quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Postalis - temas estratégicos

A ADCAP, FAACO, FENTECT e FINDECT, em atuação conjunta, enviaram carta ao Presidente dos Correios solicitando reunião para tratar de temas estratégicos relativos ao Postalis, como: 1. Atuação em face do banco BNY MELLON; 2. Dívida da RTSA; 3. Alteração no Estatuto do Postalis e 4. Novo Plano CD. Veja Carta disponível no link https://adcap.org.br/wp-content/uploads/CT-008-2024-Presidente-ECT.pdf 

Após insistências, foi marcada reunião para dia 16/10/24, às 15h, no Edifício Sede da Superintendência dos Correios, em SP. De última hora, apenas com informações genéricas de impedimento do Presidente dos Correios, a reunião foi cancelada.

Com relação a atuação em face do BNY MELLON, a audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Deputados foi adiada, por forças ocultas, do mesmo modo, a reunião conjunta com os Correios e Postalis, para tratar do mesmo tema, também foi adiada. Essas situações geram angústia e dúvidas aos participantes e assistidos do Postalis.

O enfrentamento do banco BNY MELLON é uma luta em que Postalis, Correios e instituições representativas estão do mesmo lado, pois, tanto participantes e assistidos, como os Correios, estão arcando, mês-a-mês, com pesados pagamentos para garantir a liquidez do Plano BD Saldado.

Os participantes terão desconto de 75% do BPS no próximo 13º salário, os assistidos receberão apenas 25% do valor do seu benefício como 13º, os Correios assinaram termo de dívida superior a 7,0 bilhões de reais.

Em nossa realidade econômica, em especial dos Correios, não se justifica a protelação do debate de tema estratégico tão relevante. As lideranças atuam em representação institucional de suas entidades, quando cancelam compromissos, protelam decisões, expõe a dúvidas, não os líderes, mas suas organizações.

A luta é dura, os interesses e vaidades grandes, mas continuaremos com fé, energia e determinação.



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Reunião do Núcleo Regional de Brasília com associados


Realizou-se ontem, 09 de outubro, às 17h30, reunião do Núcleo de Brasília com seus associados ativos e aposentados, com a participação da diretoria nacional e convidados. O objetivo foi tratar de temas importantes como o novo Plano CD do POSTALIS, atualizações sobre ações coletivas e Postal Saúde. 

A reunião teve início com as boas-vindas do Presidente do Núcleo, Márcio Varallo, e, em seguida, apresentação do Presidente da ADCAP - Roberval Corrêa, para falar especialmente sobre a realidade da associação, suas perspectivas e o andamento das ações coletivas.

O especialista Luiz Felippe - Consultor da ADCAP para previdência complementar -  tratou sobre a situação dos planos BD e POSTAL PREV, bem como do novo placo CD, aprovado pelo Postalis. Em seguida a especialista, Danielle Vasconcelos – Assessora da ADCAP para saúde suplementar - apresentou valiosas informações sobre a situação da Postal Saúde e suas perspectivas.

Participaram, também do evento, integrantes da diretoria nacional da ADCAP, Mirta Uliana, Sheyla Belíssimo e José Maria. A Direção da ADCAP Nacional parabeniza o Núcleo de Brasília, pela oportuna reunião e estimula os demais núcleos na realização de eventos semelhantes.

Se você perdeu a reunião, assista no link https://www.instagram.com/reel/DA7AuJVyvvZ/?igsh=MWtnaHd1NXR3cTc4NA==



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Cancelada audiência pública sobre BNY MELLON

"Deputado Danilo Forte - Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, informa cancelamento da audiência pública, que ocorreria dia 10 de outubro sobre sustentabilidade do POSTALIS e atuação do banco BNY MELLON".


Na mensagem o Deputado Danilo Fortes informa que a audiência pública convocada pela CDE da Câmara dos Deputados foi cancelada e que nova data será agendada.

Não tivemos informações dos motivos do cancelamento, mas estamos tentando descobrir, para deixar os participantes e aposentados do POSTALIS a par das forças que estão atuando contra os interesses dos trabalhadores dos Correios.

Sabemos que a audiência convocada pela CDE se constitui em importante atuação pública para esclarecer quais foram os responsáveis pelas perdas no instituto de previdência dos Correios. Para contribuir com os debates na audiência, a ADCAP mobilizou diversos associados para participarem.

Importante lembrar que as perdas bilionárias são suportadas, atualmente, por milhares de trabalhadores e aposentados dos Correios e, também, pela empresa pública, os Correios. A estimativa é que a responsabilidade do banco BNY MELLON ultrapasse 8 bilhões de Reais.

Assim, o interesse em esclarecer o tema e cobrar dos verdadeiros responsáveis é interesse dos trabalhadores, bem como, da administração dos Correios e do Governo Federal, que, até o momento, não informou qualquer medida efetiva na direção de buscar esse ressarcimento. 

Logo que tivermos a definição da nova data e informações conclusivas de quem está atuando contra os trabalhadores e aposentados dos Correios informaremos por intermédio de todos os canais de divulgação da ADCAP.

A luta é árdua, os inimigos poderosos, mas não vamos desistir!


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

ADCAP disponibiliza convênio para lazer dos associados de todo Brasil


A  ADCAP, atuando no sentido de proporcionar aos associados momentos de lazer, firmou parceria com a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo – Fecomerciários e duas grandes redes de hotéis, em São Paulo: Complexo Eco em Avaré e Centro de Lazer em Praia Grande.

Esse benefício está disponível aos associados de São Paulo, bem como de todo o Brasil. No link a seguir confira todas as orientações de como usufruir dos convênios: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Convenio-lazer-ADCAP.pdf

Como conveniados, os associados da ADCAP poderão usufruir de belíssimas instalações, conforme podem constatar nos sites, a um preço bem convidativo e mais acessível que o público em geral.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Associado advogado atue como parceiro da ADCAP

A ADCAP está cadastrando associados advogados em todas as cidades do País e em diferentes áreas do direito, para atuar como parceiro da ADCAP.

Para se cadastrar basta enviar e-mail para adcap@adcap.org.br informando do seu interesse, indicando os seguintes dados:

1. Inscrição na OAB;
2. ⁠endereço residencial e comercial;
3. ⁠área do direito principal de atuação;
4. ⁠telefone comercial e pessoal;
5. ⁠endereço de e-mail profissional;
6. ⁠caso atue como Pessoa jurídica, nome da pessoa jurídica e CNPJ.

O contrato de parceria não envolve dispêndios diretos pela ADCAP. Eventuais contratações serão feitas diretamente pelos associados interessados.

Os parceiros atuarão em demandas apresentadas pelos associados e na execução de ações coletivas da ADCAP.

A ADCAP receberá inscrições até o próximo dia 11 de outubro.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Novas ações coletivas

Nº 245 - 03/10/2024

A Associação dos Profissionais Dos Correios - ADCAP ingressará com as seguintes ações coletivas:

1. ⁠Incorporação do tempo de Curso de Administração Postal promovido pelos Correios ao período de vínculo de trabalho; 

2. Redução da jornada de trabalho sem redução da remuneração para trabalhadores com dependentes especiais; 

3. Para garantir que associados contratados nos Correios até 31/12/1976 (1712) tenham complementação de aposentadoria nos termos da Lei 8529/92; 

4. Não incidência do IRPF, sobre as contribuições extraordinárias do Postalis; e 

5. Manutenção do teletrabalho nos Correios e a remuneração integral, sem reduções de direitos e benefícios.

Todos os associados com interesse nesses temas integrarão as ações e os novos associados até 31/10/2024, também.

⚠️ Lembrando que as ações são coletivas não havendo necessidade de enviar alguma documentação inicialmente. O importante é que todos acompanhem os informativos da Associação e as ações pelo Portal da ADCAP, se cadastrando no: https://associado.adcap.org.br/app/#/ 

##ASS Roberval Borges Corrêa
##CAR Presidente



Direção Nacional da ADCAP.

Audiência Pública - Sustentabilidade do Postalis e dívida do banco BNY Mellon


Convidamos os associados do Núcleo de Brasília para comparecer em representação a todos os associados do Brasil, ao Debate sobre a sustentabilidade do Postalis e dívida do banco BNY Mellon.

Farão parte da mesa, representantes do Banco BNY MELLON, Correios, Postalis, CGU e entidades representantes dos participantes.

🗓️ 10 de outubro
⏰ 10 horas
📍 Plenário 5, Anexo II Câmara dos Deputados

Atenção: A audiência será transmitida ao vivo pela TV CÂMARA e pelo canal da ADCAP no Facebook, pelo link: https://www.facebook.com/events/1206809427253182



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Audiência pública na Comissão de Direito Econômico da Câmara ocorrerá dia 10 de outubro de 2024, às 10h

Conforme comunicado recebido pela ADCAP, a audiência pública que tratará da sustentabilidade do POSTALIS e da dívida do banco BNY MELLON, foi redesignada para o dia10/10/24, às 10h.

Como o plenário da Comissão comporta certa de 40 pessoas, estamos convidando os associados do Núcleo de Brasília para comparecer em representação a todos os associados do Brasil.

A audiência será transmitida ao vivo pela TV CÂMARA e pelo canal da ADCAP no Facebook.

Estão convidados para fazer parte da mesa representantes do Banco BNY MELLON, Correios, Postalis, CGU e entidades representantes dos participantes.


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP prorroga data de filiação para associados participarem de novas ações coletivas

 Nº 244 - 01/10/2024

Devido a pedidos de diversos Núcleos, a ADCAP prorrogou o prazo para 04/10/24, para novos associados integrarem as ações coletivas, que tratarão dos seguintes temas:

1. Promoção por antiguidade- PCCS 2008;
2. ⁠Gratificação de férias 70%;
3. ⁠Gratificação do abono pecuniário 70%;
4. ⁠Reajuste do valor das funções;

Importante lembrar, que as ações coletivas têm os seguintes benefícios: não há despesas com advogados, não há custas judiciais e não há riscos de pagar sucumbência, ou seja, pagar despesas com advogados da parte contrária em caso de derrota na ação.


Direção Nacional da ADCAP.