, começou ainda em 2007, quando o prefeito Cláudio Eberhard encaminhou ofício a presidência da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, elencando as razões para que a agência do município recebesse investimentos, dentre eles, o aumento populacional, surgimento de novos bairros e a expansão da área industrial.

Ao reassumir a prefeitura em 2013, o prefeito de Santa Terezinha retomou os esforços para que o projeto da nova agência saísse do papel. Foram inúmeras intervenções junto à gerência regional no Paraná e reuniões em Brasília.  Em 2015, a agência foi transferida de local para que o novo prédio fosse construído. “Uma luta de 10 anos, mas que agora traz resultados para a nossa população. Este novo espaço traz conforto, comodidade e um atendimento de qualidade aos itaipuenses”, destaca Eberhard.


A nova agência contará com amplo espaço para atendimento ao público e para distribuição. Toda climatizada, oferece mais conforto para quem frequentar o local. “É motivo de alegria para nós podermos entregar em parceria com a administração municipal um espaço adequado e com todas as condições para atender a população itaipuense”, finalizou o gerente Regional de Atendimento dos Correios, André Peliser. 
Correios e Receita Federal facilitam importação e exportação de encomendas

Agência Brasil
25/10/2017

Os Correios e a Receita Federal lançaram hoje (25) sistema online com o objetivo de facilitar importação e exportação de encomendas. A ideia é simplificar o pagamento de impostos.

A plataforma Minhas Importações integra os sistemas dos dois órgãos com um novo modelo de importação no Brasil.

Agora o correio do país de origem poderá enviar diretamente as informações do objeto postado para os Correios no Brasil que, por sua vez, passará os dados automaticamente para a Receita Federal e demais órgãos aduaneiro autorizados, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância de Trânsito Agropecuário Internacional (Vigiagro).

No site, o cliente terá acesso detalhado ao trâmite da encomenda, interagindo com órgãos de controle e fazendo pagamentos de impostos e serviços, além de enviar documentos complementares e fazer solicitações de revisão de tributos. Com o novo serviço, os usuários dos serviços poderão efetuar o pagamento dos tributos por meio do cartão de crédito.

“A parceria com a Secretaria de Fazenda facilita todos os processos de internalização dos produtos. Isso permite que o comprador faça todos os procedimentos e receba o produto em casa. Mas para isso, no momento da compra, seja qual for o país de origem, o cliente deve escolher uma modalidade de encomenda registrada”, explicou o presidente dos Correios, Guilherme Campos.

Para o subsecretário de aduana da Receita Federal, Luís Felipe de Barros Reche, o novo sistema trará maior eficiência à fiscalização. “Agora passamos a trabalhar com um modelo em que recebemos a informação antecipadamente. Isso permite selecionar melhor as encomendas que possam ter algo ilícito, seja subfaturamento, valoração inferior ou drogas. Com esse sistema, conseguiremos aprimorar o controle aduaneiro. Tudo gera mais transparência e controle para o cliente”, afirmou.

A nova plataforma, desenvolvida durante quatro anos, está disponível no site dos Correios, onde o importador terá acesso após efetuar o cadastro.

Comércio eletrônico
Segundos dados dos Correios, cerca de 21 milhões de pessoas já fizeram compras pela internet em sites de outros países. O valor movimentado chega a R$ 2,4 bilhões. Para Guilherme Campos, a nova plataforma permitirá que pequenas e médias empresas entrem no mercado mundial de comércio eletrônico.


“Além de facilidade e segurança em receber encomendas em casa, a plataforma beneficia o comprador e o vendedor, seja pessoa física ou empresa. O comprador é beneficiado porque pagará o imposto justo do produto que está sendo importado. As empresas nacionais também serão beneficiadas, pois passam a concorrer com as empresas lá de fora [outros países] pagando o imposto de exportação específico do produto vendido. Ou seja: não é mais por média ou amostragem”, afirmou Campos.
Agência dos Correios na Baixada fraudava vendas pela Internet

O Dia
25/10/2017

Policiais da Delegacia de Defraudações (DDEF) realizam, nesta quarta-feira, uma operação para combater fraudes na venda de produtos pela Internet, que somaram quase R$1,2 milhão. Os agentes identificaram mais de 600 anúncios fraudados e a utilização irregular de mais de três mil etiquetas de códigos de barra. Ao todo, 20 pessoas estão sendo investigadas. Os suspeitos serão indiciados por estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa. Segundo a Polícia Civil, um dos investigados é dono de uma agência dos Correios no Centro de Japeri, na Baixada Fluminense, onde os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão. Oito envolvidos estão ligados à agência, como funcionários e parentes deles. Outras 12 pessoas do Rio de Janeiro são investigadas por publicarem anúncios na Internet e emitirem códigos de barra de forma fraudulenta.

A quadrilha anunciava no site Mercado Livre produtos de baixos valores, como esmaltes a R$ 1,99. Quando a compra era realizada, uma etiqueta com código de barras era gerada para envio dos produtos pelos Correios. Os criminosos, então, cancelavam a venda e usavam a etiqueta já emitida pelo sistema para enviar produtos maiores e mais caros, como móveis. A agência dos Correios envolvida no esquema cobrava, do site, o excesso de peso da mercadoria, conforme previsto em contrato.

Em alguns casos, os criminosos se cadastravam no site como vendedores, usando informações falsas. Os estelionatários anunciavam produtos e compravam, eles mesmos, as mercadorias, apenas para gerar as etiquetas. 

“Identificamos casos em que a conexão de Internet usada para anunciar um produto foi a mesma utilizada para efetuar a compra dessa mercadoria, mostrando que venda e compra foram feitas pela mesma pessoa”, explicou a delegada da Defraudações, Patrícia de Paiva Aguiar.

Foram apreendidos computadores e documentos. Duas pessoas foram conduzidas para a delegacia, na Cidade da Polícia, para prestarem depoimento.

A ação faz parte da Operação Arquimedes e policiais também cumprem mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal de Japeri em quatro endereços residenciais. A Delegacia de Defraudações ainda trabalha para identificar outros envolvidos no esquema.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Correios reduz patrimônio líquido em 80% e tem prejuízo de R$ 1,4 bilhão em um ano

JC Online
24/10/2017


Mesmo com a entrega de 7,466 bilhões de objetos em 2016, a Empresa de Correios e Telégrafos teve um prejuízo de R$ 1,4 bilhão naquele ano. Os números fazem parte do relatório de administração da empresa, publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial

da União, que demonstra uma redução de 6,58% nos ativos dos Correios, com perda de 80% do patrimônio líquido em apenas 12 meses. No mesmo ano, o reajuste médio nas tarifas de serviços postais e telégrafos nacionais e internacionais foi de 10,64%. Os segmentos mensagem e encomendas foram os que mais impactaram o desempenho positivo das receitas de vendas.

O crescimento da receita da empresa foi, basicamente, impulsionado pelo desempenho do segmento de mensagem (Franqueamento Autorizado de Cartas), o qual representa 47,48% da receita de vendas e teve crescimento de 5,96%, alcançando um montante de R$ 8,9 bilhões.

De acordo com o relatório, a despesa total cresceu, de 2015 para 2016, 6,58%, passando de 21 bilhões para R$ 22,3 bilhões, impactada representativamente pelo benefício pós-emprego (saúde e trabalhista), com R$ 1,6 bilhão, gastos com saúde de R$ 1,5 bilhão e transporte de malas e malotes, com R$ 1,5 bilhão.

No mês passado, agravando ainda mais a situação da empresa postal, os sindicatos que representam os trabalhadores deflagraram greve em 23 estados e no Distrito Federal, pedindo um aumento retroativo. Com a assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho, os trabalhadores conseguiram, entre outros pontos, reajuste de 2,07% (INPC) retroativo ao mês de agosto de 2017, compensação de 64 horas (8 dias) e desconto dos demais dias de ausência.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu em setembro que existe a possibilidade de privatizar os Correios, mas armou que ainda “não há uma decisão tomada”.

Em 2016, os Correios anunciaram um Programa de Demissão Incentivada (PDI) e pretendia atingir a meta de 8 mil servidores, mas apenas 5,5 mil aderiram ao programa. Em março, também houve o fechamento de 250 agências, apenas em municípios com mais de 50 mil habitantes.

Atrasos e qualidade operacional Na mesma linha, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, armou que o governo espera definir um plano de ganho de eficiência para os Correios, com o objetivo de retirar a estatal da atual situação de dificuldade financeira, para iniciar a discussão sobre a privatização da companhia ou a abertura de capital.

Embora tenha recorrentes denúncias referentes a atrasos e problemas na entrega de documentos e encomendas, o relatório garante que a qualidade operacional alcançou em 2016 o resultado de 93,50% da meta estabelecida (95,60%), englobando os principais produtos dos segmentos Mensagem, Encomenda, Logística Nacional e Internacional.
Vice-presidente financeiro dos Correios subiu no telhado

Correio Braziliense
24/10/2017 

Enquanto participava há pouco do primeiro dia do evento Colecionar, patrocinado pelos Correios, o presidente da estatal, Guilherme Campos, foi surpreendido com uma comunicação expressa da Casa Civil da Presidência da República. A mensagem do Palácio do Planalto era curta e grossa. Avisava apenas que o vice-presidente Financeiro da empresa pública , Arsênio Mello Esquef, será exonerado nos próximos dias.

Atônito, Campos convocou os demais vice-presidentes presentes no evento para comunicar a decisão do Planalto. O substituto ainda não está definido. Mas o grupo avalia que o cargo entrou nas negociações para que o presidente Michel Temer garanta os votos necessários para barrar o prosseguimento da denúncia contra ele que será votada amanhã pela Câmara dos dos Deputados. A informação foi confirmada ao Blog por dois vice-presidentes dos Correios que ouviram as afirmações do presidente da estatal.
Serviço de fulfilment dos Correios chega a R$ 1,8 milhão de faturamento em 2017

e-commercebrasil
24 de outubro de 2017

O Correios Log+, serviço de e-fulfillment  dos Correios para e-commerce, anunciou a marca de R$ 1,8 milhão de faturamento em 2017. De acordo com a estatal, “o resultado comprova a aderência do serviço às necessidades do mercado e consolida a operação.”

Voltado para pequenos e-commerces, o Correios Log+ foi lançado em setembro de 2016 e permite que as lojas virtuais mantenham seus estoques de produtos nos armazéns logísticos dos Correios, que se responsabiliza por atender os pedidos vendidos, fornecer embalagens gratuitas para cada encomenda, preparar, expedir e distribuir diretamente para o comprador em todo o Brasil.

Outra vantagem de entregar aos Correios o recebimento de produtos e atendimento de pedidos da loja virtual é a possibilidade de gerenciar o e-commerce de qualquer lugar do mundo.

De acordo com os Correios, a solução chega a reduzir até 47% dos custos logísticos totais (armazenagem, preparação e distribuição) e já está disponível em seis localidades: Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal. Saiba mais sobre o serviço em www.correios.com.br/correioslogmais.
Correios e Receita Federal lançam novo modelo de importação

Correio de Corumbá
24 de Outubro de 2017

Será lançada, nesta quarta-feira (25), a plataforma eletrônica Minhas Importações, ambiente online que irá viabilizar a implantação do Novo Modelo de Importação no Brasil e integrará ações entre os Correios e a Receita Federal, permitindo o pagamento de impostos e o desembaraço aduaneiro de forma mais simplificada. Com a otimização do processo, o prazo de desembaraço aduaneiro no Brasil também deve ser reduzido, oferecendo comodidade e agilidade aos importadores.

Com a plataforma, o correio do país de origem poderá enviar, via sistema, as informações do objeto para os Correios no Brasil, que irão disponibilizar os dados automaticamente para a Receita Federal e para os demais órgãos anuentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância do Trânsito Agropecuário Internacional (Vigiagro). O cliente poderá acompanhar detalhadamente o processo de desembaraço da sua encomenda, interagir com os órgãos de controle, realizar o pagamento dos impostos e serviços pela internet, enviar documentos complementares e solicitar a revisão de tributos. Assim, todo o processo é realizado eletronicamente e os Correios podem, então, entregar a mercadoria diretamente no endereço do destinatário.

O novo sistema será disponibilizado no site dos Correios e foi desenvolvido, ao longo de quatro anos, em parceria com a Receita Federal. O importador terá acesso às funcionalidades da área interativa após cadastrar-se pelo site www.correios.com.br, na opção Acesso ao idCorreios no canto superior direito da página.

Fases de implantação - O novo modelo será implantado em três fases, de acordo com a modalidade dos serviços. A primeira, que está valendo desde o dia 18, abrange o serviço expresso internacional - EMS (código de rastreamento iniciado com a letra "E"). Para os serviços mais utilizados atualmente nas compras internacionais, que são as Pequenas Encomendas Simples e Registradas (sem código de rastreamento ou com código iniciado com a letra "R"), o modelo tem início para os objetos que chegarem ao Brasil a partir de 6 de novembro, bem como para a modalidade Prime (código iniciado com a letra "L"). A partir de 11 de dezembro, passa a valer também para o serviço Colis (encomendas cujo código inicia com a letra "C").

Novas oportunidades - A plataforma também trará novas oportunidades para negócios logísticos internacionais: o Serviço de Caixa Postal Internacional (Compra Fora); o serviço de Importação Consolidada com Entrega Fracionada; e o serviço de resgate de objetos internacionais em situação de devolução à origem.

Outra possibilidade será a implantação de serviços como o de logística reversa internacional, para empresas ou clientes que necessitem realizar a troca ou devolução de produtos internacionais. Esse modelo dá à Receita maior controle sobre os objetos importados, pois a entidade passará a ter as informações detalhadas sobre as remessas que chegam ao país.


Simultaneamente, o sistema permite a realização de convênios com as Secretarias de Fazenda de todos os Estados para a cobrança do ICMS Importação incidente sobre as remessas postais em documento eletrônico único, juntamente com os impostos federais e os serviços dos Correios.
Brasília recebe duas exposições para apaixonados por selos postais

CORREIO BRAZILIENSE
24/10/17


O evento ainda reúne colecionadores de cédulas e moedas, apaixonados por carros antigos, por orquídeas e artesanato

Se há quem diga que a história do mundo pode ser contada por meio de imagens, então, um pequeno adesivo que viaja pelo espaço e o tempo também deve ter muito o que falar. É assim que os filatelistas encaram os selos postais. O que para muitos pode ser apenas um pequeno desenho insignificante colado em um canto de um envelope, para os colecionadores, o símbolo oferece uma riqueza cultural inimaginável.

Por meio desses desenhos, é possível entender uma sociedade e levar os costumes de um povo para os quatro cantos do mundo. A partir de hoje, Brasília recebe, pela primeira vez, uma exposição internacional de filatelia. Ao todo, serão 55 países com coleções raras para todos os amantes do tema. Três delas são sobre a capital federal.

O evento, que prossegue até o dia 29 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, vai reunir  filatelistas do mundo inteiro, colecionadores de cédulas e moedas, apaixonados por carros antigos, por orquídeas e artesanato. A Colecionar 2017 vai abrigar duas grandes exposições de filatelia: a Brasília 2017 Internacional Stamp Exhibition, com participação de 55 países, inclusive com as 16 mais premiadas do mundo. A outra, a Exposição Nacional — Brapex 2017, contará com participação de todos os estados do país. Antes disso, Brasília só tinha recebido essa exposição em  1978.

Rainha inglesa
Dentro do intercâmbio das exposições, pode ser encontrado  o selo de uma rainha inglesa. Assim como, em terras asiáticas, há quem se depare com um adesivo postal do Congresso Nacional. Essa troca mostra que sempre haverá algo por trás desse pedaço de papel: desde curiosidades mundiais a importantes decisões políticas.

O paulista Reinaldo Estevão de Macedo, 57 anos, é um dos expositores do evento. Ele escolheu Brasília como tema da coleção “A cidade que nasceu de um sonho”. Porém, muitas das imagens que adquiriu ele encontrou em outras partes do mundo. “Fica uma cultura intrínseca. Eu me mudei há três anos, acabei gostando da cidade. Montei uma coleção para contar a história. O tanto que eu li para entender, acho que conheço bastante a cidade. Mais que muito brasiliense”, orgulha-se.

O amor pela filatelia começou quando Reinaldo ainda era pequeno. Aos 14 anos, o irmão havia ganhado um caderno com vários selos colados em fita adesiva. “Acho que ele não tinha o que fazer, e deu para mim. Achei aquela coisa colorida muito legal e quis estudar”, contou. Com o desejo de entender mais sobre aquele universo, Reinaldo descobriu a magia por trás do adesivo. “Não é apenas um lado cultural, é também disciplinador. Eu preparei minha primeira coleção em 1982 e me empolguei”, disse. Hoje, Reinaldo não sabe dizer quantos selos coleciona no total, mas se interessou tanto pelo assunto que chegou a herdar uma coluna sobre o tema em um jornal e hoje, é vice-presidente da Federação Mundial de Filatelia.

 Já a história de Marcelo Correa, 42, começou nos anos 90, quando comprou uma coleção de selos sobre o mundo, vendida à época. “Hoje, eu coleciono principalmente Brasil, peças raras, cartas do Dom Pedro I, princesa Isabel e Pelé. Tenho um armário de 2,5 m de altura bem cheio”, garante. Na exposição Brasília da Utopia à Realidade, o filatelista conta como a capital foi imaginada séculos antes de ser efetivamente construída. Segundo ele, a atração pela capital federal começou por causa da arquitetura  que mesmo construída há mais de 50 anos, continua moderna. “Eu falo sobre a cidade, a inauguração, prédios, Congresso e Senado. Falo também dos presidentes, de Juscelino a Lula, que tiveram menções em selos”, informa.

Fim das cartas
Mesmo com os avanços tecnológicos, e com a possibilidade cada vez mais remota da comunicação ser feita por cartas, em meio à realidade de mensagens instantâneas pelos celulares, Marcelo não acredita que, um dia, a filatelia vá acabar. “Os selos vão continuar sendo emitidos, e ainda existe uma parcela muito grande de gente apaixonada. Você vê jovens amantes, é um mercado que está sempre se renovando. Talvez não crescendo como gostaríamos, mas ainda se mantém vivo”, comenta.

O terceiro expositor, Aluísio Queiroga, 61 anos, ampliou a paixão. Ele não apenas coleciona selos, como também cartões-postais. Estes últimos são tema da exposição “Brasília ontem e hoje”, que conta a história da capital. Ele trará para o evento 94 cartões distribuídos em três quadros, contendo cada um 16 folhas. “A motivação e inspiração vieram com minha admiração por Brasília e pela sua história. Estou na cidade desde 1979”, disse. Ele descobriu esse universo aos 20 anos, quando  começou a colecionar selos postais. Com o passar do tempo, desenvolveu coleções temáticas sobre determinados assuntos, como, por exemplo, Brasília, medicina e faróis de navegação. “A paixão pela filatelia surgiu quando percebi que é possível aprender muito com os selos. Por meio deles, podemos contar a história de uma nação, de um esporte, de uma personalidade. Enfim, tudo que diz respeito à cultura e ao conhecimento estão presentes”, assegura.

Para atrair a  atenção dos jovens amantes da filatelia, Aluísio aconselha que eles comecem por selos brasileiros e a respeito de um determinado tema, de acordo com a preferência que tiver.  “São inúmeros os temas que se podem escolher. Acho que assim fica mais fácil. Com o crescimento da coleção, muitas ideias vão surgindo”, disse. Além disso, ele também aconselha a conhecer outros colecionadores e a visitar associações. “Cada selo é uma obra de arte e tem algo em particular. Em um pequeno pedacinho de papel, o artista consegue retratar o motivo proposto de uma forma simples e ao mesmo tempo cheia de significado”, concluiu.

Curiosidades
Os primeiros selos foram vendidos em 1840. O desenho era chamado de Esfinge da Rainha. Até hoje, a Inglaterra é o único lugar onde o nome do país não está impresso no selo. Em vez disso, há uma silhueta da rainha. O selo mais caro do mundo custa R$ 10 milhões. A filatelia é o estudo, pesquisa e o ato de colecionar selos. Os colecionadores são chamados de filatelistas.

Colecionar 2017
Evento  reúne duas grandes exposições de filatelia: a Brasília 2017 Internacional Stamp Exhibition, e a Exposição Nacional – Brapex 2017, além de programação artística

Data: De 24 a 29 de outubro Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães Horários: De 24 a 29, das 10h às 22h e no final de semana, das 9h às 18h. De graça
 
Mais uma oportunidade: concurso dos Correios teve prazo prorrogado

Diário do Litoral
23/10/2017

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou retificação ao edital n° 01/2017 de concurso público para o preenchimento de 88 vagas e formação de cadastro em cargos de nível médio/técnico e superior das áreas de medicina e segurança do trabalho. Dentre as várias mudanças no regulamento inicial, foi informada a prorrogação do prazo de inscrição e da data da realização das provas.

Agora, os interessados terão até o dia 05 de novembro, exclusivamente pelo site do IADES (www.iades.com.br), para realizar as inscrições. É necessário pagar uma taxa de R$ 50,00 para os cargos de nível médio e técnico e de R$ 70,00 para os de nível superior.

Sob a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), o concurso prevê oportunidades que abrangem quase todos os estados da federação (exceto o de Mato Grosso), com lotação nas localidades de Brasília, Rio Branco, Maceió, Manaus, Macapá, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Belo Horizonte, Campo Grande, Belém, João Pessoa, Recife, Teresina, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Velho, Boa Vista, Porto Alegre, São José - SC, Aracaju, São Paulo, Bauru - SP e Palmas.

Cargos e salários
As chances são para os cargos de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico de Segurança do Trabalho Júnior, Enfermeiro do Trabalho Júnior, Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior e Médico do Trabalho Júnior. O edital prevê que parte do total das vagas seja reservada para os candidatos portadores de deficiência e para os candidatos negros e pardos, nos percentuais previstos na legislação.

Os salários dos contratados - pelo regime da CLT - poderão variar entre R$ 1.876,43 e R$ 4.903,05, além de benefícios, como vale alimentação/refeição, vale transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes com deficiência e possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar. A jornada de trabalho será de quatro a oito horas ­diárias.

Como serão as provas e convocações

As provas objetivas, única etapa do certame, serão aplicadas em nova data provável: 10 de dezembro de 2017, no turno da tarde e com a duração de quatro horas. Todos os aprovados nessa prova serão ordenados por cargo/localidade, de acordo com a nota final na prova, e as convocações se darão gradualmente, mediante as necessidades dos Correios, por telegrama.
'Apagão' da tele afetaria 2 mil cidades e serviços de operadoras rivais

VALOR ECONÔMICO
23/10/17

Um total de 2.051 municípios estão sob risco de apagão imediato caso haja uma descontinuidade na prestação dos serviços da Oi  operadora em recuperação judicial. O Valor teve acesso a um documento produzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que está subsidiando as discussões com a equipe econômica e a AdvocaciaGeral União (AGU), que coordena o trabalho dos órgãos federais que busca viabilizar uma solução de mercado para evitar a falência da companhia. O levantamento detalha os diferentes efeitos de um colapso no conjunto de serviços prestados pela maior concessionária de telefonia do país.

O trabalho revela o elevado grau de dependência que as outras três grandes prestadoras têm da Oi. Além de atender os usuários finais, a companhia também oferta capacidade de rede no atacado. Os números indicam que a Telefônica, dona da marca Vivo, tem total dependência da infraestrutura da empresa em 1.506 municípios, enquanto a Claro tem em 2.455 e a TIM, em 3.242 mil cidades.

Foram mensurados também possíveis efeitos negativos na prestação de diversos tipos de serviços relevantes. A descontinuidade dos serviços da Oi produziria impacto "severo" e efeito "imediato" em caixas eletrônicos, sistemas de Previdência, de pagamentos eletrônico, de emergência e no sistema financeiro e de compras online. Nos sistemas de segurança pública e nos serviços de táxi e correlatos, o material avalia que o impacto seria "parcial". Nesses casos seria possível recorrer a tecnologias alternativas de comunicação  como satélite e rádio. Mesmo assim, o efeito produzido seria "imediato".

"O trabalho busca elucidar o impacto de uma ruptura imediata da operação do Grupo sobre a sociedade brasileira, notadamente na prestação de serviços de telecomunicações e outros essenciais que fazem uso das redes de telecomunicações para atendimento dos consumidores", diz uma das notas do estudo.

A situação extrema de interrupção dos serviços da gigante telefônica afetaria diretamente 93 mil agências e postos de atendimento bancário, 8,5 mil agências de Correios, 54 mil escolas, 62,4 mil estabelecimentos de saúde, 31,2 mil estabelecimentos de segurança pública e 13,7 mil de seguros. Outro impacto importante é de natureza fiscal. A empresa responde por mais de R$ 9,5 bilhões em imposto  cerca de 70% de ICMS e ISS. De acordo com o documento, a empresa foi a quinta maior arrecadadora de tributos em 2015. O documento feito pela Anatel destaca também que os investimentos da Oi produziram ganhos, diretos e indiretos, para a economia brasileira. Indica que os recursos aplicados pela operadora geraram impacto da ordem de 1% do PIB nacional em 2015.

Outro aspecto enfatizado trata dos efeitos da decretação de falência sobre o mercado de trabalho. "A empresa também é uma grande empregadora, contando com mais de 54 mil empregados diretos e 77 mil indiretos", diz o texto. Os empregos indiretos são derivados de prestadores de serviços de manutenção e atendimento via call centers. “Aproximadamente 440 mil pessoas dependem da renda dos empregados da Oi”, completa o estudo, que informa ainda que a região Sudeste é onde está a maior parte dos trabalhadores da empresa.

A Oi entrou no centro das preocupações do governo nas últimas duas semanas, apesar de a Anatel já ter mapeado de forma mais detalhada a gravidade e o risco de "apagão" dos serviços há um ano.

O temor de haver a confirmação do pior cenário para a empresa fez o presidente Michel Temer determinar que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e a advogadageral da União, Grace Mendonça, buscassem uma solução para a companhia, que tem uma dívida superior a R$ 65 bilhões, sendo grande parte com a Anatel e bancos públicos. 

No governo, há defensores de uma solução que envolva a saída do empresário Nelson Tanure das negociações. Também há defensores de uma intervenção direta do Estado na empresa, hipótese complicada porque, dado o gigantismo dela, o governo poderia enfrentar dificuldades de gerenciar as operações e garantir a qualidade na prestação dos serviços.
Convênio com Correios garante entrega de remédios em casa

Tribuna da Manhã
23/10/17

https://youtu.be/IVqeS4DPbaQ
DESTAQUES 

VALOR ECONÔMICO
23/10/17


Previc e Postalis A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) divulgou na sexta feira portaria que constitui comissão de inquérito administrativo, referente à intervenção anunciada no início do mês no Postalis, fundo de pensão dos Correios. O procedimento é uma das etapas previstas no processo. O procurador federal Cornélio Medeiros Pereira foi nomeado presidente desta comissão, que tem prazo de 120 dias para conclusão dos trabalhos. O grupo é composto ainda pelos auditores fiscais Rômulo Gonçalves da Silva e Maurício Tigre Valois Lundgren. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, a função deles será "apurar responsabilidades específicas de seus administradores e conselheiros que levaram a referida entidade àquela situação". (Juliana Schincariol)
Previc cria comissão de inquérito para investigar ex-dirigentes do Postalis 

O Estado de S.Paulo
20/10/17


Comissão terá 120 dias para concluir os trabalhos de apuração de responsabilidades específicas de ex administradores e ex-conselheiros do Instituto

BRASÍLIA - A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) a composição da Comissão de Inquérito Administrativo que irá apurar responsabilidades específicas de ex-administradores e ex-conselheiros do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis), que está sob intervenção. A comissão terá 120 dias para concluir os trabalhos.

Os membros da comissão são o procurador federal Cornélio Medeiros Pereira, que presidirá o grupo, e os auditores fiscais da Receita Federal Rômulo Gonçalves da Silva e Maurício Tigre Valois Lundgren.

A intervenção do Postalis foi decretada pela Previc no início deste mês depois de seis anos consecutivos de rombo no fundo de pensão, que é o maior do País. A entidade tem 140 mil participantes e é responsável por administrar um patrimônio de R$ 8,77 bilhões, mas vinha acumulando - por má gestão e maus investimentos - sucessivos déficits, o que tem obrigado os próprios beneficiários do fundo e a patrocinadora, os Correios, a fazer contribuições extras para cobrir os rombos.

No regime de intervenção, a Previc afasta membros da diretoria executiva, do conselho deliberativo e do conselho fiscal. Também declara a indisponibilidade dos bens desses membros e dos que ocuparam esses postos no último ano. O órgão também cria uma comissão de inquérito para investigar as irregularidades em um prazo de quatro meses, que pode ser prorrogado.

Fundos de pensão têm rombo de R$ 70,6 bilhões
A intervenção ocorre quando o governo identifica irregularidades nas contas ou na gestão da entidade. O processo só se encerra depois de um plano de recuperação para resolver os problemas e, caso seja constatado que o fundo não tem mais caminho para a recuperação, é decretada a liquidação extrajudicial. Se comprovadas as irregularidades, os responsáveis sofrem punições, que vão de advertência a inabilitação para exercer cargos em empresas.

Segundo a Previc, a intervenção não afeta os pagamentos dos benefícios do fundo, que devem continuar normalmente. Como interventor no Postalis, a Previc nomeou Walter de Carvalho Parente.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

MAMOGRAFIA: ENTENDA O EXAME E A SUA IMPORTÂNCIA



A mamografia é um exame radiográfico de extrema importância, que tem como objetivo a avaliação das mamas. A partir dela, é possível identificar lesões benignas ou malignas, que geralmente surgem como nódulos.

O exame é realizado através de um aparelho de raio-x específico: o mamógrafo. O mamógrafo é capaz de identificar nódulos e calcificações antes mesmo de ser possível identificá-los através da palpação, portanto, a mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

Recomenda-se que o exame seja realizado anualmente por mulheres com mais de 40 anos. Para as mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama, é indicado que o exame seja realizado anualmente a partir dos 30 anos de idade.

Dicas para a realização do exame:
-Você precisará usar um avental específico da cintura para cima, portanto, vista duas peças de roupas separadas no dia do exame. Por exemplo: uma calça e uma camiseta confortável.
-Evite agendar o exame em um período próximo à menstruação. Devido às alterações hormonais, as mamas ficam mais sensíveis neste período, o que pode tornar o exame desconfortável.
-Converse com o seu médico e informe suas limitações, como implantes mamários, dificuldades para mover os braços, sensibilidade em alguma área da pele ou suspeita de gravidez.
-No dia do exame, não use cosméticos, como hidratantes ou desodorantes, na área das mamas.

A mamografia salva vidas! Converse com o seu médico e agende o exame. Lembre-se de compartilhar essa informação com as mulheres que você ama.

Por Instituto Neo Mama.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

PROPOSTA DE CUSTEIO DO PLANO DE SAÚDE


Assim como todos os empregados e aposentados dos Correios, a Direção da ADCAP também tomou conhecimento da nova proposta de acordo para solução do impasse envolvendo o nosso Plano de Saúde, apresentada pelo Vice-Presidente do TST, em 13/10/17, no âmbito da mediação demandada pela empresa - Processo TST-PMPP-5701-24.2017.5.00.
0000.
Alinhada à percepção de seus associados, esta Direção também ficou estarrecida ao ver que o Vice-Presidente do TST continua mantendo seu entendimento de que o plano de saúde é o responsável pelos negativos resultados financeiros da empresa, atribuindo aos empregados a responsabilidade por arcar com esse ônus.
Nem a Direção dos Correios, que tem sistematicamente insistido nessa tese, e nem o Vice-Presidente do TST, que a abraçou, foram capazes de demostrar de forma cabal essa relação entre as despesas do plano de saúde e os resultados dos Correios. Muito menos avaliaram outras alternativas de melhoria dos resultados da empresa que não gerassem tal prejuízo aos empregados. Além disso, pairam no ar as dúvidas sobre a verdadeira situação financeira dos Correios e suas causas.
A Direção da ADCAP informa que permanece vigilante sobre o assunto e já está avaliando junto aos seus advogados as alternativas que melhor resguardem os interesses de seus associados.
Tão logo haja definição sobre os caminhos que serão adotados informaremos a todos os associados.

Direção Nacional da ADCAP.

Insegurança faz Correios não entregarem encomendas em bairros de PG


A Tribuna
19/10/2017

Mais um ano vai chegando ao fim, e os moradores de parte dos bairros da Praia Grande continuam sem receber correspondências e encomendas em casa, devido à insegurança dos bairros em que residem. O problema, segundo os munícipes, persiste há dois anos. 

Desta forma, mesmo pagando frete para a entrega, muita gente precisa se dirigir até o Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios para retirar as compras feitas virtualmente. No CDD da Mirim, por exemplo, há reclamações diariamente. 

Na manhã de ontem, o eletricista Evandro Belle, de 45 anos, que mora na Vila Mirim, foi à unidade buscar o radiador automotivo que comprou na internet.

“Só de frete gastei R$ 26,45. Era para receber em casa, que fica na Rua Ator Jorge Doria. Como sei que eles não entregam, tenho que ficar acompanhando o produto no site pra vir buscar. No final, gasto dinheiro com o frete e com a gasolina do meu carro”, queixa-se Evandro.

Investe menos
A comerciante Thais Carvalho, de 32 anos, que reside no Quietude, tem um prejuízo muito maior. Dona de uma loja de roupas, ela gasta R$ 60,00 em frete toda semana. 

“Para entregar as minhas correspondências, o carteiro vai. Mas deixar as minhas encomendas, não tem jeito. Uma vez por semana preciso vir (ao CDD da Mirim) retirar os produtos. Com o dinheiro que gasto à toa com o frete, poderia comprar mais mercadorias para minha loja. Mas não. Infelizmente”, comenta. 

Sem solução
Questionados sobre o transtorno, os Correios, por meio de sua assessoria de imprensa, alegam que, nos locais considerados áreas de risco, o destinatário é realmente orientado a retirar a encomenda na unidade de entrega mais próxima. Isso é feito para garantir a segurança dos seus funcionários. 

A Prefeitura de Praia Grande afirma que a Guarda Municipal tenta coibir a violência com rondas nas áreas de risco, e a Administração investe “em câmeras de monitoramento e modernos softwares para auxiliar na investigação dos eventuais crimes cometidos contra os carteiros”. Até a publicação desta matéria, a PM não havia se pronunciado.