quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Live: Ações Judiciais Coletivas da ADCAP


Quem acompanhou a live de ontem, 13/08,  teve a oportunidade de obter informações de suma importância, sobre as ações trabalhistas da ADCAP mais recorrentes e que são sempre de interesse de todos os associados. A live contou com a participação do Dr. Diego Britto - Advogado patrono das ações e parceiro de longa data da Associação, Cláudio Quaresma - Diretor Jurídico da ADCAP, Sheyla Belíssimo - Diretora de Comunicação da ADCAP e Roberval Borges - Presidente da ADCAP.

Abaixo, as ações que foram abordadas na live com informações de seus andamentos:

As futuras ações coletivas da ADCAP:

a) Diárias de viagem;
b) Transporte de numerário;
c) Assaltos recorrentes na atividade profissional;
d) Assédio organizacional e aparelhamento dos Correios, dentre outras.

As ações coletivas em curso da ADCAP:

a) Inadimplência dos Correios com a Postal Saúde;
b) Reintegração dos associados com mais de 75 anos;
c) Manutenção do Teletrabalho;
d) Gratificação de Férias em 70%;
e) PASEP e
f) FGTS, dentre outras.


⚠️ Perdeu a live? Assista na íntegra e divulgue para seus colegas: 

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/live/_ZllRr12jN8



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

ADCAP ingressa com ação coletiva para reintegração de associados com mais de 75 anos

Nº 275 - 01/08/2025

Considerando que até a presente data, os pedidos de tutela de urgência para suspender a decisão de demissão dos trabalhadores com mais de 75 anos não foram julgados e a data do desligamento estar fixada para 01/08/2025, informamos que a ADCAP protocolou nova ação solicitando a reintegração de todos os associados que foram atingidos pela decisão dos Correios.

No momento solicitamos que aguardem outras informações, que serão divulgadas na sequência.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Associados que pagam mensalidade por boleto

Comunicamos que, a partir de agosto, as mensalidades referentes às competências de julho/25 a dezembro/25 terão vencimento entre os dias 10 e 13 do mês subsequente. Os boletos dessas competências foram gerados em uma única remessa e já estão disponíveis tanto por e-mail quanto no portal do associado.

Caso não tenha recebido no e-mail, nem no seu spam ou precise emitir uma segunda via, você poderá retirar os boletos no site da ADCAP Nacional.

Se não tiver feito nenhum acesso ainda, basta clicar na faixa amarela, conforme banner e criar uma conta, informando os seus dados. Não tem segredo!

 Veja passo a passo:

Acesse: www.adcap.org.br

Na faixa amarela: Cadastro/Financeiro, do banner Portal do Associado

Clique em: “Criar minha conta”, crie seu acesso digitando seu CPF e uma senha de 09 dígitos, depois clique em Registrar

Retorne e acesse com seu CPF e senha criada

Clique em: FINANCEIRO – Escolha a parcela na seta lateral e clique em Visualizar para imprimir.

Ou por meio do link:

https://app.higestor.com.br/portal/associacao-dos-profissionais-dos-correios/portal_users/sign_in


O contato direto para tratar sobre pagamento e mensalidade, substituição de boleto, PagSeguro e inadimplência é:  mensalidade@adcap.org.br 

Atenção:  Os boletos da ADCAP são intermediados pelo banco SAFETOPAY INTERMEDIAÇÃO DE NEGOCIOS LTDA, então não estranhe quando aparecer esse nome na confirmação o pagamento.




Direção Nacional da ADCAP.

Live: Ações Coletivas da ADCAP relativas a Bitributação e outros temas

Ações Coletivas da ADCAP relativas a Bitributação e outros temas foi o assunto da live da ADCAP de ontem, 30/07. Com a participação da convidada, Dra. Luísa Moraes, parceira da ADCAP desde 2020, especialista em Previdência Complementar e que já atua em diversos casos, a live esclareceu diversas questões como:

. Caso a ADCAP ganhe a ACP da bitributacao qual efeito para os associados?

. Na ação de atraso no Equacionamento de 2024, apurado à época em mais de 2 bilhões e consta do plano desse equacionamento onerando todos os participantes e assistidos, havendo sucesso na ação como impactará os associados?

. Como saber se estou em uma dessas listas dessa ação da bitributação?

. Estas ações, principalmente a da bitributação, abrange TDS os associados? Preciso fazer algo ou a ADCAP nos informara o que fazer?

. Como fazer para mudar o regime tributário? Será necessário ação judicial individual? Como participar de grupo contra a bitributaçao?


Uma live super importante que tornou claro todos esses questionamentos e muito mais outros. E se perdeu, confira no link a seguir, a live na íntegra: 


➡️ https://www.youtube.com/watch?v=j4sSPW6T29k 



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Live: Ações Coletivas da ADCAP relativas a Bitributação e outros temas

 


Com a convidada:

🎙️ Dra. Luisa Moraes

🗓️ 30/07

⏰ 19h30

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=j4sSPW6T29k


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Ação da ADCAP contra BNY nos EUA permanece ativa e aguarda decisão

Disponibilizamos, recentemente, informações sobre o processo, que a Associação dos Profissionais dos Correios – ADCAP, move contra o The Bank of New York Mellon Corporation – BNY.  Nossa ação tem o número 25-cv-01711-AS, na Corte Federal de Nova York – Souther District of New York.

Como já informado aos participantes, no dia 8 de abril de 2025 tivemos audiência presencial na Corte de Nova York com a presença do Juiz, assistentes, advogados da ADCAP e BNY. Após a audiência tivemos vários peticionamentos de parte a parte, tendo sido apresentadas contestação, réplica à contestação e tréplica. O processo atualmente está concluso com o Juiz da causa, para despacho e análise de questões processuais e de mérito.

Nossa luta permanece gigante, pois, estamos litigando em fórum estrangeiro, contra um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Seguimos com nosso pleito, esperando evoluções e manifestação do Juiz.



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Revisão de Aposentadoria com inclusão do valor do Vale Alimentação, Vale Refeição e Vale Cesta

Considerando consulta de associados, relembramos que continuamos com as atividades de avaliação sobre a vantagem de ingressar com ação de revisão de benefício previdenciário para a inclusão do Vale Alimentação.

Essa revisão pode aumentar o valor da sua aposentadoria.

É destinada aos Segurados que trabalharam ou trabalham nos Correios e se aposentaram há menos de 10 anos;

Caso você se enquadre nessas condições e tenha interesse em buscar essa correção, entre em contato com o setor jurídico da ADCAP pelo endereço valealimentacao@adcap.org.br para mais orientações e análise do seu caso individual.

Essa pode ser uma oportunidade importante de garantir um valor de aposentadoria mais justo e condizente com sua contribuição previdenciária ao longo da vida laboral.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

ADCAP continua atuando em Defesa dos Associados pela Manutenção dos Trabalhadores com 75 Anos e pela Manutenção do Teletrabalho


Considerando informações de associados sobre decisão da Direção dos Correios em desligar trabalhadores com 75 anos de idade, informamos que a ADCAP já possui ação coletiva que discute possível ilegalidade nessa medida e, em razão dos temas 1390 e 638 em discussão no STF apresentou medida cautelar para suspender a eficácia da decisão até o julgamento dos temas pelo STF.

Do mesmo modo, a ADCAP participou de audiência no TRT 5 em razão da ACPCIV 0000585-43.2020.5.05.0016 que trata de assédio nos Correios relatando que a medida generalizada para o fim do teletrabalho tem o sentido de pressionar os trabalhadores a aderirem aos seguidos Planos de desligamentos implementados pelos Correios.

Assim, renovamos as informações da atuação permanente da ADCAP em respeito aos direitos e dignidade dos associados trabalhadores dos Correios.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Obtenção de Documentos Cadastrais Junto aos Correios

Tendo em vista a frequente necessidade de levantamento de documentos para ingresso em ações judiciais, informamos que a ficha cadastral, financeira, contracheques e informe de rendimentos dos Correios também estão disponíveis para os empregados ativos, desligados, afastados e pensionistas pelo link https://servicosrh.correios.com.br.    

O login deve ser realizado com o CPF e senha ID correios. Caso não recorde a senha, basta clicar em "esqueci minha senha" para proceder com a redefinição por meio do telefone (SMS) ou e-mail. Caso o sistema não identifique o CPF, realizar o cadastro conforme abaixo.  

1.Cadastrar senha de acesso   

a) Clicar em Cadastrar   

2) Selecionar a opção Pessoa Física e clique em PROSSEGUIR.   

3) Informar os dados solicitados.  

4) Após a conclusão do cadastro. Retornar a página inicial (https://servicosrh.correios.com.br) e informar o Usuário (CPF) e senha cadastrada.    

Caso o sistema identifique o CPF já cadastrado e não lembrar a senha:

1) Clique em “Esqueci minha senha” 

2) Escolha uma das opções por e-mail ou por SMS para receber o código de verificação e informe seu CPF e clique em “Prosseguir”.  

3) No próximo campo informe o número de telefone ou o e-mail, conforme o caso.

4) Em seguida, digite o código recebido e clique em “Recuperar conta”, de acordo com a opção escolhida. 

Obs. 1: a recuperação de senha por e-mail e/ou telefone somente será possível se o usuário ainda possuir acesso a ele. Caso não possua acesso, recomenda-se optar pela recuperação por telefone. 

Obs. 2: Caso o número de telefone e e-mail não estejam atualizados, faz-se necessário solicitar a atualização pelo “Fale Conosco” no site dos Correios.

Outra opção para obter os referidos documentos é solicitá-los pelo e-mail: gcat-atendeempregado@correios.com.br. Para tanto, se faz necessário anexar ao e-mail o documento de identificação digitalizado e informar matrícula dos Correios.


Direção Nacional da ADCAP.


Associados da ADCAP contratados pelos Correios até 30/04/2012 na Ativa ou Aposentados podem ter Valores a Receber


Os associados da ADCAP contratados pelos Correios antes de 30/04/2012, ainda na ativa ou desligados após 04/10/2013, que exerceram função por pelo menos 5 (cinco) anos e foram dispensados por iniciativa da empresa, podem ter valores devidos pelos Correios.

Os associados que receberam GPTF, por cinco ou menos anos, que estão na ativa ou mesmo já aposentados podem ter diferenças a receber dos Correios.

Os associados que recebiam a verba FAT e foram migrados para ITF com redução de valor no período de migração, podem ter diferenças a serem recebidas dos Correios.

Assim, se você se enquadra em alguma dessas situações, envie mensagem para o endereço fat@adcap.org.br encaminhando em anexo sua ficha cadastral.

A ADCAP analisará sua situação e avaliará se há direito ao recebimento de diferenças e dará as orientações devidas.

A ADCAP sempre atuando na defesa dos direitos e interesses dos associados.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

 O Momento não é de Críticas ou de Cobrar Benefícios. Agora é hora e Reconstrução

Muitas lideranças, com o sentido mais aproveitador possível, depois de um ano de sangria dos Correios, acumulando prejuízos e vivendo toda sorte de dificuldades, agora surgem falando que é hora de exigir melhorias nos salários e nos benefícios, ameaçando com greves a combalida situação da empresa. Nada mais inoportuno.

Em verdade o momento é de união da categoria para ajudar os Correios a sair do atoleiro, a encontrar seus verdadeiros caminhos, a voltar a atender a sociedade como sempre fez, com regularidade, velocidade e segurança.

É hora de fortalecer a governança da empresa, garantir transparência, fortalecer as parcerias, estimular o desenvolvimento dos trabalhadores e colocar as contas em dia, com clara definição de prioridades.

A politicagem, o uso abusivo dos espaços de poder, a ocupação de funções de lideranças com base no único critério de compadrio, não tem mais espaço na nova economia competitiva e dinâmica.

Quando alguém se apresentar prometendo vantagens e mais benefícios, não esqueça de perguntar: quem paga a conta?

A ADCAP estimula seus associados à não se curvarem as conversas vazias, ao discurso político vão. O momento é muito difícil, mas com lideranças preparadas, criatividade e determinação, vamos superar todos os desafios.


Direção Nacional da ADCAP.


segunda-feira, 14 de julho de 2025

Perícia contábil judicial no Postalis

Justiça reconhece que reprecificação de ativos realizada pela gestão da Previc no Postalis não atendeu aos requisitos legais e determina perícia 


Nº 274 - 14/07/2025


O Postalis, quando estava sob gestão de intervenção da Previc, em julho de 2018, realizou a reprecificação dos ativos dos fundos administrados, que implicou em redução de 11,2% dos saldos das contas dos participantes do PostalPrev e 45,8% dos participantes do Plano BD Saldado.

Em razão dos efeitos da reprecificação, bem como, da sua arbitrariedade e ausência de critérios de transparência e cumprimento dos requisitos técnicos exigidos pela legislação, a ADCAP ingressou em juízo buscando a correção dessa arbitrariedade e dos seus efeitos para os associados da ADCAP.

Recentemente, o TJDF decidiu que as avaliações em cada investimento reprecificados pelo Postalis, à época, não estão corretamente demonstrados e determinou a realização de perícia contábil judicial. 

Apesar do longo tempo de discussão judicial e, ainda, um bom caminho a percorrer, após a realização da perícia judicial, caso confirmado prejuízos aos participantes, estes terão direito a obter a correção dos seus saldos em ambos os planos de previdência.

Uma importante vitória, que reafirma a impropriedade da intervenção operada no Postalis, sem implementação de soluções efetivas durante todo seu exercício e que, também nesse episódio da reprecificação dos ativos dos fundos, se mostra desastrosa e ilegal, como se pretende demonstrar via judicial. 



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Malha Fina - Verifique a situação de sua declaração de IRPF antes de enviar seus dados para a ADCAP

Nº 273 - 10/07/2025

Os associados que se encontram com alguma declaração na malha fina, em razão de divergências de informações prestadas pelos Correios e Postalis e a ação coletiva da ADCAP, sugerimos que, antes de enviar seus dados para a ADCAP, verifiquem sua atual situação no e-CAC, no site da Receia Federal e informe a liberação, para excluirmos o nome da lista que será remetida a RFB.

Recebemos informações de diversos associado(a)s, que no dia de hoje, já tiveram suas declarações liberadas da malha fina.

Solicitamos ainda, que o associado que já encaminhou os seus dados por e-mail para apoioimpostoderenda@adcap.org.br e recebeu a confirmação de recebimento, não encaminhe os dados novamente, para não causar transtornos aos nossos trabalhos.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

ATENÇÃO para as Novas ações da ADCAP Nacional relativas ao Imposto de Renda

 Nº 272 - 03/07/2025

ADCAP Nacional vai ingressar com novas ações coletivas, representando todos os associados, dispensando contratos individuais para o reconhecimento desse direito ou qualquer pagamento específico.

⚠️ Novos associados que se filiarem até 15/07/2025 participarão dessas ações coletivas


➡️ Ação Coletiva por bitributação 

Ação Coletiva judicial por bitributação visa garantir a isenção de Imposto de renda aos beneficiários do Postalis BD Saldado, que ocorre com aposentados que contribuíram para planos de previdência complementar entre os anos de 1989 e 1995. Nesse período, as contribuições foram feitas com valores já tributados. No entanto, atualmente, ao receberem a aposentadoria, esses beneficiários sofrem nova incidência do imposto sobre o mesmo montante, caracterizando a bitributação.

O objetivo da ação é garantir a restituição dos valores pagos em duplicidade nos últimos cinco anos, devidamente corrigidos e acrescidos de juros legais. Além disso, busca-se o reconhecimento judicial da redução da base de cálculo do Imposto de Renda sobre os valores recebidos da previdência complementar, de forma definitiva e vitalícia. Isso significa que, além de recuperar valores pagos indevidamente, o beneficiário passa a receber uma aposentadoria com maior valor líquido mês a mês.

Para se beneficiar dessa ação, é necessário ter contribuído para o plano de previdência complementar entre 1989 e 1995.

Para ter direito à restituição de valores retidos à título de IR, outros dois requisitos devem ser atendidos: 1. ter realizado o pagamento de Imposto de Renda no último ano e 2. Estar atualmente recebendo benefício de aposentadoria do BD Saldado, seja por meio de retenção na fonte ou por declaração anual de ajuste. O atendimento a esses critérios indica a possibilidade concreta de cobrança em duplicidade.


➡️ Ação do IR sobre contribuições extras para o Postalis

Ação para garantir a defesa dos direitos e dos interesses dos associados, para excluir a cobrança do Imposto de Renda sobre as contribuições EXTRAS para o Postalis, instituída pela A COSIT 354 de 07/2017, RFB.

Lembramos que a ADCAP já possui 3 ações coletivas sobre esse tema e já beneficia milhares de associados. E essa nova ação objetiva atender os associados recentes.


Direção Nacional da ADCAP.

Live: Informações e orientações sobre Imposto de Renda


A ADCAP realizou ontem, 02/07, uma live com o tema do momento, para ajudar e orientar os associados sobre Imposto de Renda e Malha Fina. 

Com a participação do convidado, Jorge Ribeiro – Contador e especialista no assunto, a live esclareceu questões de como ver os valores de informações prestadas pelos Correios e pelo Postalis a Receita Federal, de como saber se é beneficiário do processo referente a dedução no IR das contribuições para saldamento do déficit do plano BD, como proceder se caiu na malha fina, como ver o andamento da declaração, se a haverá recebimento de valores retroativos ao final das ações, entre outras dúvidas importantes.

➡️ Se perdeu, confira no link a seguir, a live na íntegra: 📍 https://www.youtube.com/watch?v=WP9JxssdN0g


⚠️ Lembramos ainda, que os associados que estiverem com sua declaração na malha fina, em razão de divergências de informações prestadas pelos Correios e Postalis, em relação a ação coletiva da ADCAP, pedimos encaminhar APENAS para o e-mail: apoioimpostoderenda@adcap.org.br , com o assunto: Malha Fina, as informações solicitadas abaixo, até o dia 15/07/2025.



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ADCAP Nacional – Triênio 2025/2028


No dia 16/05/25, realizou-se, na sede da ADCAP Nacional, em Brasília, a posse da Diretoria Executiva, bem como seu Conselho Fiscal, para a gestão do Triênio 2025/2028.

Em evento interno, sem convidados especiais, considerando o momento crítico vivido pelos Correios e em respeito aos trabalhadores e aposentados associados da ADCAP, teve a participação dos integrantes da Diretoria Executiva da ADCAP Nacional, seu Conselho Fiscal, integrantes da junta Eleitoral, representada por Paulo Edison Tocchetto e Antônio Carlos França Kruel, dos ex-presidentes da ADCAP, Maria Inês Capelli e Adriano Aquino de Gusmão, dos parceiros: Sr. Germano Celin - Assessor da Presidência da Postal Saúde, Dr. Diogo Britto representando o escritório Cezar Britto, Daniele Vasconcelos – consultora da ADCAP, para o tema Postal Saúde, Yzys Moreira, representando a Conecta - Assessoria Parlamentar da ADCAP, Amilton Coelho - representando a agência de Marketing Biskidu, Charles Cleyton Alves de Brito representando a Youhuul - parceira do Clube de Benefícios da ADCAP e Athos Skeff representando a Skeff corretora, associados e familiares.  

Em um primeiro momento, os candidatos eleitos para Diretoria Nacional e seu Conselho Fiscal foram empossados e, na sequência, em seu discurso, o presidente Roberval Borges Correa agradeceu a presença de todos e parabenizou os eleitos para gestão 2025/2028.



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Malha Fina - Relação de associados

 Nº 271 - 30/06/2025


Mais uma vez, a ADCAP vai elaborar uma lista de associados, que tenham declarações retidas da malha fina, para acionar a Receita Federal do Brasil, objetivando a devida liberação.

Diante disso, os associados que estiverem com sua declaração na malha fina, em razão de divergências de informações prestadas pelos Correios e Postalis, em relação a ação coletiva da ADCAP, pedimos encaminhar APENAS  para o e-mail: apoioimpostoderenda@adcap.org.br , com o assunto: Malha Fina, as informações solicitadas abaixo, até o dia 15/07/2025.

Nome:
CPF:
Ano(s) da(s) declaração(ões) que está (ão) na malha:
Data da abertura do processo na Receita (para quem tiver processo aberto do e-CAC):

Somente deverão encaminhar os dados solicitados, os associados que são beneficiados pelas liminares da ADCAP e tendo como motivo da malha fina, as divergências das informações prestadas pelo Postalis e Correios.


-------
ATENÇÃO
➡️ Participe da Live (02/07, às 19h30), com informações e orientações sobre Imposto de Renda.

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=WP9JxssdN0g



Direção Nacional da ADCAP.

Live: Informações e orientações sobre Imposto de Renda

Com o convidado:

🎙️ Jorge Ribeiro - Contador, especialista no tema

🗓️ 02/07
⏰ 19h30

 

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=WP9JxssdN0g


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Aditivo Contratual - Regime de Teletrabalho

A Associação dos Profissionais dos Correios - ADCAP, em face da recente determinação de retorno ao regime de trabalho presencial e da exigência de assinatura de aditivo contratual para a formalização do encerramento do regime de teletrabalho, vem a público manifestar-se nos seguintes termos:

1. Da Discordância com o Encerramento Generalizado do Teletrabalho

A ADCAP reitera sua posição de discordância inabalável em relação à cessação indiscriminada do regime de teletrabalho, regime este que, para muitos de seus associados e associadas, tem perdurado por período igual ou superior a cinco anos. Tal posicionamento fundamenta-se nas seguintes considerações jurídicas e fáticas:

* Ausência de Justificativa Socioeconômica e Laboral: Inexiste fundamentação socioeconômica ou laboral idônea que justifique a imposição de um retorno generalizado, desconsiderando a adaptação e estabilização de vida de inúmeros trabalhadores no regime de teletrabalho.

* Potencial Caracterização de Assédio Coletivo: A medida apresenta potencial para ser caracterizada como assédio moral ou organizacional coletivo, face aos prejuízos psicossociais inegáveis causados aos trabalhadores e trabalhadoras que reestruturaram suas vidas em torno do teletrabalho.

* Desconsideração de Peculiaridades Individuais e Familiares: A determinação ignora as especificidades dos trabalhadores e de seus núcleos familiares, que, após mais de meia década, podem enfrentar inviabilidades concretas para o labor presencial.

* Prejuízos Econômicos e Logísticos à Empregadora: A retomada generalizada, desprovida de planejamento adequado, causará prejuízos econômicos e logísticos à própria empresa, face à notória carência de estrutura, espaço físico e equipamentos.

* Lesão ao Direito Coletivo e Ausência de Diálogo: A decisão foi tomada sem qualquer diálogo ou negociação prévia com as representações dos trabalhadores, configurando uma conduta potencialmente lesiva ao direito coletivo.

2. Da Orientação Quanto à Assinatura do Aditivo Contratual

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não impõe a obrigatoriedade de assinatura por parte do empregado para o retorno ao regime de trabalho presencial. A assinatura de aditivo contratual, neste contexto, pode ser interpretada como concordância tácita com o encerramento do teletrabalho e, consequentemente, com o retorno presencial.

Diante do exposto, a ADCAP posiciona-se contrariamente à determinação de retorno presencial e à exigência de assinatura do referido aditivo. Desta forma, a ADCAP orienta seus associados e associadas que não desejam retornar ao trabalho presencial a não procederem à assinatura de aditivo contratual que formalize o encerramento do teletrabalho e o retorno presencial.

3. Das Medidas Judiciais e Administrativas Cabíveis

A ADCAP informa que já está adotando as medidas judiciais e administrativas pertinentes com o escopo de tutelar e preservar os direitos de seus associados e associadas, bem como de prevenir a dilapidação do patrimônio da empresa e a queda de sua produtividade.



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Ação judicial por bitributação

 ADCAP Nacional vai ingressar com Ação Coletiva visando garantir a isenção de Imposto de renda aos beneficiários
do Postalis BD Saldado


Nº 270 - 26/06/2025

A ação judicial por bitributação tem como finalidade corrigir a cobrança indevida de Imposto de Renda incidente duas vezes sobre a mesma base de renda. Isso ocorre com aposentados que contribuíram para planos de previdência complementar entre os anos de 1989 e 1995. Nesse período, as contribuições foram feitas com valores já tributados. No entanto, atualmente, ao receberem a aposentadoria, esses beneficiários sofrem nova incidência do imposto sobre o mesmo montante, caracterizando a bitributação.

O objetivo da ação é garantir a restituição dos valores pagos em duplicidade nos últimos cinco anos, devidamente corrigidos e acrescidos de juros legais. Além disso, busca-se o reconhecimento judicial da redução da base de cálculo do Imposto de Renda sobre os valores recebidos da previdência complementar, de forma definitiva e vitalícia. Isso significa que, além de recuperar valores pagos indevidamente, o beneficiário passa a receber uma aposentadoria com maior valor líquido mês a mês.


Quem se beneficia dessa ação coletiva

Para saber se você se beneficia dessa ação, é necessário cumprir o requisito principal: ter contribuído para o plano de previdência complementar entre 1989 e 1995.

Para ter direito à restituição de valores retidos à título de IR, outros dois requisitos devem ser atendidos: 1. ter realizado o pagamento de Imposto de Renda no último ano e 2. Estar atualmente recebendo benefício de aposentadoria do BD Saldado, seja por meio de retenção na fonte ou por declaração anual de ajuste. O atendimento a esses critérios indica a possibilidade concreta de cobrança em duplicidade.

Essa medida pode representar não apenas a recuperação de valores significativos pagos indevidamente, mas também um aumento permanente da renda líquida mensal, com impacto positivo no seu planejamento financeiro a longo prazo.

Todos os associados da ADCAP estarão representados nessa ação coletiva, dispensando contratos individuais para o reconhecimento desse direito ou qualquer pagamento específico, bem como novos associados que se filiarem até 15/07/2025.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Resultado das Eleições para o Conselho de Administração dos Correios – Segundo Turno

A Comissão Eleitoral divulgou o resultado da apuração dos votos para o representante dos empregados junto ao Conselho de Administração dos Correios.

Foram 6.232 para o candidato Everton Ferreira e 4.437 para Maurício Lorenzo.

Agradecemos todos que votaram, em especial no candidato apoiado pela ADCAP, agradecemos ao Maurício Lorenzo por sua disponibilidade, empatia, coragem e determinação. O resultado final dependerá do julgamento de eventuais recursos que vierem a ser apresentados.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Eleição para o Conselho de Administração - Saiba por que os chefes não podem orientar em quem votar

De 17 a 24 de junho, você trabalhador, pode votar em um dos dois candidatos para representá-lo no Conselho de Administração. Não deixe de participar.

Para votar acesse https://ca.eleja.com.br/  , recupere sua senha e vote. A atuação do Conselheiro inclui orientar o desenvolvimento dos Correios e controlar a atuação do Presidente e gestores da empresa.

O voto é opcional, livre e secreto e as chefias não podem influenciar ou orientar seu voto. Essa atitude é ilegal. É ilegal em razão das chefias representarem a própria empresa que é a promotora da eleição e, também, em razão de vedação expressa do regulamento eleitoral. 

Assim, se você observar que no seu ambiente de trabalho está havendo pressão, indução ou qualquer desconforto nesse sentido, denuncie pelo e-mail eleicoesca@correiosbrasil.onmicrosoft.com

Sua escolha é livre, mas importante para ajudar a mudar os rumos do futuro dos Correios. Vote consciente, se informe sobre qual candidato tem independência em relação a atual gestão e faça sua opção.



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Fim do teletrabalho - medida autoritária - que aumenta os custos dos Correios e humilha trabalhadores

Apesar dos apelos dos trabalhadores e da ADCAP, a direção dos Correios permanece insensível à diversidade de situações pessoais e mantém a data de 23/06 para o fim, generalizado, do teletrabalho.

Algumas carreiras, como os advogados, por meio da APECT e outros por ações individuais, obtiveram do Poder Judiciário autorização para permanecer no teletrabalho. Assim, restará aos trabalhadores mais humildes e desprotegidos o cumprimento da obrigação autoritária, anti producente e agora discriminatória.

A ADCAP, sempre ao lado de todos os trabalhadores, independentemente de cargo, tipo de atividade e status, insiste na adoção de medida minimamente equânime de suspensão da data generalizada para o fim do teletrabalho, até que se tenha avaliação de casos individuais, específicos, a demonstração de vantagens para os Correios e para os trabalhadores dessa medida.

O bom senso, o equilíbrio e o reconhecimento do valor do trabalhador, num momento tão angustiante dos Correios, deveriam prevalecer e levar a direção dos Correios à suspensão dessa medida de fim do teletrabalho e do prazo geral para sua efetivação.

De todo modo, as medidas judiciais da ADCAP, buscando justiça e tratamento digno aos profissionais dos Correios, permanece ativa e vigente.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Comissão do Trabalho da Câmara Federal discute crise dos Correios e efeitos sobre os trabalhadores

Ontem,10/06, a Comissão do Trabalho discutiu a crise vivida pelos Correios, suas causas e efeitos sobre os trabalhadores.

Participaram defendendo os trabalhadores o Presidente da ADCAP - Roberval Borges Corrêa, o Presidente da FINDECT - Jose Aparecido Gandara e o Presidente da APECT - Muriel Carvalho Garcia.

Os trabalhos da audiência foram conduzidos pelo Deputado Federal - Luiz Carlos Motta.

Destacamos a manifestação do ex-vice-Presidente da ADCAP - Marcos César Alves Silva, que resumiu a percepção dos trabalhadores com relação ao quadro atual dos Correios, que pode ser lida no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Audiencia100625.pdf 


➡️ Quem não teve oportunidade de assistir pode ver aqui: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/76714 



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 10 de junho de 2025

ADCAP participa de Audiência na Câmara que discute situação dos Correios


A ADCAP participou de audiência pública na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, que discutiu a grave crise dos Correios e seus efeitos para os trabalhadores.

Participaram da audiência, integrando a mesa dos trabalhos o Dep. Federal - Luiz Carlos Motta, que presidiu a audiência, Roberval Borges Correa – Presidente da ADCAP, José Aparecido Gândara – Presidente da Findect e Muriel Carvalho Garcia Leal – Presidente da APECT. Infelizmente, os Representantes dos Correios, do Postalis e Postal Saúde, apesar de convidados, não participaram.

O Presidente da ADCAP fez breve apresentação enfatizando a gravidade da crise financeira dos Correios, seus efeitos nefastos para a sociedade, para a economia e para os trabalhadores.

Relembrou a importância dos Correios como entidade pública, em razão do mandato constitucional e da coesão sociodemográfica, alertou que os Correios estão inseridos num setor econômico em forte expansão, que o desafio para a gestão é conduzir a transformação dos negócios tradicionais para a nova economia, que a crise atual se reveste da ausência de liquidez e sustentabilidade econômica.

Sinalizou para as principais causas: a) financiamento da universalização; b) desprofissionalização da gestão, com massificação de indicações político-partidária; c) deficiência do sistema de governança corporativa.

Para a solução emergencial cobrou do Governo Federal rápida capitalização para estancar os déficits correntes - mediante contrato de gestão, a profissionalização da gestão, o uso do imobilizado para financiar e garantir os investimentos para transformar o modelo de negócios e operações.

Como mudança estruturante defendeu o uso intensivo das oportunidades existentes na Lei 12.490/2011, na reestruturação financeira, otimização de custos e eficiência operacional.

Concluiu lembrando que não há solução simples ou mágica, que qualquer solução necessita ser construída a partir do diálogo com os trabalhadores e profissionais dos Correios, com a sociedade e com o Governo Federal.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Audiência Pública sobre os Correios na CTRAB

 Audiência Pública sobre os Correios na CTRAB com participação da ADCAP, outras representações e autoridades


🗓 Data: 10/06/2025 (terça-feira)
Horário: 16h30
📍 Local: Plenário 13 do Anexo II da Câmara dos Deputados

👥 Convidados:

1️⃣ Camilo Fernandes dos Santos – Presidente do Postalis

2️⃣ Eli Pinto de Melo Júnior – Presidente da Postal Saúde

3️⃣ Fabiano Silva dos Santos – Presidente dos Correios

4️⃣ Roberval Borges Correa – Presidente da ADCAP

5️⃣ José Gustavo Lopes Roriz – Diretor de Auditoria de Estatais da CGU

6️⃣ Lucas Rocha Furtado – Subprocurador do TCU

7️⃣ José Aparecido Gandara – Presidente da Findect

8️⃣ Esther Dweck – Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

9️⃣ Muriel Carvalho Garcia Leal – Presidente da APECT | Representação e Defesa dos Advogados dos Correios


A audiência objetiva discutir a situação econômico-financeira dos Correios, a atuação do Governo Federal e as opções de solução emergenciais.

Os associados de Brasília devem comparecer para prestar seu apoio ao debate e representar os associados de outros estados. Os associados fora de Brasília poderão acompanhar a audiência por endereço eletrônico, que divulgaremos em breve.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Teletrabalho nos Correios

A ADCAP vem desenvolvendo com grande esforço a defesa do teletrabalho nos Correios, onde existe cerca de 2 mil empregados exercendo essa atividade, incluindo os associados, notificados pela Empresa para retornarem ao trabalho presencial.

Como o teletrabalho hoje executado representa grande economicidade e maior produtividade para os Correios, a ADCAP apoia essa iniciativa e o abaixo-assinado a seguir.

"EM DEFESA DO TELETRABALHO NOS CORREIOS" 🚨

Assine e compartilhe por justiça, dignidade e respeito!

✍️ https://www.change.org/p/em-defesa-da-perman%C3%AAncia-dos-empregados-dos-correios-no-regime-de-teletrabalho


Nos últimos anos, o teletrabalho nos Correios se provou eficiente, econômico e humano.

🔹 Mais produtividade.

🔹 Menos gastos.

🔹 Qualidade de vida.

🔹 Inclusão de quem precisa (doentes, cuidadores, PCDs).

Agora querem acabar com tudo isso sem diálogo, sem justificativa técnica, sem nem ao menos oferecer estrutura adequada no retorno presencial. 😔

📌 A empresa não tem equipamentos, nem posições de trabalho suficientes.

📌 O custo do retorno será muito maior.

📌 Quem mais vai sofrer são os que mais precisam.

Essa decisão não é modernização, é retrocesso.

É desrespeito com quem entrega, mesmo diante das dificuldades. É ignorar tudo que foi conquistado com responsabilidade.

🙌 Vamos mostrar que os trabalhadores não estão sozinhos!

Assine, compartilhe, divulgue!

📢 Juntos somos mais fortes!

✍️ Assine aqui:

https://www.change.org/p/em-defesa-da-perman%C3%AAncia-dos-empregados-dos-correios-no-regime-de-teletrabalho

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Eleições para o CA - 2º Turno


➡️ Período de votação (on-line): 17 à 24/06

Pelo: https://ca.eleja.com.br/


⚠️ Você que está na ativa, não deixe de votar!

#Compartilhe!


Confira aqui também o passo a passo para votar: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf

terça-feira, 3 de junho de 2025

Teletrabalho - Assinatura de aditivo contratual

A respeito da determinação de retorno ao trabalho presencial e à exigência de assinatura de aditivo contratual para encerramento do trabalho presencial, a ADCAP vem se manifestar da seguinte forma:

Na esteira de outras manifestações, no sentido de discordar do encerramento generalizado do regime de teletrabalho, a ADCAP reitera sua discordância em relação ao encerramento generalizado do regime do teletrabalho. Este posicionamento se dá principalmente diante da ausência de justificativas socioeconômicas e laborais para tanto; por considerar que a medida tem o potencial de ser caracterizada como assédio geral aos trabalhadores e às trabalhadoras, em razão dos prejuízos psicossociais a estes causados, vez que estabeleceram e estabilizaram suas vidas em tal regime por cinco anos ou mais; em razão de desconsiderar as peculiaridades de trabalhadores e trabalhadoras e de suas famílias, que podem inviabilizar o labor presencial após mais de meia década; em razão dos prejuízos econômicos e logísticos que serão causados à empresa; em razão da total ausência de planejamento e preparo para retomada generalizada, com notória falta de estrutura, espaço e equipamentos; em razão de ser conduta potencialmente lesiva ao direito coletivo dos trabalhadores, por ter sido tomada sem qualquer diálogo; dentre outras razões.

Com estas considerações e registrando que a CLT não determina que haja a assinatura do trabalhador para o retorno ao teletrabalho e que a assinatura pode vir a ser entendida como concordância com o retorno, a ADCAP se posiciona de forma contrária à determinação e à exigência de assinatura, orientando associados e associadas que não queiram retornar ao trabalho presencial, que não procedam à assinatura de aditivo contratual.

A ADCAP registra, ainda, que vem tomando as medidas judiciais e administrativas cabíveis a fim de preservar o direito dos seus associados e associadas e de prevenir a dilapidação do patrimônio e a queda da produtividade da empresa.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

PDV - Opções e alternativas previdenciárias no Postalis para os associados

Considerando consultas frequentes dos associados sobre as opções do plano BD e PostalPrev quando do desligamento por adesão ao PDV, a ADCAP, com apoio do consultor Luiz Felippe, elaborou conjunto de informações relativas à portabilidade, renda vitalícia, renda por prazo certo, dentre outras.

Leia os esclarecimentos no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Portabilidade.pdf 


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP esclarece dúvidas dos associados sobre Postal Saúde

Considerando dúvidas recorrentes dos associados sobre a Postal Saúde, a ADCAP, com apoio da consultora Daniele Vasconcelos, elaborou um conjunto de perguntas e respostas das consultas mais comuns, para facilitar o esclarecimento desse tema.

Questões como adesão a GEAP e possibilidade de término da Postal Saúde são abordadas no resumo. Confira no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Postal-Saude.pdf


Direção Nacional da ADCAP.

Resultado do Sorteio da Pesquisa sobre a Revisão do Estatuto Social da Associação

 📣 Associado(a), sua voz constrói a ADCAP!

Agradecemos imensamente a todos os associados que participaram da pesquisa de opinião promovida pela ADCAP, com o objetivo de ouvir sugestões para o aprimoramento do nosso Estatuto. Essa escuta ativa é fundamental para tornar nossa associação mais democrática, moderna e conectada com suas reais necessidades.

Para valorizar essa participação, realizamos o sorteio de 5 assistentes virtuais Alexa, entre os que contribuíram com suas respostas. O sorteio foi realizado no dia 23 de maio de 2025, por meio da plataforma [sorteio.com](https://www.sorteio.com), que garante 100% de aleatoriedade nos resultados.

A condução do sorteio foi feita pela colaboradora Rosana Caetano da Comunicação Nacional, com a presença da Gerente Administrativa da ADCAP, Patrícia Silva, e da Coordenadora do Grupo de Trabalho da Revisão do Estatuto, Maria Inês Capelli, que acompanhou virtualmente.

🎥 Quer conferir como foi?

Acesse o vídeo do sorteio aqui: https://www.youtube.com/watch?v=z1qHKlJu8uA


🎉 Associados sorteados:

1. Rodolfo Soares Madeira de Araújo – ADCAP/DF

2. Deusimar de Maria Rocha e Silva – ADCAP/CE

3. Janio Matias da Silva – ADCAP/SPM

4. Wellington Martins da Silva – ADCAP/MT

5. Edson Matias – ADCAP/SPM

📦 Os prêmios serão enviados diretamente para o endereço residencial dos sorteados.

🗣️ A todos que participaram, nosso sincero agradecimento!

Sua colaboração é essencial para construirmos juntos uma ADCAP mais forte, representativa e preparada para os desafios do presente e do futuro.

Continue acompanhando nossos canais oficiais e fique por dentro das próximas etapas da revisão estatutária.


Direção Nacional da ADCAP.

Reunião da ADCAP com DIGEP para tratar do regime de teletrabalho


A ADCAP Nacional, representada pelo seu Vice-Presidente - Mauricio Fortes Garcia Lorenzo, e pelo Diretor de Relação Externas - José Maria dos Santos Silva, acompanhados pela Associada Ana Regina Braga esteve reunida ontem (29) pela manhã, com o Diretor de Gestão de Pessoas / DIGEP - Getúlio Marques Ferreira e com o seu Superintendente Executivo - Alexandre Vidor, para tratar dos impactos da decisão da Diretoria da Empresa acerca do retorno ao trabalho presencial dos empregados que se encontram no regime de teletrabalho. 

Além de manifestarem-se, mais uma vez, contrários à decisão, que no entendimento da Associação não agrega vantagens nem aos(às)  empregados(as), nem aos Correios, os representantes da ADCAP registraram que a gestão da Empresa deveria demonstrar uma preocupação mais imediata com a situação de empregados(as),  que requerem atendimento especial, em virtude das suas condições familiares e de saúde e demandaram uma revisão do escopo da decisão, permitindo a flexibilização do retorno ao trabalho presencial.

Neste sentido, os representantes da ADCAP entregaram à DIGEP uma série de requerimentos fundamentados e formulados por associados(as) que solicitam a revisão da determinação de retorno ao trabalho presencial, a fim de sensibilizar os dirigentes para os impactos sociais da medida, que não excepcionaliza nem sequer os(as) empregados(as) na condição de PCD.

A ADCAP Nacional continuará agindo no sentido de preservar os direitos dos(as) associados(as). Novas informações serão apresentadas oportunamente.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Live Postalis - Como decidir sobre as alternativas de benefícios e portabilidade




Na última live, ontem, 28 de maio, a ADCAP abordou o tema: Postalis - Como decidir sobre as alternativas de benefícios e portabilidade. Os convidados especialistas no assunto: Luiz Felippe - Consultor da ADCAP, Edgard Cordeiro - Conselheiro Deliberativo do Postalis, Roberval Borges - Presidente da ADCAP e Sheyla Belíssimo - Diretora da ADCAP participaram da live, puderam esclarecer e ajudar no entendimento dessas opções para a tomada de decisão.

➡️ Abaixo, dúvidas dos associados esclarecidas na live, entre outas:

. Qual a melhor opção entre o sistema de tributo? Regressivo ou progressivo?

. Como estão as medidas de recuperação dos recursos do BD?

. A revisão do desconto para o 13º dos equacionamentos do BD ocorrerá?

. Como está a migração do BD para CD?

. No caso de benefício vitalício, em caso de morte, como fica a situação do seu dependente indicado no Postalis

. Se eu sair no PDV, os atrasos de repasse dos Correios podem impedir/impactar meu benefício?

✅ Para entender sobre as alternativas de benefícios e portabilidade: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Alternativas-de-beneficios-e-portabilidade.pdf


📍 Perdeu a live? Assista na íntegra pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=oAF5p1-lHBA



Direção Nacional da ADCAP.

Ação da ADCAP - Postal Saúde

 Poder judiciário determina que Correios comprovem repasses dos valores da coparticipação dos trabalhadores e da sua obrigação como mantenedora na Postal Saúde


Nº 269 - 29/05/2025     


Como informado no comunicado Nº 261, publicado em 06/05/2025, a ADCAP ingressou com ação judicial solicitando que a UNIÃO e os Correios repassassem à Postal Saúde os valores devidos para que a Caixa de Assistência pudesse honrar com seus compromissos junto à rede credenciada.

Em decisão de urgência, a Justiça determinou que os Correios, em 10 dias comprovem o cumprimento de suas obrigações com a operadora do benefício à saúde dos trabalhadores e aposentados. 

A decisão foi nos seguintes termos:  _“Por todo o exposto, defiro em parte a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional, determinando que as requeridas apresentam, no prazo de 10 dias, os relatórios atualizados de repasse dos valores de coparticipação e recursos da ECT destinados ao custeio dos planos de saúde ofertados pela Postal Saúde, assim como os documentos comprobatórios dos procedimentos adotados para fiscalização da operadora".

A ADCAP, mesmo sensível com a realidade vivida pelos Correios e entendendo que o Governo Federal precisa agir, não pode se afastar do seu compromisso em defender o direito e interesses dos trabalhadores e aposentados. 

Estamos irmanados com todas as representações que, verdadeiramente, defendem os trabalhadores e aposentados.

É mais uma iniciativa da ADCAP que visa amenizar os caminhos de solução da crise financeira dos Correios, sem impor sacrifícios insuportáveis aos trabalhadores e aposentados. Os caminhos para resolver a crise exigem a participação do Governo Federal e das lideranças do Congresso Nacional. 

Não faltam recursos no Brasil, falta vontade política, séria, sem divisionismo ou mero discurso.


➡️ Processo Judicial: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Processo-Judicial-PS.pdf 



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Declarações retidas na malha fina – Relação de Associados

 Nº 268 - 27/05/2025


Mais uma vez, como ocorre anualmente, a ADCAP vai elaborar uma lista de associados, que tenham declarações retidas na malha fina, para acionar a Receita Federal do Brasil, objetivando a devida liberação.

O levantamento será realizado na primeira semana de julho, após o prazo para entrega das declarações, que ocorrerá em 30 de maio, além do mês de junho para o tempo de processamento.

Fique atento aos nossos informativos, para não esquecer de encaminhar os dados solicitados.

➡️ Dúvidas sobre Imposto de Renda: apoioimpostoderenda@adcap.org.br



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Eleições para o CA: resultado do primeiro turno

Para conhecimento dos associados divulgamos, a seguir, o resultado do primeiro turno da Eleição para o representante dos empregados junto ao Conselho de Administração dos Correios.

O candidato apoiado pela ADCAP Maurício Lorenzo – 37, obteve 2684 votos.

Como a eleição exige, para vitória no primeiro turno, 50% mais um dos votos válidos, o resultado implica em realização de segundo turno entre os dois candidatos mais votados.

Agradecemos a participação dos trabalhadores que exerceram seu direito de livre escolha, a participação dos demais candidatos que contribuíram com suas ideias e enriqueceram o pleito a colaboração, o empenho e a confiança de todos no candidato apoiado pela ADCAP. Em breve divulgaremos o calendário para o segundo turno.

Seguimos com o trabalho... Vamos à luta!


Direção Nacional da ADCAP.

Teletrabalho - informações de situações especiais

 Nº 267 - 26/05/2025

Pedimos aos associados que estão em teletrabalho e possuem situações especiais, que justifiquem permanecer nessa forma de atuação, além de informar via SEI a DIGEP, envie a ADCAP, para o e-mail relacoestrabalho@adcap.org.br cópia dessa manifestação e documentos instrutivos, como: laudos médicos de descentes ou ascendentes, descritivos de recomendações psicossociais etc.

Informamos que essas mensagens servirão para tratar o tema junto a Direção dos Correios em atenção aos interesses dos associados.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Eleições CA - Exerça o seu direito de votar e colabore com a mudança dos Correios

Prezado associado,

Nos acostumamos ao longo da história recebermos o reconhecimento e elogios da população brasileira, isso gerava em cada profissional dos Correios profundo orgulho e satisfação.

Mas os tempos mudaram, os trabalhadores e aposentados dos Correios tem vivido a angústia de conviver com reclamações constantes dos clientes, usuários, fornecedores e dos próprios colegas.

E qual a razão para essa triste realidade? Podem-se identificar muitas causas, questões de mercado, ausência de modernização dos processos e produtos, atuação do governo x ou y, mas todas essas questões estão interligadas à atuação das lideranças da Empresa.

Na atuação preventiva aos problemas, na busca de soluções efetivas, na articulação e coordenação dos trabalhos, infelizmente o que se repete na empresa é que as lideranças são escolhidas pelo compadrio, pela indicação político partidária, de pessoas despreparadas e sem experiência ou formação necessárias. 

Avalie seu chefe! Na realidade de hoje quando você leva a dura realidade que a empresa enfrenta ele aponta caminhos que você efetivamente acredita? Ou é apenas discurso? Pura narrativa? O seu chefe pode ser uma exceção!

A mudança dessa realidade começa por você. Diga não a hipocrisia, diga não para o falso líder! Participe da eleição ao representante dos trabalhadores no Conselho de Administração e vote para a mudança. Vote em quem tem preparo e coragem para lhe representar.


➡️ Para votar é simples e rápido:


1 - Acesso o site: https://ca.eleja.com.br;

2 - Clique no botão laranja “Acesso e Votação”

3 - Na próxima página, o empregado (somente da ativa) deverá fornecer:

. o número de CPF;

. resolver a validação do Captcha, e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

4 - Na próxima página, o empregado deverá fornecer:

. o número de CPF;

. A data de nascimento; e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

5 - Aparecerá um pop-up, informando sobre a Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012), referente a utilização de informações de eleitores em processos eleitorais;

. Clique no botão “Concordo”.

6 - Aparecerá um novo pop-up. dessa vez, para gerar a senha você terá que concordar com o Termo: Eu concordo que o sistema Eleja registre informações do meu acesso, para efeito de auditoria, tais como: IP, MAC ADRESS, LOCALIZAÇÃO, PERFIL DO COMPUTADOR, E- MAIL, TELEFONE, MATRICULA, DATA, HORA e HOST.

. Clique no botão “Concordo”.

7 - Na próxima etapa, o empregado optará a forma de recebimento da senha; Clique na opção que achar mais segura, E-mail ou SMS.

. Clicar no botão “Gerar Senha”.


✔️ Confira também o passo a passo ilustrativo pelo link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Eleições para o Conselho de Administração dos Correios - Exerça o seu direito de votar

Caro Associado,

Participar da eleição de escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração é uma oportunidade para você manifestar sua insatisfação com tudo que está acontecendo na empresa.

Se omitir e não participar, ou participar e escolher candidato que esteja comprometido com a situação presente, não permitirá que as mudanças necessárias ocorram.

Como todos sabem, a empresa está aprisionada num processo de vínculo entre a gestão e os interesses político-partidários e sindicais. Circunstância que já ocorreu no passado e comprovou que não funciona! E pior, coloca sobre os ombros dos trabalhadores o ônus dos desacertos como está ocorrendo agora: suspensão de férias, fim do teletrabalho, redução de salário com redução de jornada, medidas que constrangem o trabalhador e geram insegurança sobre o futuro.

Se você não concorda com essa realidade e quer mudar vote e escolha bem o seu representante.

➡️ Para votar é simples e rápido:

1 - Acesso o site: https://ca.eleja.com.br;

2 - Clique no botão laranja “Acesso e Votação”

3 - Na próxima página, o empregado (somente da ativa) deverá fornecer:

. o número de CPF;

. resolver a validação do Captcha, e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

4 - Na próxima página, o empregado deverá fornecer:

. o número de CPF;

. A data de nascimento; e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

5 - Aparecerá um pop-up, informando sobre a Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012), referente a utilização de informações de eleitores em processos eleitorais;

. Clique no botão “Concordo”.

6 - Aparecerá um novo pop-up. dessa vez, para gerar a senha você terá que concordar com o Termo: Eu concordo que o sistema Eleja registre informações do meu acesso, para efeito de auditoria, tais como: IP, MAC ADRESS, LOCALIZAÇÃO, PERFIL DO COMPUTADOR, E- MAIL, TELEFONE, MATRICULA, DATA, HORA e HOST.

. Clique no botão “Concordo”.

7 - Na próxima etapa, o empregado optará a forma de recebimento da senha; Clique na opção que achar mais segura, E-mail ou SMS.

. Clicar no botão “Gerar Senha”.


✔️ Confira também o passo a passo ilustrativo pelo link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf



Direção Nacional da ADCAP.

Eleições CA: Voto livre e secreto

Para termos sociedade livre é necessário eleições livres. o voto na eleição do representante dos trabalhadores é
facultativo livre e secreto


O voto facultativo, livre e secreto é crucial para a democracia, pois assegura que cada indivíduo possa realizar as suas escolhas sem receio de represálias. Temos recebido informações acerca da interferência no processo eleitoral, como a realização de propaganda eleitoral e captura de votos por pessoas estranhas dentro das unidades no período de votação para a eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração, em desacordo ao estabelecido no calendário eleitoral e nas orientações contidas no Ofício Circular n 57916099/2025 - Comissão Eleitoral CA, de 19/05/2025. 

Neste sentido, se o associado presenciou alguma irregularidade dessa natureza, pode utilizar o endereço eletrônico contatoadcap@adcap.org.br para o envio das seguintes informações: nome da unidade/SE; data e horário de ocorrência: natureza da ocorrência (propaganda eleitoral; captura de votos; interferência de gestores; coação ou outra irregularidade); pessoas envolvidas (pessoas que praticaram os atos irregulares; gestores que permitiram); imagens obtidas (se estiverem disponíveis) e outras informações consideradas relevantes. A ADCAP preservará o sigilo da fonte.

Importante compreender que atividade de campanha, estímulo forçado, imposição ou constrangimentos, além de afrontar o regulamento eleitoral configura crime, sujeitando os infratores a apuração administrativa e a instauração de notícia crime no âmbito da polícia federal.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Eleições para o Conselho de Administração dos Correios: Passo a Passo para votar

✅ Fase de Votação: 1º Turno

Período de votação (on-line): 20 à 26/05


➡️ Você que está na ativa, não deixe de votar!

É só clicar no link e conferir o passo a passo:
https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf


Ou diretamente pelo site:
https://ca.eleja.com.br/login.action



Direção Nacional da ADCAP.

Resposta da ADCAP à Veja ao artigo "Crise nos Correios: Uso e abuso"

Divulgamos abaixo, resposta da ADCAP à Veja, sobre o artigo "Crise nos Correios: Uso e abuso", publicado em 16/05/25. Confira:


Resposta da ADCAP à Veja

Prezado jornalista,

Lemos com grande interesse o seu artigo "Crise nos Correios: Uso e abuso" publicado na VEJA (https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/uso-e-abuso-2/), e gostaríamos de compartilhar algumas reflexões sobre a abordagem apresentada. 

O texto oferece um panorama detalhado e, em muitos aspectos, preciso da grave situação enfrentada pelos Correios.

É inegável, como bem apontado no artigo, que a empresa enfrenta sérios problemas. 

Alguns pontos, como a dimensão nacional da crise, dada a presença dos Correios em 5.570 municípios, e os números financeiros alarmantes – faturamento de R$ 20 bilhões contra despesas de R$ 24 bilhões no ano passado - reforçam a gravidade do quadro, como detalhado no artigo.

A análise sobre o "uso e abuso político de empresas públicas e seus fundos de pensão" como fonte de negócios para dirigentes partidários e operadores financeiros, e a menção aos Correios como um "caso exemplar das sequelas deixadas numa empresa estatal pelo loteamento político por longo período", são pontos cruciais a serem investigados pelos órgãos de controle para comprovação da prática e responsabilização dos responsáveis e, infelizmente, recorrente na história recente da empresa. 

A imobilidade do governo e do Congresso em decidir o futuro da empresa, aprisionados no debate entre estatização e privatização é um outro aspecto que o artigo aborda e que merece atenção.

No entanto, ao ponderar sobre o desfecho previsível de que "outra vez, quem vai pagar é a sociedade", talvez haja espaço para uma análise mais aprofundada sobre fatores que, se devidamente enfrentados, poderiam oferecer um alternativa à existência e funcionamento da centenária organização, mesmo diante do cenário desafiador. Além disso, cabe pontuar que o contribuinte paga por problemas em empresas privadas, como aconteceu com o PROER, programa criado para salvar bancos privados da falência, com os jabutis inseridos na CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para viabilizar a privatização da Eletrobrás e também através da renúncia fiscal, estimada em R$ 543 bilhões para 2025.

Um ponto que merece ser ressaltado é o impacto da descapitalização da empresa pelo próprio governo em anos recentes, através da retirada excessiva de dividendos, medida inadequada que estrangularia qualquer empresa, mesmo privada. Embora o artigo mencione a má gestão e a corrupção como fatores que inflaram as dívidas, a prática de retirar lucros de estatais para reforçar o caixa do Tesouro, muitas vezes em patamares ilegais ( foi o que ocorreu no caso dos Correios), pode minar a capacidade de investimento da empresa em modernização, renovação tecnológica e atualização da infraestrutura. Sem recursos para esses investimentos, torna-se ainda mais difícil para os Correios competir em um mercado dinâmico e exigente. Essa descapitalização, superior a 5 bilhões de reais, embora não detalhada no artigo, é um fator externo relevante imposto à gestão da empresa que originou suas dificuldades financeiras e operacionais.

Adicionalmente, é fundamental considerar o contexto do principal setor de atuação dos Correios: o comércio eletrônico. O artigo foca na perda de participação no mercado de entregas tipo Sedex, que é um segmento específico. Contudo, o mercado de e-commerce como um todo tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos. Esse crescimento representa uma vasta oportunidade para os Correios, dada a sua capilaridade única em todo o território nacional.

Enquanto concorrentes privados podem ter maior eficiência em grandes centros urbanos ou rotas de alto volume, a capacidade dos Correios de chegar a todos os municípios, mesmo aqueles onde a operação é deficitária, é um diferencial estratégico, aliado a força e reconhecimento da sua marca. Se a empresa conseguir superar os problemas de gestão, eficiência e investimento (possivelmente mitigando o impacto da retirada de dividendos e combatendo o uso político), ela estaria posicionada de forma privilegiada para capturar uma fatia significativa desse mercado em expansão. A crise atual pode ser vista não apenas como um sintoma de decadência, mas também como um ponto de inflexão onde, com as reformas e investimentos corretos, a empresa poderia se reestruturar para atender à crescente demanda do e-commerce.

Portanto, embora o seu artigo apresente uma análise rigorosa e necessária dos problemas que assolam os Correios, e o desfecho de uma nova conta para a sociedade seja um risco real e provável se nada mudar, acredito que a narrativa pode ser complementada ao se considerar o impacto da descapitalização imposta pelo acionista controlador (o governo) e, paradoxalmente, o imenso potencial de mercado representado pelo crescimento do comércio eletrônico. Enfrentar a crise exige, sim, combater o uso político e a ineficiência, como o artigo sugere, mas também passa por permitir que a empresa retome programas de desenvolvimento dos seus recursos humanos e capital para investir e se posicione estrategicamente para aproveitar as oportunidades de um mercado em franca expansão.

A situação é complexa, e a solução não é simples, mas talvez o fôlego dos Correios ainda não tenha se esgotado completamente. Dependerá, em grande parte, da capacidade de se promover uma gestão verdadeiramente profissional, livre das amarras da ingerência político-partidária e com foco na eficiência e no aproveitamento das oportunidades de mercado, algo que, como o artigo demonstra, tem sido um desafio histórico para a empresa.

Só há um responsável pela salvação ou derrocada dos Correios - seu acionista o Governo Federal.

Agradecemos a oportunidade de compartilhar essas reflexões e parabenizo-o(a) pela relevância do tema abordado.

Direção Nacional da ADCAP.


----------

Leia matéria na íntegra:

Uso e abuso

Desfecho da crise dos Correios é previsível: outra vez, quem vai pagar é a sociedade 

Publicado em VEJA
de 16 de maio de 2025, edição nº 2944 

Depois de 362 anos de monopólio, os Correios perderam o fôlego. Já nem conseguem cumprir o antigo compromisso de entregar em até 72 horas documentos despachados pelo serviço expresso na região Sudeste.

A empresa continua cobrando 40 reais para transportar uma folha de papel até um endereço a 800 quilômetros de distância da Avenida Paulista. O prazo, porém, mudou. O tempo agora é incerto como bilhete de loteria: um envelope Sedex de 50 gramas pode demorar três, dez, quinze dias ou mais para chegar ao destino. 

Assiste-se ao derretimento de uma corporação estatal singular pela longevidade e, também, pela presença em 5 570 municípios, o que dá dimensão nacional à crise. 

Os Correios faturam 20 bilhões de reais por ano, mas gastam 24 bilhões para manter as portas abertas de segunda a sexta-feira — aumento de 8% nas despesas no ano passado. Acumulam dívidas ainda imprecisas nos balanços contábeis, infladas em parte por corrupção e agravadas por má gestão. 

O uso e abuso político de empresas públicas e seus fundos de pensão se tornou uma fonte de negócios para dirigentes de partidos e operadores financeiros, nas últimas três décadas, invariavelmente com altas taxas de lucratividade. 

Os Correios são caso exemplar das sequelas deixadas numa empresa estatal pelo loteamento político por longo período para usufruto no espectro partidário — do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro, entre outros. 

Na época das investigações sobre o mensalão, no primeiro governo Lula, a empresa chegou a ter 525 categorias de irregularidades auditadas em dois terços de seus contratos comerciais, todas classificadas como graves e de alto risco para os cofres públicos. 

Na década passada, delinquências em série levaram o fundo de pensão Postalis à quebra, com perdas bilionárias e irreversíveis para a estatal e seus empregados. 

Aos abalos financeiros somou-se o declínio no mercado. A empresa era responsável por quase metade dos serviços postais no país em 2019 e hoje domina menos de um terço do mercado de entregas do tipo Sedex. O despacho expresso de encomendas e documentos é o “filé” do setor e, até agora, permitia à empresa pública financiar uma rede de 10 000 agências, das quais apenas 1 500 não dão prejuízo. 

A decadência empresarial acabou acelerada pela imobilidade do governo e do Congresso, que não conseguem chegar a uma conclusão sobre o que é melhor para o país: reconstruir a estatal ou simplesmente se livrar dos Correios. 

O debate é rarefeito e, quando ocorre, acaba aprisionado na esgrima retórica sobre estatização ou privatização. Por conveniência política, a discussão fica distanciada de aspectos relevantes da vida da empresa e sua relação com os clientes. Por exemplo, os Correios não sabem, porque não têm controle, quanta encomenda ou correspondência efetivamente entregam em casa ou guardam em depósito até que o destinatário retire. Não há preocupação com eficiência e qualidade na prestação de serviços postais ao público pagante. 

Em contrapartida, interesses corporativos e sindicais prevalecem. Raras são as empresas que sobrevivem a uma greve por ano durante uma década e meia. Os Correios conseguiram e seguem existindo apenas porque pertencem ao Estado brasileiro. A rotina do grevismo numa das maiores empregadoras do país virou meio de vida para uma parte da burocracia que governa quatro dezenas de organizações sindicais.

A conta chegou. O primeiro trimestre foi pontuado por intermitências nos pagamentos do plano de saúde, em aluguéis de imóveis em alguns estados e nos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Na semana passada as transportadoras terceirizadas suspenderam serviços depois de três meses sem receber. Então, os Correios se declararam à beira do abismo. Anunciaram cortes salariais, redução da jornada de trabalho, incentivo a demissões voluntárias e suspensão do pagamento de férias. 

A reação dos sindicalistas foi inusitada. Antes de procurar a empresa para negociação, uma federação setorial e seus 31 sindicatos filiados pediu uma audiência a Lula, no Palácio do Planalto, e divulgou uma carta com advertências ao governo: “Não aceitaremos retrocessos ou retirada de direitos, elegemos este governo com a esperança de reconstruir tudo o que foi desmontado”. 

É uma nova crise na velha empresa estatal com o desfecho previsível de sempre: vai sobrar mais uma conta para a sociedade.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Associados em teletrabalho devem ingressar com processo no SEI

 Nº 265 - 19/05/2025

Aos associados que estão em teletrabalho, como antecipado, além das medidas judiciais em andamento, em contato com a área de gestão de pessoas, recebemos informação que para os trabalhadores que possuem situações especiais, devem ingressar com processo no SEI, explicando sua situação específica: por exemplo, acompanhamento de filhos ou genitores que exigem cuidados especiais e encaminhá-lo à DIGEP diretamente. 

Cada caso será analisado conforme cada situação. É importante que os associados, que tenham situações especiais, ingressem com seus pedidos o quanto antes.

Quanto a suspensão e o cancelamento do retorno ao trabalho presencial de modo geral, além da medida judicial em nome de todos os associados, estamos dialogando com a direção dos Correios no sentido da revisão da iniciativa, dada as vantagens de economicidade para a empresa com a manutenção do teletrabalho.

Importante que na Eleição para o Conselho de Administração, de 20 a 26 de maio, os trabalhadores votem Maurício Lorenzo número - 37 para fortalecer nossa luta.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

ADCAP decidiu ingressar com medidas contra o fim do teletrabalho, suspensão de férias, redução de jornada e salários dentre outros

A Associação definiu que além de abrir negociação em nome dos seus associados junto a diretoria de pessoas ingressará com ações coletivas em todos os temas em que houver
ofensa a direitos consolidados.

Nº 264 - 15/05/2025

Em atenção às solicitações e contatos dos associados com relação as medidas de redução de custos na gestão de pessoal, informamos que a ADCAP concluiu a adoção de diversas medidas no âmbito administrativo e judicial visando preservar direitos dos trabalhadores.

Lembramos que todos os estudos internos e externos, de conhecimento da ADCAP, demonstram que a adoção do teletrabalho reduz custos e aumenta a produtividade, considerando as atividades passiveis desse tipo de atuação.

O uso de espaços físicos, equipamentos e serviços de rede pessoais, custeados pelos trabalhadores, são alguns exemplos, objetivos, de redução de custos para a Empresa, além dos tempos de deslocamento e custos de transporte. A flexibilidade e a fixação de metas de trabalho são elementos motivacionais importantes também a serem considerados.

Da mesma forma, medidas de suspensão de férias devem respeitar limites legais e compromissos já assumidos pelos trabalhadores, em garantia, inclusive , da harmonia familiar. 

A redução da jornada com redução de salários deve ser medida que respeite o interesse e direitos dos trabalhadores e não pode ser objeto de pressão ou assédio.

Lembramos, ainda, que não devem ser assinados documentos pelos trabalhadores sem prévia análise e, caso necessário, procurem orientação jurídica específica, por meio do endereço apoiojuridico@adcap.org.br 

Por fim, importante compreender que em ações individuais o associado ingressa em juízo em nome próprio, sem representação da ADCAP, enquanto nas ações coletivas a ADCAP substitui o conjunto de associados. O ingresso de ação individual implica renúncia tácita à ação coletiva.

Manteremos os associados informados da evolução das medidas.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 14 de maio de 2025

ADCAP apoia medidas de recuperação dos Correios

A ADCAP participou de matéria jornalística onde foi questionada sobre a extensão do PDV promovido pelos Correios como medida para recuperação financeira. Sobre esse tema o presidente da ADCAP informou que entende ser importante programas de renovação do quadro de colaboradores, mas que além de medidas para redução de gastos, é necessário divulgar, com clareza o planejamento e iniciativas de modernização dos Correios para que os colaboradores tenham confiança no futuro da Empresa.

A ADCAP enfatizou que, considerando a divulgação dos resultados do balanço de 2024, com prejuízo de mais 2,6 bilhões os trabalhadores estão inseguros e apreensivos com relação ao futuro dos Correios e dos empregos.

Quanto aos resultados de prejuízos acumulados nos últimos anos, apesar de reconhecer a perda de eficiência pelos baixos investimentos dos últimos anos, a ADCAP chamou a atenção para que não se pode limitar o entendimento de que isso se deve, exclusivamente, a esses fatores ou a redução da remessa de correspondências, que fatores ligados a ineficiência do planejamento e implementação de medidas de melhoria dos negócios e de produtividade são razões relevantes e influentes para os números apresentados.

A ADCAP tem insistido que é preciso adotar medidas emergenciais para resolver o problema de fluxo de caixa dos Correios. Para tanto, há necessidade de posicionamento político do Governo Federal no sentido de capitalizar a empresa com recursos substanciais para sua modernização, seja via aporte direto como acionista único ou via recursos inclusos no orçamento da União. 

A literatura registra que todos os grandes Correios do mundo passaram por esse momento de transição e a maioria superou esse estágio utilizando seus ativos imobiliários e ativos intangíveis para financiar essa modernização e hoje são empresas competitivas e lucrativas nos mercados em que atuam.

Na entrevista realizada, e que por questões de edição não foi apresentada, a ADCAP esclareceu que acredita no futuro promissor para os Correios pois ele atua em segmento da economia em forte expansão. O sucesso dos Correios depende de investimento expressivo em novas tecnologias, que pode ser feito por seu acionista ou por parceiros privados.

Entretanto, para que esses investimentos sejam realizados há necessidade de o Governo Federal reconhecer e acreditar nas lideranças da empresa e na capacidade de implementá-las, bem como dessas lideranças levarem ao mercado projetos de negócios, consistentes, que garantam retornos para os investimentos.

Os trabalhadores dos Correios têm dado seguidamente sua cota de contribuição, com grande sacrifício em suas vidas. A ADCAP espera que mais uma vez não sejam os únicos a pagar uma pesada conta.


➡️ Assista a matéria na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=F6ocJFR9QaY


Direção Nacional da ADCAP.