Clientes reclamam
dos serviços de plano de saúde em Jacareí, SP
Globo.com
04/11/2015
04/11/2015
Clientes de um plano de saúde de Jacareí
estão com dificuldades para ter acesso aos serviços do convênio. Eles afirmam
que há dias não conseguem marcar consultas médicas, exames ou cirurgias, mesmo
com os pagamentos em dia.
O plano de saúde Cime está há 40 anos em
atividade e tem 9.583 clientes, mas nos últimos meses tem enfrentado problemas
financeiros e administrativos, o que dificulta o acesso dos clientes ao
serviço.
A dona de casa Florisa Fátima de Paula tem
câncer de mama e começou a fazer quimioterapia em junho desse ano. Há oito anos
ela é cliente do plano de saúde Cime e afirma que as mensalidades de R$ 125
estão em dia. Porém, Florisa precisou interromper o tratamento após a terceira
sessão.
"O médico me chamou e disse que não
podia mais me atender, porque há seis meses o convênio não tinha pago e ele não
tinha como pagar os fornecedores dele. Eu preciso dessa quimioterapia para
poder fazer a cirurgia, estou parada sem fazer nada", contou.
A filha da dona de casa Bernadete Miranda
também está com câncer de mama e não conseguiu que o plano desse assistência ao
tratamento. "Ela precisa da limpeza do cateter, tratamento com psicóloga,
exames caros e uma cirurgia para terminar o processo. É um descaso, eles tinham
que autorizar, mas não autorizam", disse.
Os condutores de Jacareí também deveriam
ser atendidos pelo Cime, mas enfrentam problemas com o convênio. "O
pessoal não tem atendimento. Eles têm que pagar, mas o convênio não está
atendendo e a operadora está fazendo pouco caso", afirmou Ronaldo Cruz,
diretor do sindicato da categoria.
O Procon da cidade já registra 35
reclamações contra o convênio. "No começo, a gente ainda tinha um canal
dentro do Cime. A gente fazia um contato e conseguia marcar uma ou outra
consulta. Depois de um tempo, eles pararam até de atender o Procon, disse
Ruberci Morais, diretor do Procon.
O gestor do plano afirma que entrou com
recurso e está tentando resolver a situação dos pacientes. "Alguns médicos
entraram com pedido de descredenciamento e nós estamos tentando trazer eles de
volta e estamos querendo iniciar um novo serviço. A partir da semana que vem,
teremos um novo orientador médico, com serviços especializados. Estamos
trazendo médicos tanto para o centro clínico como credenciados nas
clínicas", disse o gestor Roberto Ferreira de Souza.
Portabilidade
A Agência Nacional de Saúde (ANS),
responsável pela regulação dos planos médicos no país, informou que aplicou
diversas medidas para resolver a instabilidade financeira do Cime. Há
cerca de cinco meses, uma nova administração, que é de Campinas, assumiu a
direção do convênio, mas o problema não foi solucionado.
Diante
da situação, a ANS decretou a portabilidade especial do Cime no dia 29 de
setembro. Os clientes têm até o dia 29 de novembro para migrar para outro plano
de saúde, sem pagar carência. Depois desse prazo, a ANS vai encerrar as
atividades do Cime de Jacareí. Para fazer a portabilidade, os
beneficiários precisam consultar o guia de planos, no portal da ANS . Em caso
de dúvidas, os clientes ainda podem contatar o telefone 0800 701 9656, das 8h
às 20h.
Quase infartei agora tenho esse convênio e não estava sabendo de nada até agora quw vi essa reportagem no desapego de jacarei e agora??
ResponderExcluirQuase infartei agora tenho esse convênio e não estava sabendo de nada até agora quw vi essa reportagem no desapego de jacarei e agora??
ResponderExcluir