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carga inclui acordo com Correios e tarifa
menor
VALOR ECONÕMICO
24/10/2016
A concessionária
que administra o aeroporto de Viracopos tem duas grandes apostas para aumentar
suas receitas com a movimentação de cargas. Em uma das frentes, a política
comercial para atrair voos cargueiros será mais agressiva, com descontos de até
100% nas tarifas cobradas de empresas aéreas. Paralelamente, as negociações
para a instalação de um terminal próprio da Empresa Brasileiros de Correios e Telégrafos
(ECT) devem ter um desfecho positivo nos próximos meses. Se o investimento for
mesmo confirmado, a estatal usará Campinas como "hub" para distribuir
cargas e encomendas expressas.
As duas iniciativas
buscam aproveitar o potencial de Viracopos, que já tem 60% do faturamento
proveniente da movimentação. Cerca de 40% das importações brasileiras que
chegam por via aérea passam pelo aeroporto, situado em um dinâmico
entroncamento de estradas, com acesso rápido a São Paulo e ao interior. É na
tentativa de explorar essa localização estratégica que os Correios devem
escolher Viracopos para erguer um novo terminal próprio e usá-lo como base na
distribuição de cargas expressas para o Centro-Sul e os países vizinhos,
segundo o presidente da estatal, Guilherme Campos. Torcedor fanático da Ponte
Preta e ex-deputado com base eleitoral na região, ele até poderia ser visto
como um excelente aliado político, mas se municia de argumentos técnicos para evitar
insinuações de "bairrismo" e frisa que trata do assunto
"desapaixonadamente". Tanto que o plano foi herdado de gestões
anteriores. Só não saiu do papel por falta de detalhamento da proposta e
indefinição da diretoria.
"É um aeroporto
que praticamente não fecha por razões meteorológicas, tem operado com
ociosidade e está localizado em um grande polo logístico", diz o
executivo. Uma decisão favorável ao empreendimento deve sair até dezembro.
"Se os Correios não aproveitarem esse potencial, a concorrência vai fazer
isso." Sem precisar valores de investimentos, Campos explica que a nova
instalação deverá ocupar parte da estrutura do antigo terminal de passageiros,
que já foi desativado. A obra ficaria pronta no primeiro trimestre de 2018.
Para a concessionária,
essa vertente de negócios ainda tem muito espaço para crescer. Um novo programa
de incentivo para voos internacionais será apresentado no Air Cargo Forum,
evento do setor que ocorre em Paris, a partir de quintafeira. O incentivo prevê
100% de desconto na tarifa de pouso em Viracopos, por um período de 12 meses,
para empresas cargueiras que já operam no aeroporto e topem criar uma
frequência adicional por semana. No caso de novas rotas, com pelo menos duas
frequências, o programa oferecerá isenção total na tarifa pelos primeiros 24
meses de operações.
Para gozar do
benefício, as empresas precisarão usar aviões puramente cargueiros e manter
regularidade acima de 80%. Ou seja: só 20% dos voos, no máximo, poderão ser
cancelados. O programa fica aberto até o fim de 2017.
A
investida chega em meio ao acirramento da disputa por cargas aéreas. Depois de
ter visto sua rede encolher nos últimos anos, com a perda do monopólio que
exercia no setor, a Infraero acaba de entrar novamente nessa briga: ela anunciou
descontos de 40%, além de facilidades para armazenagem e trânsito aduaneiro,
para quem escolher o aeroporto de São José dos Campos.
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