terça-feira, 22 de junho de 2021

Nota da ADCAP a respeito de pronunciamento do deputado federal Gil Cutrim

 


Em resposta ao vídeo publicado pelo deputado federal Gil Cutrim (REPUBLICANOS-MA), a ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios esclarece que o projeto que visa privatizar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é inconstitucional e jamais deveria estar prosperando. O deputado, que foi eleito para defender os direitos dos cidadãos brasileiros, deveria saber que o projeto em questão só beneficiará especuladores, em detrimento da população. O estado do Maranhão, por exemplo, que tem um dos menores IDHs do país, com dezenas de sérios problemas, poderá ficar sem muitas agências caso o projeto se concretize. E tudo porque, a ótica do lucro, que caracteriza a atuação da iniciativa privada, não se aplica ao serviço postal, especialmente em grandes países com assimetrias profundas como o Brasil. Cabe esclarecer, já que o deputado parece não ter conhecimento, que, sob comando privado, os preços não cairão, pois isso nunca aconteceu no caso de privatizações de correios em país algum. O deputado, relator do projeto na Câmara, também deveria ter conhecimento de que a qualidade do serviço postal brasileiro está com indicadores acima de 90% e que poderia estar num patamar acima de 97% se tão somente a atual direção da estatal, lá colocada pelo atual governo, repusesse as vagas que provoca com sucessivos PDIs.

Infelizmente, parece que o deputado não sabe ou não quer saber de nada disso. E segue "cumprindo a missão", ignorando o que jamais poderia ser ignorado quando se trata desse tema.


Direção Nacional da ADCAP.

Um comentário:

  1. Parte desta culpa se deve aos ex e atuais funcionarios dos correios que elegeram Jair Messias Bolsonaro que prometia na sua campanha privatizar os correios e mesmo assim o elegeram.

    ResponderExcluir