Adcap Net 13/02/2020 - Segundo pesquisa, 79% das pessoas são contra a privatização dos Correios - Veja mais!
Segundo pesquisa da 94 FM, 79% das pessoas são contra a privatização dos Correios
Rádio 94 FM
12/04/2020
12/04/2020
A afirmação do presidente Jair Bolsonaro, ‘de
que se pudesse privatizaria hoje os Correios’, segue agitando os
bastidores da categoria. Com mais de 100 MIL funcionários, a empresa foi uma
das nove incluídas no pacote de privatizações do governo federal, em agosto do
ano passado. A 94FM repercutiu o assunto em pesquisa no programa Informasom no
último dia 11. O resultado, apontou que 79% dos votantes, foram contrários a
privatização.
O repórter Emerson Luiz, conversou com o
vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios, Marcos
César Alves Silva. Vamos ouvir um trecho da entrevista.
Amanhã, na sequência do assunto, o repórter
Emerson Luiz vai trazer informações sobre a questão financeira e empregatícia
nos Correios.
Ouça a entrevista AQUI.
Correios se modernizam e
atingem 97% em índice de entrega no prazo
Auditoria do Tribunal de Contas da União
(TCU), relatada pela ministra Ana Arraes, verificou melhoria na gestão da
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Além disso, houve
investimentos nos últimos anos
TCU
12/02/2020
12/02/2020
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou,
sob a relatoria da ministra Ana Arraes, fiscalização sobre os serviços
prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A
auditoria da Corte de Contas foi originada de Solicitação do Congresso Nacional
(SCN), demandada pela Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos
Deputados.
A SCN fundamentou-se na elevada quantidade de
reclamações, em 2018, dos consumidores sobre altos índices de atrasos e
extravios. Foram destacadas questões relacionadas à gestão da ECT que mereceriam
ser aprofundadas.
Quanto aos prejuízos indicados, são valores
acumulados, ou seja, mesmo com as ocorrências de lucros recentes, considerando
cada ano separadamente, não foram elas suficientes para recompor o saldo
histórico de mau desempenho em anos anteriores. De acordo com as demonstrações
contábeis publicadas na página dos Correios, os prejuízos acumulados no período
de 2014 a 2018 foram, respectivamente, em R$ bilhões: 0,18; 1,9; 3,4; 2,7; e
2,5.
“A partir das questões que nortearam a
investigação, é possível resumir as análises e as conclusões da auditoria em
três perspectivas, que adotarei para sistematizar os fundamentos de minha
proposta: supervisão ministerial, gestão da qualidade dos serviços realizada
pelos Correios e comparação com empresas semelhantes”, explicou a
ministra-relatora Ana Arraes.
SUPERVISÃO MINISTERIAL
“Considerando a abrangência e os limites das
competências legais, a supervisão realizada pelo Ministério da Ciência,
Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) se mostrou adequada e contribuiu
para o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços da ECT. Excetuam-se dessa
conclusão a publicidade e a transparência das informações sobre os serviços
postais, pois se evidenciou que o ministério não divulga à sociedade, de forma
acessível, dados sobre as metas de universalização e qualidade dos serviços
postais básicos, nem os resultados alcançados pela empresa postal”, ponderou a
ministra-relatora.
QUALIDADE DOS SERVIÇOS
Quanto à gestão da qualidade, a auditoria do
TCU avaliou as variações nos resultados dos indicadores de qualidade nos
últimos anos. De modo geral, conclui-se que todos apresentaram sensível melhora
a partir do segundo semestre de 2018, com índices consideravelmente positivos.
No entanto, antes dessa melhora recente, a
quantidade de reclamações registradas nos Procons de todo o País seguiu
aumentando desde 2009. Até atingir, em 2018, a quantidade recorde de
reclamações, a maior da série histórica, mais de dez mil. Já em 2019 esse
número caiu pela metade: foram 4.868 reclamações dos Correios.
Um indicador que pode ser considerado
fundamental para a percepção de melhoria dos serviços dos Correios é o Índice
de Entrega no Prazo (IEP). Em 2015, era de cerca de 87%. O IEP alcançou em 2019
o seu valor mais expressivo: mais de 97%.
A melhoria no desempenho pode ser atribuída a
diversos fatores. O Tribunal de Contas da União destacou que as medidas
gerenciais adotadas pela empresa provocaram declínio na insatisfação dos
consumidores com os serviços prestados.
Além disso, houve investimentos substanciais
(R$ 600 milhões) nos últimos anos. “Aquisição de máquinas de triagem,
aumentando a automação do processo; renovação de mais de 30% da frota para a
entrega dos objetos; implantação de sistemas de gerenciamento do transporte da
carga e da sua distribuição; e modernização da entrega, com a utilização de
smartphones, tornando o processo mais ágil, eficiente e confiável”,
exemplificou a ministra Ana Arraes.
No tocante ao Índice de Extravio de
Encomendas (IEE), além de ser muito relevante para a satisfação do cliente, tem
impacto na percepção da própria imagem dos Correios. O objetivo desse indicador
é mensurar a quantidade de indenizações por motivo de extravio de encomendas.
Foi possível identificar uma considerável
diminuição das despesas com indenizações por extravio em 2019. Destaca-se que,
no primeiro semestre, as indenizações alcançaram somente 0,1% dos R$ 4,3
bilhões arrecadados em encomendas. “No entanto, esse indicador mostra
desempenho ruim quando se trata do extravio de objetos internacionais, o que
requer investigação das causas e adoção de medidas para saneá-las”, alertou a
ministra-relatora.
BENCHMARKING
“A comparação entre empresas semelhantes
mostra-se, evidentemente, como importante ferramenta de análise. No entanto, há
limitações envolvidas nesse tipo de comparação. Apesar de exercer o mesmo
serviço, cada empresa atua em um ambiente distinto, sujeitas a diferentes
regulações, abrangendo diferentes extensões territoriais e qualidades das vias
de transporte, diferentes regras de universalização, com presença, ou não, de
aporte de recursos públicos, entre outras diferenças”, acrescentou a ministra
Ana Arraes.
Mesmo diante dessas considerações, em
comparação com a empresa postal americana, cujos dados estão na internet,
verificou-se que, entre 2005 e 2018, em relação à margem de lucro das duas
empresas no período, é possível inferir pela melhor situação dos Correios. No
que diz respeito ao indicador que mede a tempestividade da entrega de
encomendas, há relativa proximidade entre o percentual por elas alcançado, com
exceção do exercício de 2019, diante da melhora significativa dos indicadores
da ECT.
No que concerne a outros países e à qualidade
dos serviços prestados pela ECT, houve avaliação da International Post
Corporation (IPC), consórcio das principais empresas postais do mundo. No
último relatório de performance do IPC para o serviço Prime, modalidade de
importação de documentos e encomendas de até 2kg, e que hoje representa o
serviço internacional com maior valor agregado prestado pelos Correios, a
estatal brasileira apareceu na 6ª colocação em entrega no prazo (99,1%),
estando à sua frente apenas países com menor território ou população, o que
gerou à ECT um bônus de R$ 100 milhões no 1º semestre de 2019.
A DECISÃO DO TCU
Na última quarta-feira (5), durante a sessão
plenária, o TCU decidiu recomendar ao Ministério da Ciência, Tecnologia,
Inovações e Comunicações que divulgue, em seu sítio eletrônico, informações a
respeito das metas e resultados relacionados à universalização e qualidade dos
serviços postais. Especial atenção deverá ser dada à facilidade de acesso e à
atualidade dos dados, conforme o art. 8º da Lei 12.527, de 2011.
A Corte de Contas emitiu recomendação à
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para que investigue as causas do
aumento da quantidade e do volume financeiro de indenizações relacionadas a
objetos internacionais e adote medidas com o objetivo de controlá-las.
Serviço:
Leia a íntegra da decisão: Acórdão
211/2020 – Plenário
Processo: TC 043.382/2018-5
Sessão: 05/02/2020
Secom – ED/pn
Telefone: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Processo: TC 043.382/2018-5
Sessão: 05/02/2020
Secom – ED/pn
Telefone: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Funcionário dos Correios cria método de ensino de História através de selos e postais
O São Gonçalo
12/02/2020
12/02/2020
A filatelia, talvez, seja um ato incomum para
a maioria das pessoas por se tratar de um colecionismo relacionado a selos e
postais emitidos pelos Correios. Com o intuito de
popularizar essa prática, o funcionário da Empresa Brasileira de Correios e
Telégrafos (ECT), Heitor Fernandes, de 57 anos, que atua na estatal há 37,
resolveu mesclar o seu conhecimento sobre selos com conceitos históricos, já
que atualmente está terminando a sua graduação em História. Ele tem como meta
seguir trabalhando na ECT e futuramente trabalhar como professor. Desta forma,
surgiu o projeto 'Aulas com Filatelia'.
"Estou no último período da faculdade e
eu estudo filatelia desde quando entrei nos Correios. Quando entrei na
faculdade, comecei a estudar uma categoria filatélica conhecida 'História
Postal' e neste ramo, trabalho como uma subcategoria intitulada como 'Censura
Postal', ou seja, correspondências que foram censuradas ao longo da história.
Eu estudo cinco períodos como o pré-guerra e a Primeira Guerra Mundial
(1914-1918), o Entre Guerras (1918-39), a Segunda Guerra Mundial (1939-45) e o
pós-guerra. É muita coisa mas é uma obsessão que tenho em estudar esses
períodos e a partir daí surgiu a ideia de mesclar história com estudo de
filatelia e eu pretendo expor esse material em oficinas, escolas e bibliotecas
e onde mais, eu possa ir para contribuir voluntariamente e gratuitamente a
estudantes e professores que se interessam pelo assunto. Eu gostaria de ter
feito o curso técnico em filatelia mas infelizmente o curso técnico da Escola
Superior de Administração Postal foi extinguido pela ECT, em 1995, e isso me
frustrou tanto que cheguei a abandonar e eu retomei os estudos há cerca de três
anos", explicou Heitor, que já trabalhou como carteiro e atualmente atua
como agente de Correios na área de Suporte em Atendimento a Clientes além de
ser dirigente da Federação Nacional de Trabalhadores dos Correios (FENTECT).
Em paralelo à criação da didática de seu
projeto socioeducativo, Heitor também alia a comunicação ao seu método de
ensino, já que administra o blog 'Aulas com Filatelia' (www.aulascomfitaleia.com.br) e
apresenta um programa com o mesmo nome de seu portal, na Web Rádio Censura
Livre, de São Gonçalo, onde também apresenta uma outra atração intitulada como
'Em defesa dos Correios'.
"Como eu não quero falar apenas sobre a
'História Postal' e sim sobretudo destinado a filatelia, de forma resumida,
trabalho no blog e na rádio. Por exemplo, no ano novo chinês (comemorado, neste
ano, no dia 25 de ano de janeiro), fiz um programa que falava sobre selos
comemorativos a esta data e a partir disso contextualizei a história e o
problema do coronavírus. Ou seja, é possível trabalhar a filatelia com
História, Geografia, Arte, dentre outras outras disciplinas e eu quero fazer
este intermédio com os professores. Destaco muito o trabalho do professor Rubem
Porto da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) que é uma
referência no assunto e estou aprendendo muito com ele. Enfim, eu espero
contribuir para a educação de nosso país com a filatelia", disse.
Colecionadores online - Através da internet,
Heitor descobriu outra forma de popularizar a filatelia. Desta vez,
usando a rede mundial de computadores, para promover uma mostra, em versão
digital, dos 100 anos da companhia aérea holandesa, KLM, através dos selos na
II Exposição Virtual Filatelia Ananias, do dia 6 a 30 de abril e será exposta
no Facebook através da página: @exposicaovirtualfilateliaananias.
"Para quem curte aviação, no próximo mês
irei exibir algumas de minhas peças de minha coleção referente a KLM, que
comemorou seu centenário no ano passado", avisou Heitor que também relatou
a O SÃO GONÇALO sobre o calendário de filatelia brasileiro, entre outras
modalidades.
"Anualmente, a ECT publica um calendário
de publicações filatélicas. Neste ano, por exemplo, que inclui alguns temas
como vinicultura e como tenho coleções relacionadas a vinhos, vou participar.
Outra modalidade também será a postcrossing, que é a troca - não virtual - de
cartões postais por todo o mundo. Eu já enviei cartões postais para a Rússia,
Estados Unidos e Alemanha e irei receber também", finalizou o filatelista,
que também possui coleções do gênero relacionadas ao período do Rio Antigo, do
Palácio Monroe (antiga sede do senado no Rio de Janeiro, na época em que era a
capital do Brasil) e sobre cervejas.
Correios levaram 325 toneladas em doações a MG após chuvas
Metrópoles
12/02/2020
12/02/2020
As vítimas das fortes chuvas registradas no
fim de janeiro em Minas Gerais receberam, pelo menos, 325 toneladas de doações,
como roupas, colchões e alimentos. O número integra o balanço parcial elaborado
pelos Correios, que mantém a campanha Solidariedade Expressa
para transportar donativos durante episódios de calamidade pública. No caso de
Minas, 47 municípios foram atingidos pelas tempestades e o governo estadual
contabilizou pelo menos 15 mil desabrigados.
“A solidariedade está no DNA dos brasileiros.
Os Correios, como empresa brasileira, também têm em sua essência essa vocação
solidária. Da mesma forma que fizemos em Mariana e Brumadinho, utilizamos nossa
capilaridade e capacidade logística para ajudar essas famílias mineiras que
tanto perderam com as fortes chuvas. Por meio dessa ação, seguimos fazendo o
máximo ao nosso alcance para diminuir seu sofrimento e devolver a elas um pouco
de dignidade”, disse à coluna o general Floriano Peixoto, presidente da empresa
pública.
De acordo com a estatal, em uma semana apenas
cerca de 200 toneladas de mantimentos foram recolhidas e destinadas aos
desabrigados mineiros. Recentemente, a necessidade de ajuda foi reduzida e a
demanda da Defesa Civil está restrita ao transporte de donativos coletados no
interior com destino à Belo Horizonte e região metropolitana da capital.
Apenas nesta quarta-feira (12/02/2020), três
rotas foram realizadas em Uberaba, Uberlândia e Unaí, resultando em
aproximadamente 25 toneladas de doações. A campanha iniciada em 31 de janeiro
deve se prolongar até a próxima semana, havendo previsão de mais algumas
viagens para Manhuaçu, uma das regiões mais atingidas do estado.
Tempestades
A força das chuvas registradas em Minas Gerais durante o mês de janeiro desabrigaram famílias e causaram mortes. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil local, 54 pessoas morreram no estado por causa das tempestades.
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“... no tocante à atuação dos Correios em comparação com
outras empresas similares, concluiu-se que, apesar da existência de pontos
passíveis de melhora, não existem indícios que apontem para uma deficiência ou
discrepância significativa da atuação dos Correios frente a outras empresas,
principalmente no que diz respeito à qualidade dos serviços.”
Privatizar não
tem explicação. Manter os Correios tem.
Digite no seu navegador: http://bit.ly/pesquisaTCU
#TodosPelosCorreios
Direção Nacional da
ADCAP.
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