09/01/2015 - Notícias sobre os Correios
Surfista será indenizado em R$ 20 mil
por atraso em entrega de pranchas
Estadão
09 janeiro 2015
09 janeiro 2015
Os
Correios deverão pagar R$ 20 mil a título de indenização por danos
morais e materiais a um surfista que deixou de participar de competições por
atraso na entrega de pranchas enviadas por Sedex. O caso aconteceu em 2011 e a
decisão de indenização prolatada em 1.ª instância foi confirmada em 2.ª e
também pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).O surfista profissional Estevão
Célio Moura Neto enviou cinco pranchas de surfe via Sedex de Fortaleza para
Fernando de Noronha. A postagem foi feita no dia 25 de janeiro de 2011, mas a
encomenda só chegou no dia 15 de fevereiro de 2011. O atraso inviabilizou a
participação em duas competições que estavam marcadas.
Condenado,
os Correios recorreram da decisão alegando aumento no número de bagagens e
dificuldade de acesso ao arquipélago de Fernando de Noronha, sem negar, no entanto,
o atraso na entrega. Os argumentos não foram acolhidos pela Justiça. Segundo a
Corte, a pessoa jurídica de direito público responde pelos danos que seus
agentes causam a terceiro, assegurado o direito de regresso contra o
responsável.
“É
patente o atraso na entrega dos bens, tanto que a própria apelante (ECT) não o
nega, procurando eximir-se pela demora, o que não afasta sua responsabilidade.
Quanto às dificuldades de logística, não podem ser imputadas ao demandante
(surfista)”, afirmou o Tribunal Regional Federal da 5.ª região, onde foi
apreciado recurso de 2.ª instância, acrescentando que não foi feita nenhuma
advertência sobre a possibilidade de entrega fora do prazo.
Apreciação.
Em seu voto, o relator da apelação no STJ, ministro Herman Benjamin, afirmou
que é inviável analisar a tese defendida pelos Correios no recurso especial,
segundo a qual ela teria se empenhado para que as pranchas chegassem ao destino
da forma mais breve possível. Isso porque essa avaliação exigiria o reexame das
provas dos autos, o que é vedado pela Súmula 7 do STJ.
Quanto
ao valor da indenização por danos morais, o ministro Benjamin destacou que o
STJ somente reavalia esse aspecto quando ele se afigura exorbitante ou
irrisório, o que não é o caso. “O TRF5 manteve em R$ 20 mil o montante da
indenização. Rever tal entendimento demanda igualmente revolvimento de matéria
fática, incabível na via eleita, em razão do óbice da Súmula 7”, afirmou o
ministro.
Postalis tem prejuízo com papéis atrelados à dívida da Venezuela
Valor
08/01/2015
Postalis tem prejuízo com papéis atrelados à dívida da Venezuela
Valor
08/01/2015
Após
perder dinheiro com papéis atrelados à dívida argentina, o fundo de pensão dos Correios,
o Postalis, agora tem prejuízo com títulos lastreados a papéis da Venezuela.
O
BNY Mellon, administrador do fundo que detém os papéis, informou em comunicado
que o "relevante aumento do risco Venezuela" - que serve como lastro
para determinados papéis - e a atualização de parâmetros de avaliação de outra
aplicação levaram a um impacto negativo de 14,41% no patrimônio líquido do
fundo.
O
recuo nos preços do petróleo tem levado investidores a questionar a capacidade
da Venezuela de pagar suas dívidas e gerado preocupações sobre a saúde
econômica do país, que já sofre com alta inflação, elevado déficit fiscal e
desabastecimento.
O
BNY Mellon ressaltou que o impacto negativo de 14% não representa um prejuízo
realizado - ou seja, os títulos não foram vendidos, o que concretizaria a
perda. "Vale ressaltar que as decisões de investimento relacionadas ao
Fidex são de exclusiva responsabilidade da gestora escolhida pelo cotista, a
Atlântica Administração de Recursos Ltda", informou o administrador do
fundo.
De
acordo com o dado mais recente na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o
fundo "Brasil Sovereign II" tinha patrimônio de R$ 125 milhões em 6
de janeiro. A baixa no valor dos ativos foi feita em 31 de dezembro, quando o
patrimônio caiu de R$ 144,3 milhões para R$ 123,8 milhões.
O
fundo, que tem o Postalis como único cotista, já havia registrou em agosto do
ano passado prejuízo de R$ 200 milhões com investimento em títulos emitidos por
instituições financeiras no exterior, lastreados na dívida argentina. A
aplicação foi feita de forma irregular, já que, pelo regulamento, o fundo
deveria manter ao menos 80% do patrimônio em papéis do Tesouro brasileiro.
Procurado,
o Postalis informou, via assessoria de imprensa, que esses investimentos foram
feito a sua revelia e que move ação na Justiça contra a Atlântica e o BNY
Mellon. "Até o momento temos bloqueados R$ 240 milhões [dos réus] e um
novo pedido de reforço de garantia será protocolado na Justiça para contemplar
a perda comunicada no último fato relevante", disse.
O
BNY Mellon destacou, em nota, que como administrador do fundo não tomou a
decisão de investimento e, por isso, não é responsável pelo desempenho das
aplicações. "A decisão de investimento foi tomada pelo ex-gestor."
Controladoria-Geral da União gerou expulsão de 550 servidores em 2014
Controladoria-Geral da União gerou expulsão de 550 servidores em 2014
Folha
SP
08/01/2015
08/01/2015
A
Controladoria-Geral da União divulgou nesta quinta-feira (9) que gerou a
demissão de 550 agentes públicos por descumprimentos à lei que regula o
funcionalismo. O número é o maior registrado nos últimos 12 anos.
Ao
todo, foram 423 demissões de servidores efetivos; 58 destituições de ocupantes
de cargos em comissão; e 69 cassações de aposentadorias.
As
penalidades atingem apenas órgãos da Administração Pública Federal –não abarcam
empregados de empresas estatais, como a Petrobras ou os Correios.
O
principal motivo das expulsões foi a comprovação da prática de atos de
corrupção, 66% do total.
Abandono
de cargo, inassiduidade ou a acumulação ilícita de cargos são as outras causas
mais comuns, que atingiram 126 pessoas.
Também
figuram entre as razões que afastaram servidores proceder com desleixo no
trabalho e participar em gerência ou administração de sociedade privada.
De
acordo com o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, é necessário julgar e punir
com rigor os desvios. "É tarefa da Controladoria ser implacável com
aqueles que não andarem na linha", afirma. Ele também destaca que a
conduta ética e regular dos gestores e servidores públicos, no cumprimento de
suas atribuições, contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.
IMPEDIMENTOS
O
servidor penalizado, a depender do tipo de infração cometida, não poderá ocupar
cargo público pelo prazo de cinco anos ou até mesmo ficar impedido de retornar
ao serviço público.
Também
fica inelegível por oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa.
Em
todos os casos, as condutas irregulares ficaram comprovadas após condução de
Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que garante aos envolvidos o direito
a defesa.
Demissões atrasam entregas dos Correios na região de Campinas
Demissões atrasam entregas dos Correios na região de Campinas
G1
08/01/2015
08/01/2015
Moradores
da região de Campinas (SP) reclamam dos atrasos constantes nas entregas dos Correios.
Segundo o sindicato da categoria, o problema foi agravado com a demissão de 432
funcionários após o fim do contrato com uma empresa terceirizada, além de
um déficit de aproximadamente mil trabalhadores.
As
correspondências acumularam e o aposentado Osvaldo dos Santos teve que ir
retirá-las diretamente na agência dos Correios em Monte Mor (SP) para evitar
atraso nos pagamentos. “Todas as correspondências do mês chegam até o dia 5 e
desta vez não chegou no tempo hábil. Já tem mensalidade que vai vencer dia 9 de
janeiro e hoje é 8”, explica.
Mesmo
problema enfrentado pela advogada Priscila Cremonesi, moradora do Jardim Nova
Europa, em Campinas. Para driblar a falta de entrega das correspondências, ela
está fazendo os pagamentos pela internet. “O Correio não tem uma normalidade de
entrega no nosso bairro. As contas vencem e não recebemos. A gente precisa
ficar de olho quando a conta está vencendo para tirar uma segunda via na
internet para conseguir pagar”, explica.
A
advogada afirma ainda que mandou um email para os Correios e a resposta
recebida era de que o problema na entrega era um caso isolado. Ela conta que
também ligou várias vezes para o órgão para reclamar. “Eles dizem que aqui no
bairro não tem um carteiro específico e por isso, estão trabalhando em regime
de mutirão. Por isso, que as entregas não estão normalizadas. Eles admitem
falta de funcionários há cerca de três meses”, ressalta.
Déficit
Segundo
o diretor do sindicato dos funcionários dos Correios, José Ivaldo da Silva,
falta funcionário há alguns anos. No entanto, ele destaca que neste mês a
situação piorou porque terceirizados foram demitidos. Só na Região
Metropolitana de Campinas são 432 trabalhadores a menos. “Só em Campinas são 12
unidades que estão sofrendo com esse tipo de problema. Dez funcionários a menos
por unidade, em média, porque tem unidade que falta muito mais”, destaca.
O
sindicato afirmou que na região há um déficit de aproximadamente mil
funcionários. Por meio da assessoria de imprensa, os Correios informaram que no
dia 31 de dezembro de 2014 foi encerrado o contrato com a fornecedora de
trabalhadores temporários na RMC. De acordo com a nota enviada ao G1, atuavam
247 profissionais e não 450, como informou o sindicato. A empresa nega que o
déficit na RMC seja de mil profissionais. Segundo o órgão, em 2011 foram
contratados cerca de 200 para Campinas e região e que a entregas neste mês de
janeiro têm o apoio de empregados de outras cidades.
Sobre
em áreas de risco, os Correios apontam que elas são feitas em prazos
diferenciados e até de forma interna, ou seja, o consumidor recebe um aviso e
tem que se dirigir a uma unidade para receber a encomenda com hora marcada. As
entregas de correspondência são feitas normalmente nestes locais, mas em alguns
locais não diariamente.
Aplicativo avisa clientes sobre entrega de encomendas
Aplicativo avisa clientes sobre entrega de encomendas
Blog
Correios
07/01/2015
07/01/2015
Os
Correios acabam de lançar o aplicativo oficial “SRO Mobile”, ferramenta
que possibilita acompanhar, de maneira automatizada, o status da entrega de
encomendas no Sistema de Rastreamento de Objetos da estatal.
Após
cadastrar o código de rastreamento de 13 dígitos, o cliente passa a receber
notificações automáticas sobre as alterações de status da entrega. Nos casos em
que a encomenda estiver aguardando retirada em uma unidade dos Correios, o “SRO
Mobile” também mostrará o endereço do local e o mapa com o melhor trajeto para
chegar até lá. Além disso, todas as informações do fluxo postal podem ser
compartilhadas com outras pessoas interessadas na entrega, via e-mail ou por
meio de aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp.
Com
o aplicativo, também é possível ter acesso a informações como o tipo de envio
(PAC, Sedex ou Sedex a cobrar), bem com saber o peso da encomenda e se o pacote
foi enviado com aviso de recebimento (AR) e mão própria (MP).
Disponibilizado
para smartphones e tablets com o sistema operacional Android em um primeiro
momento, o aplicativo é gratuito e atende solicitações realizadas pelos
próprios clientes. O “SRO Mobile” está disponível no Google Play, para o
sistema Android 3.0 ou superior. Até o final de abril, será disponibilizado nas
versões para o sistema IOS e para WindowsPhone.
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