sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fundos de Pensão - o lado humano e a representação parlamentar

Conselheirocorreios.blogspot
14/04/2016

Hoje foi votado na Câmara dos Deputados o relatório final da CPI dos Fundos de Pensão. Encerrou-se assim os trabalhos de uma comissão que quebrou alguns paradigmas dignos de nota. Primeiro, a CPI demonstrou que nem toda comissão tem que acabar em pizza. E essa não acabou mesmo. O volumoso e consistente relatório apresentado, com o apontamento de casos mais relevantes de desvios e prejuízos, assim como indicações de indiciamento de mais de duzentas pessoas, materializou o dedicado e esmerado trabalho da comissão.


Outro paradigma quebrado foi a efetiva participação das pessoas atingidas pelo que a comissão debatia - os participantes e assistidos dos fundos de pensão. Durante todo o período de trabalho da comissão, participantes e assistidos da FUNCEF, do POSTALIS e de outros fundos estiveram nas audiências e sessões, puderam conversar com diversos dos parlamentares, apresentar suas apreensões, cobrar posições, enfim sensibilizar seus representantes sobre o verdadeiro drama que viviam.

Se a solução para os dramas vividos pelos participantes e assistidos dos fundos de pensão ainda é algo distante (especialmente para os do POSTALIS), em função da gravidade da situação instituída nesses, os trabalhos da CPI certamente deram uma contribuição significativa para que a situação mude para o futuro a até mesmo para a recuperação de alguns dos prejuízos havidos.


Quiçá funcionassem assim todas as comissões parlamentares de inquérito. Meus sinceros cumprimentos aos participantes e assistidos que dedicaram seu valioso tempo para participar das sessões e visitar seus representantes na Câmara, assim como para os integrantes da CPI, que, sob a coordenação do Deputado Efraim Filho, escreveram uma página importante da história do Brasil e fizeram diferença na vida das pessoas.


Parabéns, cidadãos e parlamentares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário