Correios fortalece parceria com e-commerce brasileiro
Revista PEGN
13.11.2017
13.11.2017
Líder de entregas do comércio eletrônico, com
40% do mercado nacional, os Correios querem continuar a ser o
parceiro preferencial das lojas virtuais brasileiras. De 1 milhão de encomendas
entregues por dia, 70% são provenientes de e-commerce. Desde o ano passado, a
empresa vem trabalhando em pontos críticos, revendo sua linha de produtos e
investindo fortemente para dar apoio a um dos poucos setores da economia
que não param de crescer. Apenas em setembro, a quantidade de entregas de
encomendas aumentou 10% em relação ao mesmo mês de 2016.
Pensando no pequeno e-commerce, a empresa
criou este ano o Correios Log+, um serviço de fulfillment em que fica
responsável pelo estoque, separação, embalagem, impressão de etiqueta e envio
dos produtos comercializados pelas lojas virtuais.
A solução vem resolver um problema de
logística para o comerciante que, terceirizando esta etapa do processo, pode
focar na venda. O Correios Log+ está disponível em seis localidades: Paraná,
Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal. De acordo
com os Correios, a solução proporciona até 47% de redução dos custos logísticos
totais (armazenagem, preparação e distribuição). Outra vantagem do serviço é a
possibilidade de gerenciar a loja virtual de qualquer lugar do mundo. Bem
aceito pelos empresários do comércio eletrônico, o Correios Log+
(fulfillment) já faturou R$ 1,8 milhão. Mais detalhes aqui.
Nova política comercial
Em maio deste ano a empresa adotou uma nova
política comercial, por meio da revisão do portfólio, mudança na forma de
precificação dos serviços e no relacionamento com os clientes. Com isso, o
serviço e-SEDEX foi finalizado e o atendimento desta demanda foi direcionado
para o SEDEX e PAC. O e-SEDEX era um tipo de entrega mais barata e exclusiva
para o comércio eletrônico, porém limitada a 200 cidades. Agora o atendimento
está unificado em todo o Brasil. Segundo os Correios, em 32% dos envios que
antes eram feitos pelo e-SEDEX houve redução real de preço. O objetivo da nova
política comercial foi organizar as entregas de acordo com as demandas do
mercado nacional.
Nos primeiros cinco meses da sua
implementação o volume de encomendas da companhia cresceu 16,4%. De acordo com
nota dos Correios, a Política Comercial lançada este ano tem se mostrado um
sucesso. A empresa ressalta que esta foi uma decisão acertada e muito focada no
comércio eletrônico, acrescentando que manteve a liderança de mercado no
e-commerce e ampliou o volume e faturamento de encomendas.
Outra iniciativa é a distribuição de 58 mil
dispositivos eletrônico em todo o Brasil, para os carteiros, que permite a
confirmação da entrega em tempo real. A confirmação eletrônica já funciona para
os serviços premium (SEDEX Hoje, 10 e 12) e agora está sendo ampliada para
todos os serviços de encomenda. O dispositivo informa se a entrega foi feita no
horário, para quem foi entregue e tira foto da etiqueta com a assinatura de
quem recebeu. Assim o cliente tem mais facilidade e agilidade para saber a quem
a encomenda foi entregue.Desde o ano passado os Correios investem para triplicar
a capacidade de processamento das encomendas, atendendo à crescente demanda do
comércio eletrônico. A empresa está investindo 137 milhões de dólares na
implantação de 10 novos sistemas automatizados de triagem, até 2020. Uma
encomenda é processada da seguinte forma: o lojista envia o produto por uma
unidade dos Correios próxima de sua empresa, que é então levado a um grande
centro de tratamento onde é tratado e remetido a uma unidade de distribuição
dos Correios perto do destinatário, sendo por sua vez entregue ao
comprador.
Duas novas máquinas já foram instaladas no
Centro de Tratamento de Encomendas Cajamar, em São Paulo. Principal hub
logístico dos Correios, com 70 mil metros quadrados, o Centro é responsável
inclusive por cargas aéreas. Pelo menos outros 10 centros de tratamento dos
Correios também receberam ou receberão ainda este ano atualizações do
maquinário de triagem. Com a conclusão do projeto, os Correios passarão a
contar com 19 sistemas de triagem automatizada de encomendas instalados nas principais
cidades do país, o que corresponderá a uma capacidade de processamento total em
torno de 220 mil encomendas por hora. De acordo com o Departamento de
Encomendas e E-commerce dos Correios, esta medida permite a melhora dos prazos
e controle total das encomendas e atende a uma demanda do mercado e dos
próprios consumidores.
Preparação para Black Friday e Natal
Os meses de novembro e dezembro alteram de
forma significativa a rotina dos Correios. O aumento da entrega de encomendas
da Black Friday e do Natal é tão intensa que a empresa começa a se preparar
muito antes, já a partir de julho. Para a operação de fim de ano, que considera
o aumento de demanda proporcionado pelas duas datas comerciais, serão
contratados recursos adicionais, como mão de obra extra e novas linhas de
transporte, além de reforço nas ações de gerenciamento de risco da carga. A
expectativa é que o período entre a Black Friday e o Natal gere um aumento,
para os Correios, em torno de 35% na demanda de encomendas do comércio
eletrônico.
Para atender a esse volume, o time de
empregados dos Correios, 108 mil concursados em todo o Brasil, passa a contar
com mais cerca de 1.700 funcionários temporários neste período. Além disso, a
frota de 20 mil veículos funciona a todo vapor e a empresa faz contrato de
novas linhas rodoviárias que reforçam as entregas. Saiba mais sobre os
serviços oferecidos pelos Correios ao e-commerce aqui.
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