Adcap Net 20/05/2020 - Pandemia: Parceria dos Correios com diversas empresas - Veja mais!
Natural Kingdom, a história de sucesso cuja receita foi uma grande ideia e uma boa parceria com os Correios
Marcio Allemand (marcio.allemand@adcap.org.br)
BRASÍLIA – Quem diria que uma empresa
pequena, que abriu suas portas há apenas quatro anos na Chácara das Pedras,
bairro da Zona Norte de Porto Alegre, pudesse, em tão pouco tempo, vender seus
produtos para o país inteiro? Pois foi assim mesmo que aconteceu com a Natural
Kingdom (www.naturalkingdom.com.br),
uma pet shop que, diferente das outras que conhecemos por aí, tem como
principal propósito a preocupação e o cuidado com o meio ambiente.
Thiago Pereira de Vargas, sócio-diretor da
empresa, conta que as coisas não foram tão fáceis assim, apesar de não ter
demorado para que tudo mudasse de figura. Em 2016, quando ele resolveu abrir a
pet, só outras duas pet shops no Brasil todo ofereciam mais ou menos os mesmos
tipos de produtos. Em Porto Alegre, portanto, era novidade.
– Nossa loja tinha um diferencial. Além dos
produtos convencionais, encontrados em qualquer pet shop, a nossa oferecia
produtos orgânicos, biodegradáveis e até mesmo uma linha de brinquedos
sustentáveis. Queríamos oferecer algo bom para a sociedade e tudo foi pensado
com muito carinho e responsabilidade com o meio ambiente, explica Thiago.
O empresário, de apenas 31 anos, pertence a
uma família de produtores rurais. Durante dois anos, antes de abrir a Natural
Kingdom, Thiago trabalhou na área de compras da fazenda da família e já naquela
época tinha um olhar atento às demandas do pessoal do campo. Mas mesmo essa
experiência não foi suficiente para que a vizinhança da loja comprasse a ideia.
– O movimento estava aquém das nossas
expectativas, diz ele.
Mas por acreditar que tinha um projeto
promissor nas mãos, Thiago comprou a briga e foi à luta. Não desistiu do sonho
um só instante, botou a cabeça para pensar e se perguntou onde é que os moradores
daquele bairro gastavam seu dinheiro. No shopping de bacanas mais próximo,
claro.
– Minha ideia foi agregar minha marca às
lojas daquele shopping. Entrei em contato com várias delas e ofereci um voucher
para que a clientela daquelas lojas conhecessem os produtos da Natural Kingdom
e vice-versa.
Dez empresas das que ele entrou em contato
toparam e, empolgado com o retorno positivo, o empresário resolveu também que
iria vender em parceria com lojas on-line. Tomou nove nãos de cara, até que o
Grupo B2W (Shoptime, Americanas, Submarino)topou o desafio e a partir dali,
entraram firme no e-commerce.
A parceria com os Correios
Com as vendas on-line só aumentando de
volume, Thiago resolveu fechar a lojinha de bairro e focou em vendas maiores.
Tanto que hoje a sua empresa não vende produtos apenas para animais de pequeno
porte, mas atende a criadores de cavalos, ovelhas, cabras, porcos e até mesmo
pássaros. E são vendas para todo o país. Aí é que entram os Correios.
A parceria, na verdade, deveria ter começado
em março, um pouco antes do início da quarentena, mas houve um atraso
operacional e a parceria só começou de fato mesmo em abril, já no meio da
pandemia e com o comércio praticamente todo fechado.
– Em abril já operamos totalmente dentro dos
Correios e mesmo assustados com a pandemia e com as consequências da
quarentena, sabíamos que tínhamos tomado a atitude certa. Antes, o produto era
enviado de Porto Alegre. Agora, nós ganhamos agilidade com o Correios Log Mais,
temos uma tabela competitiva de preços e atendemos todas as regiões do país com
custos bem menores. O grande desafio hoje é ajustar o estoque com a demanda,
que não para de crescer, já que temos um mercado muito promissor aliado ao
comportamento dos consumidores, que vem mudando rapidamente nesses últimos
meses.
Thiago não esconde sua satisfação com os
Correios:
– A Natural Kingdom é uma micro empresa e
foram os Correios que abriram as portas para que pudéssemos ser competitivos em
todo o Brasil. Aos Correios fica o nosso agradecimento por permitir que os
sonhos de muitos micro empresários possam se realizar.
O papel da Caixa durante a crise causada pelo coronavírus
O Globo
14/05/2020
14/05/2020
Embora subordinado ao ministro da Economia,
Paulo Guedes, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, é visto
com frequência ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Não é à toa. O banco
estatal virou o principal instrumento para oferecer alguma resposta às agruras
financeiras dos brasileiros mais pobres e de classe média por um governo cujo
chefe se vale dos efeitos na economia para criticar o isolamento necessário
para conter a Covid-19.
Nesta quinta-feira, logo após ligar para
Guimarães, Bolsonaro anunciou que a Caixa vai ampliar para quatro meses a
possibilidade de suspensão de prestações da casa própria. Para os que estão na
informalidade, a Caixa operacionaliza o auxílio emergencial de R$ 600 a serem
pagos por três meses, o que tem se mostrado a medida econômica do governo que
teve maior eficácia até agora.
Enquanto o benefício para empregados com
carteira assinada que tiveram contratos suspensos ou salários e jornadas
reduzidos em até 70% não restituiu toda a renda perdida na crise, a ajuda aos
informais supera, em muitos casos, o que pessoas à margem da rede de proteção
social ganhavam antes da pandemia.
Em três meses, o programa distribuirá R$ 124
bilhões — quatro vezes o orçamento anual do Bolsa Família. Apesar das cenas de
longas filas e de aglomerações nas agências, queixas de dificuldades para fazer
o cadastro e burocracias imprevistas.
O BNDES, desidratado pelo fim das taxas
subsidiadas e desmoralizado pela narrativa da “caixa-preta” de operações
irregulares, não confirmada pelos fatos, tem dificuldades para socorrer as
empresas, como mostra o caso das companhias aéreas. Enquanto isso, a Caixa usa
a grande capilaridade de sua rede de agências e o auxílio emergencial já se
consolida como um trunfo político de Bolsonaro. Integrantes do governo já
consideram que ele provavelmente será prorrogado.
Direção Nacional da
ADCAP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário