quinta-feira, 31 de julho de 2025

Associados que pagam mensalidade por boleto

Comunicamos que, a partir de agosto, as mensalidades referentes às competências de julho/25 a dezembro/25 terão vencimento entre os dias 10 e 13 do mês subsequente. Os boletos dessas competências foram gerados em uma única remessa e já estão disponíveis tanto por e-mail quanto no portal do associado.

Caso não tenha recebido no e-mail, nem no seu spam ou precise emitir uma segunda via, você poderá retirar os boletos no site da ADCAP Nacional.

Se não tiver feito nenhum acesso ainda, basta clicar na faixa amarela, conforme banner e criar uma conta, informando os seus dados. Não tem segredo!

 Veja passo a passo:

Acesse: www.adcap.org.br

Na faixa amarela: Cadastro/Financeiro, do banner Portal do Associado

Clique em: “Criar minha conta”, crie seu acesso digitando seu CPF e uma senha de 09 dígitos, depois clique em Registrar

Retorne e acesse com seu CPF e senha criada

Clique em: FINANCEIRO – Escolha a parcela na seta lateral e clique em Visualizar para imprimir.

Ou por meio do link:

https://app.higestor.com.br/portal/associacao-dos-profissionais-dos-correios/portal_users/sign_in


O contato direto para tratar sobre pagamento e mensalidade, substituição de boleto, PagSeguro e inadimplência é:  mensalidade@adcap.org.br 

Atenção:  Os boletos da ADCAP são intermediados pelo banco SAFETOPAY INTERMEDIAÇÃO DE NEGOCIOS LTDA, então não estranhe quando aparecer esse nome na confirmação o pagamento.




Direção Nacional da ADCAP.

Live: Ações Coletivas da ADCAP relativas a Bitributação e outros temas

Ações Coletivas da ADCAP relativas a Bitributação e outros temas foi o assunto da live da ADCAP de ontem, 30/07. Com a participação da convidada, Dra. Luísa Moraes, parceira da ADCAP desde 2020, especialista em Previdência Complementar e que já atua em diversos casos, a live esclareceu diversas questões como:

. Caso a ADCAP ganhe a ACP da bitributacao qual efeito para os associados?

. Na ação de atraso no Equacionamento de 2024, apurado à época em mais de 2 bilhões e consta do plano desse equacionamento onerando todos os participantes e assistidos, havendo sucesso na ação como impactará os associados?

. Como saber se estou em uma dessas listas dessa ação da bitributação?

. Estas ações, principalmente a da bitributação, abrange TDS os associados? Preciso fazer algo ou a ADCAP nos informara o que fazer?

. Como fazer para mudar o regime tributário? Será necessário ação judicial individual? Como participar de grupo contra a bitributaçao?


Uma live super importante que tornou claro todos esses questionamentos e muito mais outros. E se perdeu, confira no link a seguir, a live na íntegra: 


➡️ https://www.youtube.com/watch?v=j4sSPW6T29k 



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Ação da ADCAP contra BNY nos EUA permanece ativa e aguarda decisão

Disponibilizamos, recentemente, informações sobre o processo, que a Associação dos Profissionais dos Correios – ADCAP, move contra o The Bank of New York Mellon Corporation – BNY.  Nossa ação tem o número 25-cv-01711-AS, na Corte Federal de Nova York – Souther District of New York.

Como já informado aos participantes, no dia 8 de abril de 2025 tivemos audiência presencial na Corte de Nova York com a presença do Juiz, assistentes, advogados da ADCAP e BNY. Após a audiência tivemos vários peticionamentos de parte a parte, tendo sido apresentadas contestação, réplica à contestação e tréplica. O processo atualmente está concluso com o Juiz da causa, para despacho e análise de questões processuais e de mérito.

Nossa luta permanece gigante, pois, estamos litigando em fórum estrangeiro, contra um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Seguimos com nosso pleito, esperando evoluções e manifestação do Juiz.



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Revisão de Aposentadoria com inclusão do valor do Vale Alimentação, Vale Refeição e Vale Cesta

Considerando consulta de associados, relembramos que continuamos com as atividades de avaliação sobre a vantagem de ingressar com ação de revisão de benefício previdenciário para a inclusão do Vale Alimentação.

Essa revisão pode aumentar o valor da sua aposentadoria.

É destinada aos Segurados que trabalharam ou trabalham nos Correios e se aposentaram há menos de 10 anos;

Caso você se enquadre nessas condições e tenha interesse em buscar essa correção, entre em contato com o setor jurídico da ADCAP pelo endereço valealimentacao@adcap.org.br para mais orientações e análise do seu caso individual.

Essa pode ser uma oportunidade importante de garantir um valor de aposentadoria mais justo e condizente com sua contribuição previdenciária ao longo da vida laboral.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

ADCAP continua atuando em Defesa dos Associados pela Manutenção dos Trabalhadores com 75 Anos e pela Manutenção do Teletrabalho


Considerando informações de associados sobre decisão da Direção dos Correios em desligar trabalhadores com 75 anos de idade, informamos que a ADCAP já possui ação coletiva que discute possível ilegalidade nessa medida e, em razão dos temas 1390 e 638 em discussão no STF apresentou medida cautelar para suspender a eficácia da decisão até o julgamento dos temas pelo STF.

Do mesmo modo, a ADCAP participou de audiência no TRT 5 em razão da ACPCIV 0000585-43.2020.5.05.0016 que trata de assédio nos Correios relatando que a medida generalizada para o fim do teletrabalho tem o sentido de pressionar os trabalhadores a aderirem aos seguidos Planos de desligamentos implementados pelos Correios.

Assim, renovamos as informações da atuação permanente da ADCAP em respeito aos direitos e dignidade dos associados trabalhadores dos Correios.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Obtenção de Documentos Cadastrais Junto aos Correios

Tendo em vista a frequente necessidade de levantamento de documentos para ingresso em ações judiciais, informamos que a ficha cadastral, financeira, contracheques e informe de rendimentos dos Correios também estão disponíveis para os empregados ativos, desligados, afastados e pensionistas pelo link https://servicosrh.correios.com.br.    

O login deve ser realizado com o CPF e senha ID correios. Caso não recorde a senha, basta clicar em "esqueci minha senha" para proceder com a redefinição por meio do telefone (SMS) ou e-mail. Caso o sistema não identifique o CPF, realizar o cadastro conforme abaixo.  

1.Cadastrar senha de acesso   

a) Clicar em Cadastrar   

2) Selecionar a opção Pessoa Física e clique em PROSSEGUIR.   

3) Informar os dados solicitados.  

4) Após a conclusão do cadastro. Retornar a página inicial (https://servicosrh.correios.com.br) e informar o Usuário (CPF) e senha cadastrada.    

Caso o sistema identifique o CPF já cadastrado e não lembrar a senha:

1) Clique em “Esqueci minha senha” 

2) Escolha uma das opções por e-mail ou por SMS para receber o código de verificação e informe seu CPF e clique em “Prosseguir”.  

3) No próximo campo informe o número de telefone ou o e-mail, conforme o caso.

4) Em seguida, digite o código recebido e clique em “Recuperar conta”, de acordo com a opção escolhida. 

Obs. 1: a recuperação de senha por e-mail e/ou telefone somente será possível se o usuário ainda possuir acesso a ele. Caso não possua acesso, recomenda-se optar pela recuperação por telefone. 

Obs. 2: Caso o número de telefone e e-mail não estejam atualizados, faz-se necessário solicitar a atualização pelo “Fale Conosco” no site dos Correios.

Outra opção para obter os referidos documentos é solicitá-los pelo e-mail: gcat-atendeempregado@correios.com.br. Para tanto, se faz necessário anexar ao e-mail o documento de identificação digitalizado e informar matrícula dos Correios.


Direção Nacional da ADCAP.


Associados da ADCAP contratados pelos Correios até 30/04/2012 na Ativa ou Aposentados podem ter Valores a Receber


Os associados da ADCAP contratados pelos Correios antes de 30/04/2012, ainda na ativa ou desligados após 04/10/2013, que exerceram função por pelo menos 5 (cinco) anos e foram dispensados por iniciativa da empresa, podem ter valores devidos pelos Correios.

Os associados que receberam GPTF, por cinco ou menos anos, que estão na ativa ou mesmo já aposentados podem ter diferenças a receber dos Correios.

Os associados que recebiam a verba FAT e foram migrados para ITF com redução de valor no período de migração, podem ter diferenças a serem recebidas dos Correios.

Assim, se você se enquadra em alguma dessas situações, envie mensagem para o endereço fat@adcap.org.br encaminhando em anexo sua ficha cadastral.

A ADCAP analisará sua situação e avaliará se há direito ao recebimento de diferenças e dará as orientações devidas.

A ADCAP sempre atuando na defesa dos direitos e interesses dos associados.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

 O Momento não é de Críticas ou de Cobrar Benefícios. Agora é hora e Reconstrução

Muitas lideranças, com o sentido mais aproveitador possível, depois de um ano de sangria dos Correios, acumulando prejuízos e vivendo toda sorte de dificuldades, agora surgem falando que é hora de exigir melhorias nos salários e nos benefícios, ameaçando com greves a combalida situação da empresa. Nada mais inoportuno.

Em verdade o momento é de união da categoria para ajudar os Correios a sair do atoleiro, a encontrar seus verdadeiros caminhos, a voltar a atender a sociedade como sempre fez, com regularidade, velocidade e segurança.

É hora de fortalecer a governança da empresa, garantir transparência, fortalecer as parcerias, estimular o desenvolvimento dos trabalhadores e colocar as contas em dia, com clara definição de prioridades.

A politicagem, o uso abusivo dos espaços de poder, a ocupação de funções de lideranças com base no único critério de compadrio, não tem mais espaço na nova economia competitiva e dinâmica.

Quando alguém se apresentar prometendo vantagens e mais benefícios, não esqueça de perguntar: quem paga a conta?

A ADCAP estimula seus associados à não se curvarem as conversas vazias, ao discurso político vão. O momento é muito difícil, mas com lideranças preparadas, criatividade e determinação, vamos superar todos os desafios.


Direção Nacional da ADCAP.


segunda-feira, 14 de julho de 2025

Perícia contábil judicial no Postalis

Justiça reconhece que reprecificação de ativos realizada pela gestão da Previc no Postalis não atendeu aos requisitos legais e determina perícia 


Nº 274 - 14/07/2025


O Postalis, quando estava sob gestão de intervenção da Previc, em julho de 2018, realizou a reprecificação dos ativos dos fundos administrados, que implicou em redução de 11,2% dos saldos das contas dos participantes do PostalPrev e 45,8% dos participantes do Plano BD Saldado.

Em razão dos efeitos da reprecificação, bem como, da sua arbitrariedade e ausência de critérios de transparência e cumprimento dos requisitos técnicos exigidos pela legislação, a ADCAP ingressou em juízo buscando a correção dessa arbitrariedade e dos seus efeitos para os associados da ADCAP.

Recentemente, o TJDF decidiu que as avaliações em cada investimento reprecificados pelo Postalis, à época, não estão corretamente demonstrados e determinou a realização de perícia contábil judicial. 

Apesar do longo tempo de discussão judicial e, ainda, um bom caminho a percorrer, após a realização da perícia judicial, caso confirmado prejuízos aos participantes, estes terão direito a obter a correção dos seus saldos em ambos os planos de previdência.

Uma importante vitória, que reafirma a impropriedade da intervenção operada no Postalis, sem implementação de soluções efetivas durante todo seu exercício e que, também nesse episódio da reprecificação dos ativos dos fundos, se mostra desastrosa e ilegal, como se pretende demonstrar via judicial. 



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Malha Fina - Verifique a situação de sua declaração de IRPF antes de enviar seus dados para a ADCAP

Nº 273 - 10/07/2025

Os associados que se encontram com alguma declaração na malha fina, em razão de divergências de informações prestadas pelos Correios e Postalis e a ação coletiva da ADCAP, sugerimos que, antes de enviar seus dados para a ADCAP, verifiquem sua atual situação no e-CAC, no site da Receia Federal e informe a liberação, para excluirmos o nome da lista que será remetida a RFB.

Recebemos informações de diversos associado(a)s, que no dia de hoje, já tiveram suas declarações liberadas da malha fina.

Solicitamos ainda, que o associado que já encaminhou os seus dados por e-mail para apoioimpostoderenda@adcap.org.br e recebeu a confirmação de recebimento, não encaminhe os dados novamente, para não causar transtornos aos nossos trabalhos.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

ATENÇÃO para as Novas ações da ADCAP Nacional relativas ao Imposto de Renda

 Nº 272 - 03/07/2025

ADCAP Nacional vai ingressar com novas ações coletivas, representando todos os associados, dispensando contratos individuais para o reconhecimento desse direito ou qualquer pagamento específico.

⚠️ Novos associados que se filiarem até 15/07/2025 participarão dessas ações coletivas


➡️ Ação Coletiva por bitributação 

Ação Coletiva judicial por bitributação visa garantir a isenção de Imposto de renda aos beneficiários do Postalis BD Saldado, que ocorre com aposentados que contribuíram para planos de previdência complementar entre os anos de 1989 e 1995. Nesse período, as contribuições foram feitas com valores já tributados. No entanto, atualmente, ao receberem a aposentadoria, esses beneficiários sofrem nova incidência do imposto sobre o mesmo montante, caracterizando a bitributação.

O objetivo da ação é garantir a restituição dos valores pagos em duplicidade nos últimos cinco anos, devidamente corrigidos e acrescidos de juros legais. Além disso, busca-se o reconhecimento judicial da redução da base de cálculo do Imposto de Renda sobre os valores recebidos da previdência complementar, de forma definitiva e vitalícia. Isso significa que, além de recuperar valores pagos indevidamente, o beneficiário passa a receber uma aposentadoria com maior valor líquido mês a mês.

Para se beneficiar dessa ação, é necessário ter contribuído para o plano de previdência complementar entre 1989 e 1995.

Para ter direito à restituição de valores retidos à título de IR, outros dois requisitos devem ser atendidos: 1. ter realizado o pagamento de Imposto de Renda no último ano e 2. Estar atualmente recebendo benefício de aposentadoria do BD Saldado, seja por meio de retenção na fonte ou por declaração anual de ajuste. O atendimento a esses critérios indica a possibilidade concreta de cobrança em duplicidade.


➡️ Ação do IR sobre contribuições extras para o Postalis

Ação para garantir a defesa dos direitos e dos interesses dos associados, para excluir a cobrança do Imposto de Renda sobre as contribuições EXTRAS para o Postalis, instituída pela A COSIT 354 de 07/2017, RFB.

Lembramos que a ADCAP já possui 3 ações coletivas sobre esse tema e já beneficia milhares de associados. E essa nova ação objetiva atender os associados recentes.


Direção Nacional da ADCAP.

Live: Informações e orientações sobre Imposto de Renda


A ADCAP realizou ontem, 02/07, uma live com o tema do momento, para ajudar e orientar os associados sobre Imposto de Renda e Malha Fina. 

Com a participação do convidado, Jorge Ribeiro – Contador e especialista no assunto, a live esclareceu questões de como ver os valores de informações prestadas pelos Correios e pelo Postalis a Receita Federal, de como saber se é beneficiário do processo referente a dedução no IR das contribuições para saldamento do déficit do plano BD, como proceder se caiu na malha fina, como ver o andamento da declaração, se a haverá recebimento de valores retroativos ao final das ações, entre outras dúvidas importantes.

➡️ Se perdeu, confira no link a seguir, a live na íntegra: 📍 https://www.youtube.com/watch?v=WP9JxssdN0g


⚠️ Lembramos ainda, que os associados que estiverem com sua declaração na malha fina, em razão de divergências de informações prestadas pelos Correios e Postalis, em relação a ação coletiva da ADCAP, pedimos encaminhar APENAS para o e-mail: apoioimpostoderenda@adcap.org.br , com o assunto: Malha Fina, as informações solicitadas abaixo, até o dia 15/07/2025.



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ADCAP Nacional – Triênio 2025/2028


No dia 16/05/25, realizou-se, na sede da ADCAP Nacional, em Brasília, a posse da Diretoria Executiva, bem como seu Conselho Fiscal, para a gestão do Triênio 2025/2028.

Em evento interno, sem convidados especiais, considerando o momento crítico vivido pelos Correios e em respeito aos trabalhadores e aposentados associados da ADCAP, teve a participação dos integrantes da Diretoria Executiva da ADCAP Nacional, seu Conselho Fiscal, integrantes da junta Eleitoral, representada por Paulo Edison Tocchetto e Antônio Carlos França Kruel, dos ex-presidentes da ADCAP, Maria Inês Capelli e Adriano Aquino de Gusmão, dos parceiros: Sr. Germano Celin - Assessor da Presidência da Postal Saúde, Dr. Diogo Britto representando o escritório Cezar Britto, Daniele Vasconcelos – consultora da ADCAP, para o tema Postal Saúde, Yzys Moreira, representando a Conecta - Assessoria Parlamentar da ADCAP, Amilton Coelho - representando a agência de Marketing Biskidu, Charles Cleyton Alves de Brito representando a Youhuul - parceira do Clube de Benefícios da ADCAP e Athos Skeff representando a Skeff corretora, associados e familiares.  

Em um primeiro momento, os candidatos eleitos para Diretoria Nacional e seu Conselho Fiscal foram empossados e, na sequência, em seu discurso, o presidente Roberval Borges Correa agradeceu a presença de todos e parabenizou os eleitos para gestão 2025/2028.



Direção Nacional da ADCAP.