Escolhas
Conselho Correios
02/07/2018
02/07/2018
Administrar é, essencialmente, fazer
escolhas, pois, diante de recursos insuficientes para fazer tudo, o
administrador tem rotineiramente que priorizar o mais importante, o mais
urgente, o mais relevante para a organização.
Há alguns dias, conversava com alguns colegas
a respeito da necessidade de a Empresa retomar sua comunicação mercadológica,
aproveitando inclusive o fato de que nossa qualidade operacional parece se
encontrar agora num patamar muito bom. Temos no portfólio da Empresa serviços
concorrenciais, que demandam ações de comunicação sistemáticas para manter
nossas marcas e serviços em evidência na mente dos clientes. Mas, em vez de
campanhas mercadológicas na mídia, o que temos visto são patrocínios esportivos
e culturais que pouca contribuição trazem para o negócio da Empresa, seja pela
escolha de esportes de elite que nada se relacionam com nossa identidade, seja
pelo espectro limitado de alcance dos patrocínios culturais.
E, além disso tudo, compondo o cenário, ainda
temos uma situação econômico-financeira difícil na Empresa, que demanda medidas
radicais de cortes de despesas para que a organização se mantenha.
Para complementar o contexto, tenho recebido
mensagens de colegas informando a carência de materiais básicos para o
funcionamento operacional da Empresa. Neste final de semana, por exemplo,
recebi uma mensagem com esse teor:
"Marcos, não temos materiais de consumo básicos nas Agências ( cartão de ponto, fita adesiva, etc ), não temos produtos ( selos, embalagens , etc ), absurdo , para atender ao cliente estamos comprando envelopes e doando durante as postagens....."
Compreendo a indignação do colega que me
escreve. Importante dizer que ele não trabalha numa agência de região remota do
País, mas sim numa do interior do Estado de São Paulo. Sua situação, porém, não
deve diferir do que ocorre em outros locais, em função do forte
contingenciamento orçamentário em curso em toda a Empresa.
Hoje de manhã, recebi de outro colega
reprodução da publicação a seguir no Diário Oficial da União:
Assim, embora faltem recursos para comunicação mercadológica e até mesmo para as operações de atendimento, a direção dos Correios prossegue encontrando espaço para patrocínios esportivos e culturais como este, que, apesar de sua importância cultural para a região onde ocorre, na ótica empresarial não deveriam se sobrepor às demais necessidades que estão desatendidas, especialmente às ligadas à própria operação da Empresa.
Assim, embora faltem recursos para comunicação mercadológica e até mesmo para as operações de atendimento, a direção dos Correios prossegue encontrando espaço para patrocínios esportivos e culturais como este, que, apesar de sua importância cultural para a região onde ocorre, na ótica empresarial não deveriam se sobrepor às demais necessidades que estão desatendidas, especialmente às ligadas à própria operação da Empresa.
Enquanto as estatais não forem dirigidas por
princípios técnicos, escolhas assim continuarão ocorrendo, em detrimento das
próprias empresas e também da sociedade como um todo.
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