Nº 126 – 23/03/2021
Há mais de dois anos, a ADCAP Nacional vem estudando a possibilidade, avaliando fornecedores e custos para instaurar ação judicial contra o Banco BNY Mellon nos Estados Unidos. Todas as análises foram feitas, a estrutura está pronta e, agora, submete a seus associados assistidos do Postalis a possibilidade de participar dessa ação judicial.
A ação judicial será em nome da ADCAP, mas apenas em representação dos associados que aderirem e se responsabilizarem pelos custos envolvidos. A ação pretendida propõe a condenação do referido Banco a pagar indenização pelas perdas financeiras causadas a cada um dos autores que estiverem nominados na ação. Ou seja, em caso de êxito, os valores conquistados serão destinados a cada um dos participantes individualmente. Esta ação tem, portanto, objeto distinto das ações anteriores, já movidas pela ADCAP contra o BNY Mellow.
A equipe de profissionais que conduzirá a ação judicial nos Estados Unidos é composta por advogados, economistas e outros profissionais, brasileiros e americanos. Os trabalhos serão desempenhados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Processos judiciais nos EUA são extremamente dispendiosos, especialmente quando há muitos elementos técnicos, como será o caso da ação contra o BNY Mellon, envolvendo a análise de profissionais muito especializados.
Hoje temos aproximadamente 10.000 associados, sendo 3.500 aposentados e 6.500 na ativa.
O custo da ação judicial não varia, mesmo que seja proposta por alguns associados ou por todos os filiados à ADCAP. Assim, o valor a ser pago por associado para integrar a ação judicial dependerá do número de interessados.
O pagamento do valor deverá ser efetivado à vista. A ADCAP, no entanto, estabelecerá convênio com instituição financeira/bancária para que ela conceda empréstimo com taxa diferenciada aos associados que não possam efetivar o pagamento, em uma só vez, do valor da ação judicial.
Em verdade, essa ação se configura como o meio mais provável de recuperação dos recursos em relação ao BNY Mellon (contando com a celeridade e o rigor da Justiça americana); trata-se, assim, de uma decisão simples para o associado: investir para tentar recuperar o prejuízo sofrido ou abandonar o seu direito.
Importante lembrar que todos os autores da ação judicial têm que ser associados à ADCAP.
Neste momento, estamos avaliando qual será o universo de interessados nesta ação.
Desta forma, todos os associados que tiverem interesse de ingressar como autores da ação judicial que será instaurada contra o BNY Mellon nos EUA deverão se manifestar, enviando um e-mail para acaobnyusa@adcap.org.br confirmando o seu interesse em participar da ação e informando, também, seu nome completo, CPF, matrícula e a qual Núcleo Regional pertence.
As dúvidas sobre o assunto poderão ser esclarecidas pelo e-mail duvidabnyacao@adcap.org.br
O prazo para essa manifestação encerrará em 01/04/2021.
Uma vez identificado o total de associados interessados em seguir com a ação faremos, então, uma nova avaliação da condição de ingresso. A partir disso, informaremos aos interessados o resultado os valores exatos a serem pagos, bem como a documentação necessária para prosseguimento da ação.
Direção Nacional da ADCAP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA ADCAP arrecada cerca de 390.0000 por mês. Será que ela não pode bancar estes custos? Em caso de êxito aí sim cobraria dos associados. OUTRA coisa: A mais de 6 meses estou sem resposta do processo contra a caixa econômica.
ExcluirSou a favor.
ResponderExcluirFLÁVIO ANTÔNIO RIBEIRO SILVA
CPF 151098360-00
MATRÍCULA 8.008.152-5
NÚCLEO RS
Sou a favor. Alair Nunes Tavares, matrícula 8602563-5. CPF 423267617-15. Aposentado
ResponderExcluirSou a favor. Sandra Teresa Nunes Brasileiro,matrícula 8.601.347-5 CPF 452.530.997-00.Aposentada
ResponderExcluirSou Vera Lúcia Borges Luiz, Brasileira, matrícula 80010385,CPF 181989027-91, Aposentada quero saber como será feito o pagamento quem optar em entrar na ação.
ResponderExcluirConfirmo minha participação nessa ação. Podem me inscrever.
ResponderExcluirConfirmo minha participação nessa ação.
ResponderExcluirAna Lúcia Ferreira de Souza
Matrícula 8310.333-3
Aposentada
Núcleo RJ
Confirmo a minha participação nessa ação, mas com o desconto em 36 vezes através do débito automático"Holerite."
ResponderExcluirJosé Carlos Barreto da Cruz
MAT - 8811866-5
Aposentado
São Paulo/SP
Concordo desde que tenha no mínimo 4000 o número de associados participantes. Lucia Moraes Mendes. Mar.80848184 DrBA
ExcluirCorrigindo as parcelas 36 vezes. Mínimo de 3000 mil participantes. Lucia Moraes Mendes. DR BA Mar.8084818-4 CPF 65067690500
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou confirmando minha participação com pagamento em 36x em débito em conta
ResponderExcluirRuy Raymundo da Silva Filho
Matrícula 8959477-0; 8951706-7 e 8310839-4
Sim, desde que sejam no minimo 4.000 0s participantes da acao.
ResponderExcluirGostaria de participar desde que ultrapasse a 4000 pessoas.
ResponderExcluirSim, desde que tenha um efetivo mínimo de 4000
ResponderExcluirDesejo participar, dependendo do número de adesões.
ResponderExcluirEsdras A. Carneiro
8.319.485-1
Eu, RUSEMAR PETTENDORFER, matrícula 86019805, CPF 414.205.277-20, aposentada, quero aderir à Ação contra o Banco BNY MELLON, desde que o número de participantes seja superior a 4.000.
ResponderExcluirGrata.
Rusemar Pettendorfer.
Termo de adesão. Eu Isabel Manica. Matricula 8678637-7,CPF 297.859.520.53 , aposentada quero aderir a Ação contra o Banco BNY MELLON. Desde que o numero de o numero de participantes seja superior a 4000. Atenciosamente Isabel Manica.
ResponderExcluirSou a favor, desde que a ADCAP raque com as despesas e vencendo a causa, cobre dos participantes os valores devidos
ResponderExcluirCorrigindo.. arque
ResponderExcluirTenho interesse.
ResponderExcluirSou a favor, cpf 024.843.072-68
ResponderExcluirA adcap pode bancar com os associados
ResponderExcluirSabendo que o valor arrecadado para está ação será de R$ 11.000.000,00, qual será o valor devido a cada autor? Quais são as chances de vitória? As provas contra a BNY Mellon são fortes?
ResponderExcluirNão tenho dúvidas, estou convicto, não vou participar desta ação. Não favorece aos associados. Estão desviando o foco que deveria ser na reposição das perdas para quem realmente perdeu alguma coisa. Este é o foco. Se entendi, estão abrindo até para quem não é do plano BD, portanto não atingidos nestas perdas especificamente. Não está certo! Na realidade não trata das nossas perdas, que tudo indica ficarão em segundo plano. Os esforços devem ser todos na mesma direção. Reivindica-se um prêmio de consolação para quem se propuser a pagar os seus "custos" focando num objeto abstrato, que prejudicará o objeto concreto. Portanto, uma ação seletiva. Não importa os demais prejudicados. Esta ação não me representa.
ResponderExcluirEsta ação é concorrente das demais e vai nos prejudicar.
ResponderExcluirBom dia, infelizmente há uma desunião dos sindicatos que acaba prejudicando á nós mesmos funcionários dos Correios.Eu fiquei sabendo dessa informação hoje,25/06/21 por um colega e por não participar da ADCAP. Um assunto dessa natureza interessa pra grande maioria dos funcionários e é como o colega falou (supracitado),entra com a ação (com próprio recurso) e desconta depois .
ResponderExcluir