sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

12/12/2014 - Notícias sobre os Correios

Contas da campanha de Dilma omitem gastos nos Correios

Diário do Poder
12 de dezembro de 2014

A aprovação “com ressalvas” inúteis das contas da reeleição de Dilma revoltou técnicos do Tribunal Superior Eleitoral. Eles recomendaram a rejeição. Encontraram absurdos variados e omissões como ausência de comprovante de despesas com os Correios, que esteve no centro do escândalo utilização de carteiros para distribuir “santinhos” do PT. Na ocasião, os Correios garantiram que os serviços haviam sido pagos.

Os técnicos ficaram com a sensação da inutilidade do que fizeram. Chegaram a passar 36 horas sem dormir para finalizar os trabalhos.

Prestação de contas de campanha é peça de ficção: a maior parte das doações é diretamente ao candidato, no “caixa dois”, e não ao partido.

Empresas somente doam diretamente ao candidato para prender-lhe o rabo, com a retribuição da gentileza, no exercício do mandato.

Funcionários dos Correios fazem paralisação em São José dos Campos

G1
12/12/2014

Servidores dos Correios o atrasaram início das atividades em até duas horas nesta sexta-feira (12) em São José dos Campos. Na cidade, cerca de 50 trabalhadores realizaram assembleia por volta das 7h no centro de distribuição que atende ao Vale do Paraíba. As atividades devem ser retomadas até as 9h.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Correios e Telégrafos (Sintect), também acontecem mobilizações em Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro. Ao todo, cerca de 600 trabalhadores aderiram ao atraso das atividades na região, segundo o sindicato.

A categoria reivindica revisão dos valores do Programa nos Lucros e Resultados (PRL), pagamento de salários atrasados e melhores condições de trabalho. Segundo o sindicato, a empresa propõe atrelamento da PLR que deveria ser paga neste ano para 2015. Caso o funcionário não aceite a forma de pagamento, o valor do benefício seria de R$ 300.

Os trabalhadores também reclamam quanto atrasos no pagamento do salário de dezembro e do 13º salário, que devem ser feitos pela empresa a partir do dia 20 de dezembro, diferentemente dos anos anteriores. De acordo com a entidade, os funcionários ainda pedem melhores condições de trabalho, como horário de entregas pelos carteiros.

"Fizemos paralisação temporária pelas condições de trabalho e uma série de outros fatores. Os funcionários estão sobrecarregados, fazendo muita hora extra, porque não tem gente para trabalhar. Decidimos atrasar hoje e não fazer mais hora extra no trabalho. Isso fará acumular serviços e carga", afirmou o presidente da entidade Marcílio Medeiros.

De acordo com Medeiros, uma reunião com a empresa está agendada para a próxima semana e na oportunidade serão cobradas as reivindicações. A entidade informou que os Correios possuem cerca de 1,3 mil funcionários na região.

Outro lado
Os Correios foram procurados por volta das 8h15 e o G1 aguarda retorno a respeito da paralisação na região.

Grupo de trabalhadores dos Correios paralisa atividades em Manaus

G1
12/12/2014

Cerca de 30 trabalhadores dos Correios paralisaram as atividades na manhã desta sexta-feira (12) em frente à sede do Centro de Entregas e Encomendas, situada no bairro Alvorada, Zona Oeste de Manaus. Eles cobram melhorias trabalhistas e benefícios.Segundo o secretário geral Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Amazonas (Sintect-AM), Afonso Rufino, o ato realizado na manhã desta sexta pretende chamar a atenção da sociedade para problemas enfrentados diariamente pela categoria em Manaus. Segundo ele, há sobrecarga de trabalho e não há estrutura adequada. "Aqui não tem climatização. Pedimos da empresa e nos falam que não há dinheiro. Mesmo assim, eles têm dinheiro para comprar equipamentos para nos vigiar", disse.

Entre as principais reivindicações estão participação nos lucros da empresa e manutenção do plano de saúde dos funcionários. "Estou entristecido. A empresa tem recursos exorbitantes e não faz a divisão dos lucros. Eles instalaram câmeras, fizeram um big borther aqui dentro. Eles têm dinheiro para comprar carro, motocicleta, bicicleta, mas não têm para investir nos trabalhadores", disse Taylor de Oliveira, de 56 anos, que trabalha como agente de entrega há 35 anos.

Mário Alberino, de 31 anos, também cobra melhorias trabalhistas. "Nos sentimos explorados. Trabalhamos por oito horas e temos muita entrega para fazer. Eles nos sobrecarregam. O objetivo dessa mudança de gestão era melhorar, só que agora a situação está bem pior", disse.

ECT e empregados avaliarão proposta do TST sobre adicional para carteiros motociclistas

TST
11/12/14

Representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e dos empregados vão analisar proposta de acordo do Tribunal Superior do Trabalho quanto ao pagamento do Adicional de Atividade de Distribuição e/ou Coleta (AADC) para os carteiros que trabalham com motos.

A proposta, de autoria do vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, foi apresentada nesta quarta-feira (10) em audiência de conciliação de dissídio coletivo de natureza jurídica.

O dissídio, ajuizado pela ECT, tem como objetivo a interpretação, pelo TST, do termo de compromisso que criou o adicional em 2007. O cerne da controvérsia está no fato de que a Lei 12.997/2014 alterou o artigo 193 da CLT para estender o adicional de periculosidade aos trabalhadores motociclistas, e o termo de compromisso que criou o AACD prevê a sua eliminação em caso de criação de benefício similar por lei.

Os carteiros motociclistas alegam que a extinção do AACD somente para eles, em função da nova lei, os equipararia aos carteiros que fazem entregas a pé, uma vez que eles passariam a receber apenas o adicional de periculosidade e, os demais, o AACD, no mesmo percentual de 30%. Por isso, pretendem o recebimento dos dois adicionais. A empresa, por sua vez, pretende saber se a acumulação tem amparo normativo.

Na primeira audiência, o ministro Ives Gandra Filho apresentou proposta de criação de alguma vantagem que distinguisse os carteiros motorizados dos que não trabalham com motos, de modo que o adicional legal e o contratual superassem os 30% de todos os carteiros que trabalham em via pública. A ECT esclareceu que os motociclistas já recebem uma gratificação de função no valor de 12%, mas os beneficiários da verba alegam que essa gratificação está ligada à guarda da moto, sem relação com o risco da atividade.

A proposta apresentada pelo vice-presidente do TST na audiência de ontem (10) prevê a substituição da gratificação de função, de 12%, por outro adicional específico que contemple os motociclistas, com percentual que possa chegar a 25%. Esse adicional seria somado ao de periculosidade, deixando os motociclistas com a remuneração maior do que os carteiros a pé.

Foi marcada uma nova audiência de conciliação para o dia 21 de janeiro, quando as partes se pronunciarão sobre a proposta do TST.

Compras on-line exigem mais de operadoras

Valor
11/12/2014

Atender ao aumento de negócios trazidos pelo comércio eletrônico exige que as maiores operadoras logísticas estejam preparadas para acompanhar as encomendas em todas as etapas. Os Correios fizeram investimentos de R$ 230 milhões nos últimos três anos e R$ 140 milhões só em 2014 em sistemas de armazenamento de dados e rastreamento. A empresa é parceira dos maiores portais de comércio eletrônico do país que abrigam em torno de 40 mil sites de vendas. São mais de 6 mil lojistas com contratos para entregas de encomendas.

"Há 15 anos a entrega de encomendas representava menos de 20% do total da receita e hoje representa 37%. Desse montante pelo menos 25% da receita corresponde ao fluxo de encomendas do comércio eletrônico", diz o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. As mensagens tradicionais (principalmente cartas e correspondência bancária) ainda representam 44% do faturamento dos Correios.

"Estamos preparados para atender o segmento de comércio eletrônico, que tem crescido 30% ao ano no país", afirma Oliveira. Para aumentar a rastreabilidade das encomendas, a empresa está investindo no uso de smartphones para atualização, em tempo real, das informações de entrega do "Sedex 10" realizado por 2,2 mil carteiros em 14 Estados. Até o fim do primeiro semestre de 2015, todos eles estarão com smartphones.

O dispositivo permite reduzir o tempo da preparação da lista e da liberação da carga e o monitoramento do percurso do carteiro. Com isso eles conseguem realizar o mesmo volume de entregas com aproximadamente 50 minutos a menos no dia. "Estamos trabalhando em sistema para identificação geográfica da entrega, por meio do GPS do celular, e a visualização do aviso de recebimento", diz Oliveira.

A empresa criou um grupo de especialistas para estudar a aplicação e uso da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) para a leitura do lote de encomendas nos caminhões e centros de distribuição e também está desenvolvendo um aplicativo móvel para calcular preços e prazos, conforme o produto.

Outro projeto prevê aumentar a interatividade do cliente om os correios com o envio de SMS aos usuários que cadastrarem seu número de celular no site, passando a receber as atualizações sobre o itinerário da encomenda. "O sistema permite avaliar o tempo que a encomenda demora para ir do centro de distribuição ao destino. E o usuário pode reagendar a entrega, caso não esteja em casa no período, reduzindo erros", diz Oliveira.

A empresa também está fazendo um teste piloto com terminais de auto serviço de caixa postal onde o cliente pode receber sua encomenda em local público. A partir do pré-pagamento da remessa, recebe o produto em uma caixa postal com a digitação de uma senha. Os pilotos estão em 14 cidades no Paraná e Rio de Janeiro e em Brasília e devem se espalhar pelo Brasil.

Com foco no mercado internacional, a DHL registrou aumento expressivo no trânsito de encomendas devido ao comércio eletrônico e priorizou o investimento em tecnologias para o acompanhamento e rastreamento das entregas até o destino final. Segundo Amaury Vitor, gerente de operações da DHL Express, a segurança é uma das maiores preocupações. "O mercado cresceu e, na mesma proporção. as tentativas de roubo de carga", diz. Os veículos são equipados com aplicativos de segurança, rastreamento veicular, GPS e travamento automático de portas.

"Temos áreas de maior incidência de risco onde são tomadas precauções adicionais com a redução do número de mercadorias por veículo, além de dispositivos que rastreiam os produtos no caso de se desviarem da rota", afirma. Ao comprar em um site no exterior, é emitido um documento que acompanha a carga. É feita a leitura do código de barras das mercadorias a cada parada, gerando um registro. Essa leitura é transferida para uma base de controle e a informação vai para o site do cliente que acompanha todo o trajeto. A DHL estuda intensificar o uso da etiqueta eletrônica com RFID em todas as fases do processo.

Começa nesta quinta visitação aos lotes do leilão dos Correios em MS

G1
11/12/2014

A visitação aos lotes de bens dos Correios de Mato Grosso do Sul será aberta para visitação nesta quinta-feira (11). O leilão será no próximo dia 16 de dezembro, em Campo Grande. Irão a arremate 156 lotes contendo veículos (motos, caminhão e carros utilitários).

Também serão ofertados outros 28 lotes compostos por materiais de escritório, materiais de informática, bicicletas e outros objetos diversos. Mais informações podem ser obtidas junto à promotora do evento, a empresa Casa de Leilões, pelo telefone (67) 3363-7000. A listagem completa dos bens e outras informações relativas ao certame estão disponíveis no site www.casadeleiloes.com.br.

Serviço
Datas para visitação:
- Dias 11, 12, e 15/12 - das 8 às 11h e das 13h30 às 16h30;
- Dias 13 e 16/12 -  das 08h às 11h
Local para visitação: Depósito dos Correios, localizado na Av. Coronel Antonino, 2503 - saída para Cuiabá.

Leilão – 16/12/2014 – às 13h30

Local: Casa de Leilões, localizada na Rua Jaboatão, 271, no bairro Silvia Regina

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