terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Caixa Econômica Federal e Correios – duas estruturas públicas importantes para o Brasil

Em recente entrevista para o programa Direto ao Ponto, da TV Jovem Pan, (https://jovempan.com.br/programas/direto-ao-ponto/direto-ao-ponto-presidente-da-caixa-descarta-privatizacao-do-banco.html) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que o banco estatal não deve ser privatizado. Se até pouco tempo seu discurso era a favor da privatização, Guimarães agora afirma ter mudado de opinião e diz que a Caixa é um banco fundamental para o país pela sua capilaridade e por ser utilizado pelos brasileiros para o recebimento de benefícios como o Auxílio-Brasil.

“Enquanto houver uma desigualdade social relevante no Brasil, eu não consigo ver o Brasil sem uma Caixa Econômica Federal. Há uma desigualdade. Por exemplo: o único banco que está abrindo agência é a Caixa. E a questão digital? O maior banco digital do Brasil é a Caixa, com 109 milhões de contas digitais. Agora, tem 20 milhões de pessoas que não sabem ler nem escrever. Quando a gente vai visitar as agências, as pessoas pedem ajuda. Sem os nossos funcionários, eles não vão conseguir sacar o dinheiro”, lembrou Guimarães, reafirmando a necessidade de abrir agências para que aqueles brasileiros que não sabem ler nem escrever não precisem se deslocar muitos quilômetros nem gastar com transporte para que possam receber seus benefícios.

Desde sempre a ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios reconhece a importância de um serviço público prestado com qualidade e toda a sua recente luta na campanha contra a privatização dos Correios vai ao encontro do que afirmou Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, na entrevista citada. A ADCAP não se cansa de afirmar que os Correios, com sua infraestrutura pronta e plenamente operacional, constituem uma plataforma de logística, de comunicações e de atendimento importante para a vida dos cidadãos, das empresas e dos governos, e que por isso mesmo, assim como a Caixa Econômica Federal, merece um olhar mais cuidadoso quando a pauta for privatização.



Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário