quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Correios desmente demissão de aposentados

Considerando consulta de diversos associados sobre mensagens circulando em grupos de WhatsApp, relativa à demissão de aposentados que continuam trabalhando nos Correios, informamos que a Direção da Empresa emitiu desmentido no informativo primeira, conforme transcrito a seguir:


Mensagens falsa envolvendo empregados aposentados

Os Correios esclarecem que é falsa a mensagem que circula em grupos de WhatsApp afirmando que a empresa teria iniciado um processo de demissão de empregados aposentados, com suposta emissão de cartas de desligamento.

Não há, em nenhuma área dos Correios, decisão ou processos em andamento para desligar empregados aposentados que permanecem, por lei, aptos a continuar em atividade.

Reforçamos que informações oficiais são sempre divulgadas pelos canais de comunicação institucionais da empresa. Conteúdos não verificados devem ser desconsiderados, a fim de evitar ruídos e apreensões desnecessárias.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida, envie para diretoaoponto@correios.com.br   


A ADCAP alerta aos associados, para estarem atentos e acompanhando as publicações oficiais da empresa, em especial neste momento de estruturação de medidas para recuperação da sustentabilidade da empresa, que foi fortemente prejudicada por gestores em passado recente.

Permanecemos acreditando no futuro dos Correios com gestão profissional, fundada em resultados econômicos, de qualidade operacional e com transparência de atitudes.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Confraternização do Núcleo de SC


A Diretora de Relações Funcionais da ADCAP Nacional, colega Mirta Uliana, participou, no dia 20 de novembro de 2025, do Evento de Confraternização do Núcleo de Santa Catarina, realizado com o objetivo de reunir os associados, promover integração e celebrar as conquistas ao longo do ano. 

A presença da Diretora reforçou o alinhamento entre a ADCAP Nacional e os Núcleos, fortalecendo laços institucionais e incentivando a participação ativa dos associados. 

O evento proporcionou momentos de convivência, diálogo e valorização do espírito associativo.



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

ADCAP Paraná - Núcleo Regional recebe Postal Saúde


Ontem, (17/11/2025), a Sede da ADCAP/PR, representada por seu Presidente - Antônio Vortolin, pelo Vice-Presidente - Luiz Orlando Olenski e pelo Associado Humberto Geraldo Coelho, recebeu a honrosa visita do Senhor Eli Pinto de Melo Junior - Presidente da Postal Saúde e sua Assessora - Manuella Rocha.

Na oportunidade, foram expostas todas as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários do Plano, pelo fato de vários credenciados terem paralisado os atendimentos devido aos atrasos nos pagamentos, dando ênfase, principalmente à falta de continuidade dos tratamentos de doenças graves e pré-existentes, com agravamento de seus estados de saúde.

Eli informou, que essa situação tem sido tratada pontualmente pela presidência, visto as dificuldades enfrentadas, como consequência da crise financeira, pela qual atravessa a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mantenedor do Plano.

A reunião deixou todos presentes otimistas e com impressões muito positivas, por se tratar de um profissional qualificado, conhecedor dos problemas enfrentado pelos beneficiários do Plano e de que está plenamente convicto, que a nova Diretoria dos Correios, por meio do seu atual Presidente - Emmanoel Rondon, conseguirá reverter a crise financeira, com pagamento de suas principais dívidas, entre elas, a da Postal Saúde.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Conselho Nacional decide sobre recursos eleitorais e concede título de Benemérito a ex-presidentes

O Conselho Nacional da ADCAP — colegiado que reúne a Diretoria Executiva Nacional e os Presidentes dos Núcleos Regionais de todo o país — se reuniu no último sábado, 15/11, em São Paulo/SP, para deliberar sobre recursos eleitorais e tratar de temas institucionais relevantes. O encontro foi conduzido pelo Presidente Roberval Borges Corrêa e contou com a presença de dirigentes nacionais e regionais da Associação. 

Seguindo a pauta prevista, a reunião deliberou sobre os seguintes temas:

Eleições ADCAP Nacional - Recurso levado ao Conselho Fiscal: decisão mantida

O primeiro recurso analisado foi o de associado, que contestava decisão da Junta Eleitoral Nacional na eleição para o Conselho Fiscal (Triênio 2025/2028). Após a apresentação do relator e a manifestação da defesa, o Conselho decidiu, por 28 votos a 3, negar provimento ao recurso, mantendo a exclusão do candidato do pleito. 

Eleições da ADCAP Núcleo Regional Brasília: impugnações são aprovadas e Núcleo passa a ter gestão provisória

Dois recursos referentes à eleição para a Diretoria Executiva da ADCAP Brasília (Triênio 2025/2028) foram analisados em sequência. O primeiro recurso, apresentado por associado candidato da Chapa 2, foi aprovado por 29 votos a 2, resultando na impugnação do resultado que havia declarado a Chapa 1 vencedora. Na mesma linha, o segundo recurso, apresentado por associado do Núcleo de Brasília, foi aprovado por 28 votos a 3, igualmente determinando a impugnação da eleição. 

Sobre esse tema, o Conselho concluiu, que houve violação aos princípios de igualdade, neutralidade institucional e lisura do processo eleitoral. Como consequência imediata, a administração do Núcleo Regional Brasília está oficialmente vacante e, por isso, o Conselho Nacional designará Diretoria provisória para conduzir a gestão da ADCAP Brasília até a convocação de novas eleições. As decisões aprovadas têm execução imediata, conforme previsto no Estatuto da ADCAP e no Regimento Interno do Conselho Nacional. Ainda sobre esse tema, durante a votação, os conselheiros levantaram sugestões de aperfeiçoamento do processo eleitoral e a capacitação dos integrantes das Juntas Eleitorais.

Ex-presidentes receberão título de associado benemérito

Foi aprovada, por aclamação, a concessão do título de associado benemérito a todos o (as) ex-presidentes da ADCAP Nacional, iniciativa alinhada às comemorações dos 40 anos da entidade, as quais acontecerão durante o ano de 2026.

Atualização Institucional

Os membros do Conselho receberam ainda informações atualizadas sobre questões relacionadas aos Correios, ao Postalis e à Postal Saúde por meio de apresentações realizadas pelos convidados Edgard Cordeiro, membro eleito do Conselho Deliberativo do Postalis, que contextualizou sobre o déficit do Postalis, a composição do Plano de Equacionamento vigente, o desempenho da meta atuarial dos planos BD e PostalPrev, entre outros temas e pela especialista em saúde suplementar e consultora da ADCAP, Daniele Vasconcelos, que explanou sobre o cenário atual e perspectivas para a Postal Saúde frente às dificuldades enfrentadas pela entidade em oferecer rede credenciada para honrar com os atendimentos aos beneficiários, a possibilidade de adequação da mantenedora Correios às práticas de mercado a exemplo da oferta de um benefício saúde aos seus empregados e à recém aprovação de novas Normas emitidas pela ANS.

Por fim, o Presidente Roberval atualizou os presentes sobre a grave situação econômica dos Correios, a incapacidade financeira de honrar compromissos, os desafios da geração de novas receitas neste cenário e a dificuldade de obtenção de recursos externos enfrentada pela ECT, consequência da gestão recentemente destituída da Empresa.

De igual modo, discorreu sobre as principais iniciativas da ADCAP junto aos Correios, legislativo, executivo e judiciário visando sanar as questões trabalhistas, pós-emprego, saúde e previdência complementar que mais impactam os associados, cujas pautas a ADCAP continuará atuando de forma ativa e combatente.


Conselho Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

A ADCAP ajuda a Pensar o Brasil


Na última quinta-feira (06), o secretário-geral Rogiero Andrade e o diretor José Maria Santos, representaram a ADCAP como uma das parceiras idealizadoras do 3º. PENSAR BRASIL, realizado pelo Instituto Pensar Brasil, Sindilegis e Sindifisco Nacional. O evento ocorreu no auditório Ministro Pereira Lira do Tribunal de Contas da União (TCU), com o tema Orçamento e Desenvolvimento: Caminhos para a justiça social.

O evento debateu a questão orçamentária, suas realidades e necessidades, com propostas de melhoria para a sociedade brasileira através de uma real preocupação com um planejamento orçamentário sério, que resulte em uma melhor aplicação dos recursos nacionais. Contou com a presença do ministro Vital do Rego (presidente do TCU), ministro Antônio Anastasia (TCU), Deputado Mauro Benevides Filho, Deputado Luiz Carlos Hauly e diversos painelistas de renome e destaque no cenário nacional nos temas abordados.

O Pensar Brasil se destaca como uma iniciativa fundamental para fomentar discussões de relevância nacional, reunindo especialistas, parlamentares, servidores públicos e líderes do setor privado para discutir temas centrais que impactam o futuro do país. Criado com o intuito de ser um espaço de diálogo e construção de ideias coletivas, o evento busca apontar soluções práticas para problemas estruturais que afetam a economia e a sociedade brasileira. Entidades representativas, como a ADCAP, lideram essa iniciativa, que visa transformar o debate em ações concretas. 

A primeira edição, que já contou com a presença da ADCAP, realizada em maio de 2022, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, trouxe à tona discussões profundas sobre o futuro das relações de trabalho, uma questão cada vez mais urgente em meio às transformações tecnológicas e à crescente informalidade no mercado. Estiveram presentes no evento importantes personalidades da política, do mundo empresarial, acadêmico e do meio jurídico, incluindo ministros de estado. 

Na segunda edição, que aconteceu em junho de 2024, em Brasília/DF, também com a presença da ADCAP, o tema escolhido para o debate foi a reforma tributária, considerada uma das mais importantes pautas para o desenvolvimento do Brasil. O evento foi marcado por uma programação diversa que abordou não apenas os aspectos econômicos, mas também os impactos sociais e federativos da reforma. Especialistas discutiram como a unificação dos tributos sobre o consumo e a transição do sistema atual podem beneficiar o desenvolvimento das regiões menos favorecidas, criando um sistema mais equilibrado e justo. 

O Pensar Brasil, além de promover debates sobre temas de grande relevância no cenário político e social, tem se consolidado como um espaço para a geração de conhecimento. As principais conclusões das discussões realizadas durante o evento são sistematizadas em publicações, que são reunidas em uma coletânea entregue a autoridades políticas e à sociedade. Esse processo reforça o compromisso do evento com a formulação de políticas públicas eficazes.



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Déficit Técnico do Plano de Benefício Definido (PBD) do Postalis preocupa a ADCAP

Para conhecimento de todos os associados, divulgamos abaixo, carta da ADCAP, enviada ao Postalis, onde manifesta sua preocupação diante de um déficit, divulgado no Informativo Postalis em Números , que ultrapassa os limites legais. Leia abaixo:

--------------

A Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP) manifesta profunda preocupação diante das informações divulgadas no Informativo “Postalis em Números” – julho de 2025, que apontou um déficit no equilíbrio técnico do Plano de Benefício Definido (PBD) no valor de R$ 662,75 milhões.

No informativo em questão, o Postalis divulgou que o Patrimônio de Cobertura do Plano BD era de R$ 11,3 bilhões, enquanto a Provisão Matemática alcançava R$ 12,0 bilhões, resultando na diferença negativa de R$ 662,75 milhões, caracterizando o déficit técnico, ou seja, insuficiência de recursos para o cumprimento integral dos compromissos do plano.

Quando o déficit ultrapassa os limites legais, é obrigatória a elaboração de um novo plano de equacionamento, como ocorreu em 2020. Nos termos do art. 29 da Resolução CNPC nº 30/2018 e do art. 25 da Instrução Previc nº 10/2018, o equacionamento deve ser aprovado até o final do exercício subsequente ao da apuração do déficit. Assim, essa decisão somente será adotada se o déficit ultrapassar os limites previstos e após a avaliação dos resultados do PBD de 2025.  

Esse resultado é motivo de apreensão, uma vez que o Plano já enfrentou déficits expressivos nos últimos anos, o que levou à implantação de um Plano de Equacionamento em 2023/2024. Tal medida impôs pesados sacrifícios aos participantes, entre eles:

contribuição extra mensal de 23,21% sobre os benefícios dos aposentados e sobre o BPS dos ativos; 

cobrança adicional de 75% sobre o 13º benefício; 

redução do valor da pensão por morte para 50%; e 

extinção do pecúlio por morte, benefício existente desde a criação do Plano. 

A ADCAP estranha os números apresentados, uma vez que em publicação recente — o boletim de 24/09/2025, com os resultados de agosto — o próprio Postalis destacou desempenho positivo do PBD:

“O Plano BD apresentou performance acima da média em agosto, com 0,78% frente a 0,51% do mercado. No acumulado, permanece ligeiramente abaixo, com 6,7% ante os 7,40% observados na média do setor. Ainda assim, o resultado do mês reforça a tendência de recuperação.”

A ADCAP também manifesta preocupação com os recorrentes atrasos nos repasses das contribuições mensais dos Correios ao Postalis, estimados em cerca de R$ 70 milhões por mês. Os meses de agosto e setembro permanecem pendentes, e embora os valores sejam posteriormente recolhidos com juros e correção, essa prática pode impactar negativamente o resultado do Plano. 

A Associação espera que a nova Direção dos Correios regularize as pendências ainda em 2025, garantindo a estabilidade financeira do fundo.

Outro ponto que causa apreensão são as destituições de diretores do Postalis, ocorridas em 16/10/2025, por decisão do Governo Federal. A ADCAP reforça que os novos dirigentes devem possuir perfil técnico e atuar exclusivamente em defesa dos interesses dos participantes, com foco em resultados sustentáveis e na continuidade regular do pagamento dos benefícios.

A ADCAP reafirma sua posição contrária à politização da gestão do Postalis. O passado recente demonstrou de forma inequívoca os prejuízos decorrentes da interferência política no Instituto, que resultou em déficits bilionários e na imposição de planos de equacionamento que penalizam severamente os participantes.


Brasília, outubro de 2025
Diretoria Executiva Nacional da ADCAP

Live: Correios do Brasil - Construindo o Futuro. Perdeu? Assista aqui.




Abaixo, algumas das diversas questões estratégicas, que foram respondidas na live de ontem, 23/10,  promovida pela ADCAP Nacional, com especialistas do setor postal, que pode ser assistida em: https://www.youtube.com/watch?v=vJR7fY54Nl4

* Como os países estão lidando com a questão do financiamento do Serviço Postal Universal?

* Quais são as principais frentes de ação em que a nova direção dos Correios deve atuar para ter sucesso?

* Quais negócios são mais promissores para a alavancagem comercial dos Correios?


Participaram da live os palestrantes: 

. Altamir Linhares: Diretor de Políticas Postais e Regulação na Secretaria Internacional da União Postal Universal (UPU)

. José Otaviano Pereira: Empresário da área de Comunicação e Ex-Diretor Comercial dos Correios

. Marcos César Alves: Administrador Postal e Empresário de Comércio Eletrônico 


➡️ Confira e tenha mais elementos para analisar a situação.


Não deixe de compartilhar com seus colegas!

Seja um associado atuante!



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Editorial do Jornal Valor Econômico sobre os Correios e resposta da ADCAP

O Editorial do Jornal Valor Econômico, de hoje, 17/10/2025, publicou uma matéria sobre os Correios, com o seguinte título:

Não há caminho de volta para o atraso dos Correios

A empresa perdeu o momento de virada do mercado, quando despontaram grandes empresas com logísticas de vendas e negócios, como Amazon e Mercado Livre

Valor Econômico
17/10/2025

Os Correios (EBCT) são um saco sem fundos, cada vez com menos cartas. Depois de ser a primeira empresa excluída da lista de privatizações herdada do governo Jair Bolsonaro pelo presidente Lula, ela acumula prejuízos bilionários e crescentes. Aparelhada por indicados do Planalto, a empresa conseguiu quase triplicar os resultados negativos entre 2024 e 2025 (R$ 4,35 bilhões no primeiro semestre deste ano ante R$ 1,35 bilhão no mesmo período de 2024) e faz parte agora de uma “reestruturação” oficial. A ideia é que o Tesouro (os contribuintes) seja avalista de empréstimo de R$ 20 bilhões para tentar reerguer uma companhia que parece condenada, como outras estatais que não acompanharam o ritmo da modernidade e sumiram, não por falta de talentos, mas pelo parasitismo das indicações políticas, carentes de talento ou de vocação para os negócios.

O que se planeja no Planalto é conseguir R$ 20 bilhões para sustentar “investimentos” da empresa em 2025 e 2026, para que ela volte ao lucro em 2027. Ainda que seja possível, o passado mostra que não é provável. Nos últimos 12 anos, a EBCT teve prejuízo em sete, incluindo 2025, cujo rombo está dado. O governo Lula culpa o antecessor, Bolsonaro, como em tudo, mas os rombos já aconteciam no governo de Dilma Rousseff, quando, entre 2011 e 2016, acumularam-se prejuízos de R$ 4,7 bilhões. No primeiro semestre de 2025, a empresa obteve empréstimo de R$ 1,8 bilhão de bancos privados (BTG, ABC Brasil e Citi), aos quais deverá recorrer de novo para, ao lado da Caixa e do Banco do Brasil, mais que decuplicar a dose.

Vinte bilhões de reais é muito dinheiro. É a quantia, por exemplo, que a Embraer, uma das mais competitivas empresas brasileiras globais, pretende investir até 2030 para enfrentar um ambiente cada vez mais adverso. Em setembro, o BNDES anunciou um fundo da mesma ordem para ampliar a infraestrutura de apoio à educação e à saúde no país. Foi também o total do fundo para apoio à ciência e à tecnologia no primeiro ano do governo Lula, ou o destinado a apoiar a concessão de rodovias no país, ou o planejado para o Fundo Amazônia. É também um terço dos recursos do PAC em 2025.

Vale a pena? Tudo indica que não. O programa apresentado pela direção da empresa no primeiro semestre, antes da troca do presidente por um quadro técnico egresso do Banco do Brasil, não difere muito do apresentado agora nem do manual de reestruturações de empresas à beira da falência: enxugar quadros, inclusive diretoria (cargos comissionados), renegociar contratos, reduzir a rede de entrega, vender ativos, cortar benefícios, reestruturar passivos, mudar o foco etc. No contexto de negócios em que os Correios se movem, apesar de sua tradição e sua enorme capilaridade, parece uma batalha perdida.

Imobilizada pelo atraso gerencial de indicações políticas extrativistas, sina do Estado brasileiro, a empresa perdeu o momento de virada do mercado, quando despontaram grandes empresas com logísticas de vendas e negócios altamente produtivos, como Amazon e Mercado Livre, ou logo depois que gigantes da entrega globais, como DHL, haviam determinado regras de um jogo que seria dominado por agilidade, investimentos e competitividade.

Dirigentes da empresa atribuem ao fim do monopólio das remessas internacionais ou ao início da taxação das “blusinhas” (cobrança de impostos de bens abaixo de US$ 50, antes isentos) o início da derrocada dos resultados da companhia. Não é verdade, porque prejuízos já vinham de antes. Arrogar um monopólio para sustentar negócios deixou de ser adequado ou até mesmo polido hoje em dia, e muito menos a permanência de privilégios tributários indefensáveis. Sindicatos da empresa argumentam, corretamente, que uma gestão estritamente profissional é capaz de fazer muito mais e melhor, sem privatizações. O resultado que se conhece com a gestão estatal, porém, é um só, constante, que tende a ser destruidor de competências, motivações e patrimônios. Gestões políticas não só foram insensíveis a inovações como tolheram investimentos ou os destinaram a prioridades erradas, como o inchaço do quadro de pessoal. A gestão estatal (é certo que não precisaria ser assim) ajudou a afundar os Correios, auxiliada pela visão primitiva dos negócios com que foi conduzida.

O Planalto quer fazer uma gambiarra para salvar a empresa, quando, se confia nela, poderia injetar dinheiro diretamente, mas há escassez de recursos — menos para programas eleitorais. Há função social inegável nos Correios, que a empresa já cumpriu com brilhante pioneirismo: nenhum dos rincões do Brasil, quando as regiões do país eram ilhas incomunicáveis pelas distâncias e dificuldades de transportes, deixou de receber correspondências quando elas eram o único meio de comunicação entre a imensa maioria dos cidadãos. Esse tempo passou.

Os Correios podem ser substituídos. Quando outros setores relevantes foram privatizados, como o de telecomunicações e energia, criaram-se taxas para que as empresas privadas, ou outras, fossem remuneradas para suprir o vácuo social deixado pelos serviços estatais (o Fust é um exemplo). Esse deveria ser um caminho.


A ADCAP, em resposta ao Editorial, enviou a seguinte carta ao Jornal:

CT/ADCAP – 087/2025
Brasília, 17 de outubro de 2025.


Ao Editor,

Do Caderno Editorial - A opinião do Valor Econômico


Prezado Editor,

Em atenção a publicação do Valor Econômico de hoje 17/10/25, gostaríamos de contribuir com o debate público oferecendo as seguintes reflexões 


CORREIOS DO BRASIL - AS OPORTUNIDADES E VANTAGENS COMPETITIVAS


O editorial: "Não há caminho de volta para o atraso dos Correios" aborda com propriedade o atraso no processo de modernização dos Correios do Brasil e acerta quando indica a raiz dos problemas: a falta de gestão profissional. Acerta também o editorial, quando reconhece o papel estratégico dos Correios, como infraestrutura relevante para o desenvolvimento social e econômico do País.

A divergência com relação a nosso ponto de vista se dá quando se aborda a possibilidade de recuperação, modernização e futuro dos Correios do Brasil.

Iniciamos pela questão econômico-financeira e inclusive sobre a cifra de alavancagem de R$ 20 bilhões. Efetivamente, um volume de recursos relevante. Todavia, diferentemente do que defende o editorial ao mencionar a constituição de um "saco sem fundo", entendemos que o patrimônio tangível e intangível dos Correios supera em muito esse montante de recursos. Somente em ativos imobiliários detidos pela Empresa, segundo informações gerenciais, o valor supera R$ 45 bilhões. Assim, consideramos prematura a conclusão de que os valores levantados em consórcio privado de bancos voltados a equacionar o fluxo de caixa da empresa se constitui em “saco sem fundo”. É prudente que se avalie o conjunto de ativos garantidores que a própria Empresa tem a oferecer e que alcança também, além dos imóveis, uma grande frota de veículos, sistemas e bens. Além disso, há ainda ativos intangíveis, que incluem marcas valiosas, como a da própria Empresa e SEDEX. Quanto valeriam essas marcas, por tudo que representam na história - desde a certidão de batismo do Brasil: a carta de Pero Vaz de caminha - no imaginário - confiança da população e na diversidade de presença no território brasileiro? Quanto os citados concorrentes teriam que investir para se aproximar desse posicionamento mercadológico consolidado? 

Compreendemos que, diante da magnitude dos recursos ora necessários para equilibrar a Empresa, seja colocada em discussão a viabilidade ou inviabilidade da operação anunciada pelo presidente dos Correios. Mas, consideramos que tal discussão deva se dar com mais profundidade, tendo em conta especialmente os ativos detidos pela Empresa e as reais perspectivas de alavancagem de negócios, que uma direção técnica pode efetivamente implementar, inclusive porque o principal negócio dos Correios na atualidade - a logística do comércio eletrônico - está em franca expansão no Brasil e no mundo.

Convergimos no entendimento de que, seja um real ou 20 bilhões, no mundo empresarial o dono do recurso, seja o particular ou a sociedade, espera o devido retorno.  Essa é a responsabilidade do gestor, público ou privado, e deve ser acompanhada e fiscalizada.

Ficamos à disposição para contribuir com elementos, que possam auxiliar em reflexões sobre a situação dos Correios e suas perspectivas.


Atenciosamente,
Roberval Borges Correa
Presidente

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ação de Revisão da Aposentadoria para inclusão dos valores recebidos como Vale Alimentação e Vale Refeição

Nº 277 - 10/10/2025

Tendo em vista, que os empregados dos Correios receberam de forma habitual verba de caráter remuneratório a título de Vale Alimentação/Vale Refeição e os valores NÃO foram considerados no cálculo da Renda Mensal Inicial - RMI da aposentadoria, a ADCAP ingressou com ação coletiva para garantir o direito à essa revisão. O processo está tramitando sem decisão definitiva.

Entretanto, a ADCAP oferece, sem ônus aos associados, a possibilidade de apurar a vantagem de tal iniciativa, considerando que a iniciativa não implica em vantagem para todos os associados, pois aqueles que recolheram pelo teto ou se aposentaram pelo teto do INSS, não possuem vantagens nesta revisão que visa corrigir os benefícios previdenciários para que seja incluído como salário contribuição as verbas pagas mensalmente a título de Vale Alimentação e/ou Vale Refeição em pecúnia, garantindo para associados o direito ao melhor benefício previdenciário. 

Nesse sentido, tais parcelas remuneratórias devem integrar a base de cálculo do benefício, como salário de contribuição, impondo-se a revisão do benefício com pagamento das diferenças que se formaram em parcelas vencidas.

O prazo para ingressar com a demanda administrativa ou judicial é contado da data da aposentadoria junto ao INSS, eis que é uma medida de revisão de aposentadoria. Por esse motivo, não interfere se o empregado, mesmo aposentado, continuou trabalhando. O ingresso com o pedido, administrativo ou judicial, tem que se dar antes dos 10 (dez) anos da data da concessão do benefício previdenciário para evitar a decadência do direito.

ATENÇÃO: Para obter maiores informações, entre em contato pelo e-mail valealimentacao@adcap.org.br  Você receberá uma resposta automática com a lista de documentos necessários para a análise da equipe do escritório parceiro.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

ADCAP sedia Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Servir Brasil


Neste dia, 09 de outubro de 2025, dia Mundial dos Correios, a ADCAP recebeu em sua sede, em Brasília, a realização da Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Servir Brasil, composto por, aproximadamente, 30 entidades importantes do serviço público nacional. Representaram a Associação, Roberval Borges Correa – Presidente e Rogiero Andrade - Secretário Geral.

Além da AGE, também, foi realizada reunião com as lideranças dos sindicatos e entidades integrantes do instituto para debater temas relevantes do cenário nacional, como a reforma administrativa, o seminário Pensar Brasil e outros temas.

Durante o evento, todos manifestaram seus agradecimentos pela organização e infraestrutura da ADCAP, em especial pela participação do presidente do Instituto Servir Brasil, Allison Souza.



Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP participa de Solenidade do Dia Mundial dos Correios


Ocorreu hoje, 09 de outubro de 2025, na sede dos Correios em Brasília, a Solenidade em comemoração ao Dia Mundial dos Correios. A ADCAP foi representada pelo presidente - Roberval Borges Correa e pelo Vice-Presidente - Maurício Fortes Garcia Lorenzo.

Na oportunidade, foi entregue a premiação do concurso internacional de cartas promovido pela União Postal Universal – UPU: à estudante brasileira vencedora da fase nacional, Beatriz Kfouri Azevedo, de Aracaju/SE.

O Presidente dos Correios, Emmanuel Rondon, destacou a importância da Empresa para o desenvolvimento econômico e social do país, enfatizou, o desafio de prestar serviços tradicionais e atuar no âmbito digital com base em inteligência artificial. Concluiu que os Correios, como símbolo de integração mundial, se mostram como instituição voltada para os desafios do presente e do futuro e parabenizou todos os seus empregados.


Direção Nacional da ADCAP.

9 de outubro - Dia Mundial dos Correios


No Dia Mundial dos Correios , a ADCAP Nacional parabeniza todos os profissionais que, com dedicação e compromisso, mantêm viva a missão de integrar o Brasil, entregar confiança e conectar pessoas. Um trabalho indispensável para aproximar quem está longe. Parabéns a todos que fazem parte dessa história de excelência e compromisso com o país! 

A ADCAP reconhece e homenageia, em especial, seus associados e todos os trabalhadores que, com esforço diário, construíram e constroem uma empresa essencial para o Brasil. Um viva para esta data, que celebra a importância dos serviços postais
 e a economia global.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Isenção de Imposto de Renda para pessoas com deficiência

Muitos aposentados que sofrem com determinadas doenças tem o direito à isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), porém, não usufruem, por desconhecimento do benefício.

O Rol das Doenças da Lei nº 7.713/88, art. 6º, XIV é taxativo quanto as doenças que incidem isenção no IR, conforme:

XIV – ... tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma;

Assim, se uma pessoa é acometida por alguma das moléstias descritas no Rol das Doenças, poderá ser isenta de impostos e ter descontos em aquisições de bens materiais. 

Importante frisar, que a isenção de imposto é para todo segurado aposentado, independente da modalidade da aposentadoria. Bem como, a isenção alcança a previdência privada paga pelo Postalis.

Caso o associado seja acometido por doença grave, ou alguns de seus familiares, poderá requerer a isenção de impostos. A iniciativa visa garantir direito legal e alento financeiro aos que já despendem tanto pela saúde.

➡️ A ADCAP disponibiliza orientação especializada sobre o tema. Se necessário, o associado deve enviar consulta para previdencia@adcap.org.br 



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Postal Saúde - Cuidado com sites e números disponíveis na internet - fraudes em diversas áreas

Considerando relatos de associados, que ao pesquisarem na internet contato com a Postal Saúde identificaram sites e números fraudulentos, inclusive, para emissão de segunda via de boletos é fundamental que todos estejam cientes dos canais oficiais de atendimento da Postal Saúde.

Sendo assim, caso necessite fazer contato com a operadora, inclusive, para 2ª via de boleto, acesse um dos canais oficiais:

- Central de Atendimento ao Beneficiário: (0800 888 8116) - 24h por dia
- Informações sobre rede credenciada
- Alteração cadastral
- Informações sobre inclusão, renovação e exclusão de beneficiários
- Auxílio na emissão de extrato de despesas médicas
- Alteração de senha da área restrita ao beneficiário
- Informações relacionadas a reembolso e outros serviços
- Atendimento Presencial: (ligação indisponível)
- Ouvidoria: (0800 888 8120) - Segunda a sexta, das 8h às 18h, sete dias por semana
- Utilizar caso não tenha recebido resposta da Central de Atendimento ou se sentir insatisfeito com o resultado do questionamento
- WhatsApp: (61) 3425-6600 - 24h por dia
- Chatbot Online: (ligação indisponível) - Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h


⚠️ Lembre-se de sempre utilizar esses canais oficiais para garantir a segurança e autenticidade das informações.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Live: Postal Saúde - Ações e atualidades. Perdeu? Assista aqui.


Mais uma live da ADCAP aconteceu ontem, 01/10, para atualizar os associados sobre os processos judiciais e seus andamentos, relacionadas à Postal Saúde, além de informar sobre as iniciativas não judiciais e o apoio que a Associação oferece a todos, na intenção de mediar os conflitos vividos pelos empregados e aposentados na atualidade.

Dr. Diego Britto - Advogado Trabalhista, Daniele Vasconcelos – Consultora da ADCAP para o tema Postal Saúde, Carlos Sant Ana - Diretor de Aposentados e Coordenador do tema Postal Saúde, na ADCAP Nacional, Cláudio Quaresma - Diretor Jurídico da ADCAP, Roberval Borges – Presidente da Associação e Sheyla Belíssimo - Diretora de Comunicação da ADCAP, participaram da live e esclareceram:

 .Sobre o retorno ao plano dos que saíram no PDV; a divergência dos valores de OPME para cirurgia e a quem recorrer; sobre suspensões de atendimento; descredenciamento de grandes hospitais; pagamento de 100% do valor da mensalidade e muito mais. Perdeu a live? Assista na íntegra:


📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional


Lembramos que todas as dúvidas sobre a Postal Saúde podem ser enviadas ao: suasaude@adcap.org.br 



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Live: Postal Saúde - Ações e atualidades

 




🗓️ 01/10
⏰ 19h30


🎙️ Apresentação: 

. Dr. Diego Britto: Advogado Trabalhista

. Carlos Sant Ana:  Diretor de Aposentados e Coordenador do tema Postal Saúde, na ADCAP Nacional

. Cláudio Quaresma: Diretor Jurídico da ADCAP


. Mediação: Sheyla Belíssimo - Diretora de Comunicação da ADCAP


📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=AY2bb8v1fV0



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Primeira reunião do Presidente dos Correios, Emmanuel Schmidt Rondon, com empregados

Ocorreu hoje, 26/09/25, a primeira reunião do presidente dos Correios com os trabalhadores da empresa, evento transmitido ao vivo para as superintendências regionais.

A ADCAP e outras entidades representativas compareceram à reunião, que teve como atividade central a mensagem de orientação do presidente Emanuel, em seu início de trabalho e do Ministro das Comunicações Frederico de Siqueira Filho.

Em suas palavras, o presidente dos Correios sinalizou o momento econômico difícil dos Correios, sintetizou a lógica básica de que os atrasos de pagamentos a fornecedores levam a perda de qualidade, que leva a perda de clientes, que leva a perdas de receitas, que agrava os prejuízos. 

Afirmou de modo muito seguro, que o patrimônio tangível e intangível - como a marca Correios, juntamente com sua capilaridade são diferenciais distintivos que podem garantir a retomada da estabilidade econômico-financeira da empresa.

Enfatizou a necessidade de medidas duras, mas que com o apoio e participação dos empregados, motivados pelo amor que tem pelos Correios, os bons resultados retornarão e permitirão enfrentar e vencer a concorrência. 

Com palavras simples como competência, dedicação, honestidade e espírito público se comprometeu a trabalhar para recolocar os Correios no cumprimento da sua missão constitucional, estratégica para o desenvolvimento social e econômico do País.

Falou do início de sua carreira como bancário e seu primeiro trabalho na agência bancária do prédio sede dos Correios do Rio de Janeiro.

O Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, desejou sucesso ao presidente dos Correios, falou do seu perfil técnico, manifestou o total apoio de todos os órgãos do governo e enfatizou que o futuro dos Correios será de modernização e bons serviços à sociedade.

A Diretoria Nacional da ADCAP deseja ao presidente Emmanuel total sucesso na importante missão de conduzir a empresa mais próxima e mais querida da população brasileira.


➡️ No link a seguir, assista ao pronunciamento do Presidente Emmanuel: https://www.youtube.com/live/vBaQa-1a6_g?si=o2Gpg6TBGGA1rQfJ 



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Resposta da ADCAP ao artigo: Outra vez, a bancarrota dos Correios, do jornalista Celso Mingi

Em resposta ao artigo do jornalista Celso Mingi, o Presidente da ADCAP enviou carta que mereceu atenção do articulista e assim foi divulgada no Jornal Estado de São Paulo, edição de 19/09/2025:


Outra vez, a bancarrota dos Correios

Em 2020, o BNDES promoveu amplo estudo para recuperação dos Correios; mas conclusões não saíram do papel

Estadão
19/09/2025

Aqui vão os principais trechos da carta à Coluna do presidente d o presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap), Roberval Borges Corrêa , sobre a situação calamitosa dos Correios publicada neste espaço no dia 12 de setembro:

“A tese de que os Correios ficaram com um negócio perdedor é um mito. O mercado de cartas está em declínio, sim, mas o de encomendas, o filé do setor, está em expansão. Empresas como Amazon, FedEx e DHL prosperam porque investem em tecnologia e logística para entregas rápidas e eficientes.

“Os Correios por anos foram dirigidos por gestores que não tinham a competência nem a liberdade para fazer os investimentos e as reestruturações. O sucateamento dos Correios não foi causado pela internet, mas pela ausência de um plano estratégico para monetizar a maior infraestrutura logística do País no século XXI. O problema do Sedex não é demanda, mas falta de profissionalismo que garanta eficiência nas entregas.

“A empresa não precisa ser privatizada para ser eficiente. Ela precisa, sim, de uma diretoria que entenda de logística e priorize a modernização, que invista em tecnologia para melhorar o rastreamento, a automação e a otimização de rotas. O potencial da empresa está na capilaridade de suas agências, em seu conhecimento geográfico, e na sua marca que tem a confiança dos brasileiros.

“Os recentes investimentos dos concorrentes levarão anos para se equiparar ao patrimônio construído pelos Correios. Somente em patrimônio imobiliário, fundamental para a instalação dos Centros de Distribuição (CDs), os Correios possuem mais de R$ 40 bilhões, além de uma infraestrutura de transporte interligando todo esse ativo. Este é um ativo estratégico que, sob uma gestão profissional, seria a alavanca para a liderança do mercado de logística.

“A solução para o rombo dos Correios não é ideológica, mas pragmática. É preciso resgatar a empresa da inércia, e não entregá-la a quem busca apenas o lucro, ignorando sua função social. O caminho para a recuperação dos Correios passa por um plano arrojado, que capitalize sobre os ativos da empresa e a posicione como a grande líder do e-commerce no Brasil.

Condições que o presidente da Adcap não levou em conta:

1. Não é verdade que faltou plano estratégico aos Correios. Em 2020, o BNDES promoveu amplo estudo para recuperação dos Correios. Mas suas conclusões não saíram do papel.

2. A falta de administrações profissionais é um problema que só pode ser revertido com um esquema de PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) ou de privatização. Sem esse passo, as administrações, sempre de caráter político, continuarão curtoprazistas, de olho nas eleições seguintes, como têm sido.

3. Não basta um tapa de socorro imediato providenciado pelo Tesouro. A recuperação dos Correios exigiria mais de R$ 50 bilhões e isso as condições do setor público não permitem.

----------------------------

Em atenção aos questionamentos finais do jornalista, o Presidente da ADCAP enviou a seguinte carta:

Carta ao Editor: A Necessária Profundidade do Debate sobre os Correios

Por Roberval Borges Corrêa
Presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP)


Prezado Jornalista Celso Ming (Estadão),

Primeiramente, gostaríamos de expressar nossa gratidão pela atenção e pela deferência em publicar trechos de nossa carta em sua coluna. É um gesto que demonstra a relevância do debate sobre o futuro de uma instituição tão fundamental para o país como os Correios. Aproveitamos a oportunidade para, de forma respeitosa, aprofundar alguns pontos trazidos em sua última análise.

Quando nos referimos à ausência de um Plano Estratégico, não nos referimos, como o senhor apontou, à falta de um documento ou estudo com esse título. De fato, o estudo do BNDES de 2020 é um exemplo de esforço de planejamento que, infelizmente, não saiu do papel. Nossa crítica se dirige, justamente, à ausência de um plano estratégico implementado, com a disciplina e a continuidade necessárias para orientar e desenvolver a empresa. É essa ausência de ação, e não de um documento, que tem sido o fator-chave para a deterioração da companhia.

O senhor também argumenta que a falta de administrações profissionais só pode ser revertida com um esquema de Parcerias Público-Privadas (PPI) ou de privatização. Discordamos, e a própria história do Correio brasileiro nos dá o melhor contra-argumento. Em tempos não tão distantes, os Correios serviram de modelo para outras administrações postais mundo a fora, foram destaque em inovação no segmento, e reconhecidos como exemplo de resultados econômicos-financeiros, graças, principalmente, ao profissionalismo e à dedicação de seu corpo técnico e de suas diretorias. O caminho da privatização pode parecer mais curto para alguns, mas não é o único nem o melhor. Ele tem seu próprio custo social, econômico e estratégico para a sociedade e o País, com risco de abandono do serviço universal em regiões remotas e de perda de um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico e social para os brasileiros.

Por fim, a questão do valor de um eventual aporte. O senhor sugere que a recuperação dos Correios exigiria mais de R$ 50 bilhões, um montante que o setor público não teria como prover. Com todo o respeito, esse valor nos parece exagerado, distante da necessidade de alavancagem dos negócios geridos pelos Correios. Acreditamos que a nova direção da empresa, com os ajustes financeiros necessários no curto prazo, utilizando-se das parcerias já em funcionamento - são mais de 2.000 pequenos franqueados estruturais e operando em todas as principais cidades - desenvolvendo novas parcerias estratégicas, apoiadas na força da marca Correios e na sua ampla estrutura operacional, será capaz de colocar em prática as ações necessárias para manter sua independência de recursos do Tesouro no futuro.

Debater saídas para a situação de desequilíbrio configurada é muito importante, pois os Correios não são apenas uma empresa, mas um patrimônio do povo brasileiro. 

Agradecemos o espaço para contribuir com esse debate e, mais uma vez, nos colocamos à disposição para aprofundá-lo.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Postal Saúde

ADCAP alerta associados sobre ilegalidade em cobranças de procedimentos médicos de participantes de planos médicos


Considerando situações relatadas por associados, de cobranças por parte de hospitais e clínicas credenciadas da Postal Saúde relativos à procedimentos médicos autorizados e realizados conforme convênio de saúde - Correios II, informamos que é expressamente vedada a cobrança direta de valores por prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e médicos) referente a procedimentos e eventos cobertos pelo plano CorreiosSaúde II.

A Resolução Normativa nº 503/2022 da ANS, em seu artigo 10, estabelece que o prestador não pode exigir pagamento do beneficiário por procedimentos contratados.

Portanto, quaisquer cobranças que o associado receba diretamente da rede credenciada, devem ser imediatamente informadas à Postal Saúde e à ADCAP, por meio do e-mail suasaude@adcap.org.br para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Ressaltamos, que a cobrança direta ao beneficiário é irregular e não deve ser paga, pois a responsabilidade pelo pagamento é exclusiva da operadora do plano, que mantém a relação contratual com os prestadores de serviços assistenciais.


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP Net 18/09/2025 – Saiu na mídia: Troca de comando nos Correios deflagra plano de socorro, e Fazenda vê possibilidade de aporte

Governo confirma Emmanoel Schmidt Rondon como novo presidente, mas não comenta medidas

Empréstimo feito junto a bancos pode ter cobranças antecipadas, e equipe econômica atua por renegociação

Folha SP
18/09/2025


A efetivação da troca de comando nos Correios, mais de dois meses após o pedido de demissão do atual presidente, deflagrou a elaboração de um plano para socorrer a companhia, que deve envolver a renegociação de um empréstimo já contratado e a injeção de dinheiro novo por meio de um aporte do Tesouro Nacional.

Um integrante do Ministério da Fazenda ouvido pela Folha reconhece a possibilidade de os Correios receberem recursos da União, embora ainda não haja definição de quando isso acontecerá, nem quanto será repassado à empresa, que está em situação financeira bastante frágil.

A mera sinalização de que o aporte ocorrerá, no entanto, é premissa importante para o avanço de outros pontos do plano que dará sustentação à nova gestão. Na terça-feira (16), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo e escolheu Emmanoel Schmidt Rondon, funcionário de carreira do Banco do Brasil, como novo presidente.

O principal e mais urgente desses pontos é a renegociação de um empréstimo de R$ 1,8 bilhão contratado pelos Correios neste ano junto a um sindicato de bancos formado por BTG Pactual, Citibank e ABC Brasil. O objetivo da operação era dar fôlego ao caixa já debilitado da empresa.

O pagamento foi programado em seis parcelas mensais a partir de junho de 2026, mas o contrato possui cláusulas restritivas (chamadas de covenants) cujo descumprimento pode disparar a cobrança antecipada dos valores —entre elas, uma relacionada à ocorrência de eventos com impactos jurídicos ou judiciais.

Segundo três pessoas a par da situação da empresa, o forte aumento do custo com sentenças judiciais registrado no segundo trimestre de 2025 criou as condições para que a cláusula seja acionada. O estoque de obrigações com precatórios, que era de R$ 940,6 milhões no início de abril, saltou a R$ 2,1 bilhões no fim de junho.

O eventual acionamento dos covenants criaria uma situação dramática para os Correios, uma vez que o contrato autoriza os bancos a reterem valores que a empresa tem a receber para quitar as parcelas antecipadas. Isso poderia ocorrer já nos próximos dias, segundo os relatos, e deixaria a companhia sem dinheiro em caixa para honrar obrigações correntes.

Nesse cenário, ela precisaria recorrer ao Tesouro de qualquer maneira, mas as consequências seriam ainda mais graves para a União, pois ficaria caracterizada a situação de dependência. Os gastos da empresa teriam de ser incluídos no Orçamento Federal, ocupando o espaço de outras políticas públicas.

Dada a urgência da questão, o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, recebeu na terça-feira (16) representantes do BTG Pactual e do Citibank, os dois bancos que lideram a operação, para discutir uma renegociação do contrato.

Os termos ainda estão em discussão, mas a sinalização do governo de que fará algum aporte é tida como essencial para que os bancos possam ter conforto em abrir mão do acionamento da cláusula e da retenção dos valores neste primeiro momento, até que a renegociação seja concluída.

Um integrante da equipe econômica afirma que a antecipação das cobranças é pouco provável diante da percepção de que o governo "está tomando conta da situação" e atuará para resolver o impasse. Dentro da companhia, a avaliação é a de que o Executivo entendeu a necessidade de ajudar financeiramente a empresa após um momento de resistência inicial a essa opção.

Além do encontro da Fazenda com os bancos, o governo realizou outras reuniões nos últimos dias envolvendo a Casa Civil e o Ministério da Gestão, pasta responsável pela gestão e governança das estatais.

A Folha procurou os três ministérios, que direcionaram os questionamentos à Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência. Em nota, o órgão confirmou a indicação de Rondon para a presidência dos Correios, a quem descreveu como "profissional com ampla experiência e perfil técnico adequado" para assumir o posto.

"Após a posse, o novo presidente realizará um diagnóstico detalhado da situação da empresa e apresentará um plano de ação voltado à reestruturação da estatal. Dessa forma, não é possível avançar com mais informações neste momento", disse.

Os Correios, formalmente ainda sob a gestão de Fabiano Silva dos Santos (que pediu demissão em 4 de julho), informaram que estão implementando um conjunto de ações voltadas ao reequilíbrio econômico e à sustentabilidade de longo prazo.

"Nesse contexto, foi instituído um Comitê Executivo de Contingência, que é responsável por coordenar as iniciativas para a recomposição da liquidez imediata e a execução do programa de reestruturação da empresa", disse.

A empresa elencou como prioridades o aumento de receitas por meio da diversificação de serviços, a redução de custos e os ganhos de produtividade, mas a nota cita apenas medidas já anunciadas, como o lançamento de um marketplace.

Questionada sobre novas iniciativas, incluindo o pedido de aporte da União, a companhia disse que "as ações de reequilíbrio econômico-financeiro da empresa, o que inclui análise de capital, estão contempladas no plano mencionado" e acrescentou que "tais medidas são classificadas como sigilosas".

O Citibank não quis se manifestar. O ABC Brasil informou que não comenta casos específicos. O BTG Pactual não respondeu.

Além dos temas financeiros, o governo também mapeia possíveis ações em outras frentes que possam ajudar os Correios. Segundo um integrante da equipe econômica, a Caixa Econômica Federal entrou nas conversas para avaliar uma possível aquisição de imóveis que hoje pertencem aos Correios. As duas empresas são controladas pela União.

O banco estatal também prometeu avaliar outras sinergias. Procurada, a Caixa não quis se manifestar.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

ADCAP participa da Solenidade de Posse da nova Diretoria do Instituto Servir Brasil


A ADCAP compõe o Instituto Servir Brasil, que atua fortemente em defesa de um serviço público de qualidade, braço operacional da Frente Parlamentar Mista Servir Brasil com mais de 200 parlamentares entre Deputados Federais e Senadores, em uma frente plural, democrática e ativa, unida pelo ideal de valorização do serviço público brasileiro.

Em seus princípios, que a norteiam desde sua fundação, a ADCAP é uma associação apartidária, sem viés político ideológico e que também luta pela gestão técnica profissional na ECT, Postalis e Postal Saúde, portanto, coaduna com os princípios do Instituto Servir Brasil na luta por um serviço público exercido com preocupação com a melhor gestão técnica, com o compliance, transparência e governança.

No dia 09 de setembro (quarta-feira), às 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi realizada a Solenidade de Posse da nova Diretoria Institucional e do Conselho Fiscal do Instituto Servir Brasil, prestigiada por parlamentares e por aproximadamente 30 sindicatos/associações, que compõem o Instituto, com a participação do presidente da Frente Parlamentar Mista Servir Brasil, deputado André Figueiredo, que reforçou a importância da parceria entre a Frente e o Instituto.

Na cerimônia de posse do presidente Alison Souza (SindiLegis), do vice-presidente Janus Pablo Macedo (ANFFA Sindical) e do Conselho Fiscal, esteve presente, representando a ADCAP, o secretário Geral - Rogiero Andrade.

Em seu discurso, o presidente do Instituto Servir Brasil e do Sindilegis, Alison Souza, afirmou que o serviço público é fundamental para promover inclusão, reduzir desigualdades e criar condições para que o país avance. Ele advertiu que qualquer tentativa de enfraquecer o servido público é, em última instância, enfraquecer a própria sociedade.

A ADCAP integrou a Comissão Eleitoral responsável pelo processo que conduziu à posse dos novos dirigentes.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Como salvar os Correios

Um plano possível e a liderança necessária




Carta Capital
04/09/2025

A prestação de serviços de correios no Brasil insere-se em uma dinâmica de interconexão territorial nacional e integração internacional. Um dos principais objetivos é combater as assimetrias regionais, ofertando serviços de mesma qualidade e preço, independentemente do nível de desenvolvimento de cada localidade. O elemento estratégico dessa opção constitucional é manter a coesão sociodemográfica.

O setor postal encontra-se em pleno crescimento e forte expansão, submetido, evidentemente, à rápida transformação da comunicação tradicional para a comunicação digital e com o crescimento acelerado de envios para entregas de bens, serviços e mercadorias, conformando o chamado comércio eletrônico.

Entretanto, contrastando com o crescimento econômico do setor de atuação, os números recentes dos Correios não deixam margem para dúvida. Com prejuízo de 2,6 bilhões de reais em 2024 e resultado negativo de 1,72 bilhão no primeiro trimestre de 2025, a situação é, de fato, a mais grave de sua história. Esta crise, longe de ser um fenômeno isolado, é o resultado de uma trajetória de má gestão que impacta diretamente a qualidade dos serviços, a credibilidade da empresa e, sobretudo, a vida de seus 86 mil profissionais e de milhões de brasileiros que dependem de sua operação.

Por mais sombrio que o cenário se apresente, é, porém, fundamental que a sociedade e o governo compreendam que a crise não é irreversível. A reversão é plenamente possível e as ações necessárias para isso não são secretas. Elas passam por um plano estratégico robusto que aborde o reequilíbrio financeiro, a modernização operacional e a readequação do modelo de negócios da empresa.

Dentre todas as medidas, uma, em especial, deve ser vista como o ponto de partida e a mais crucial para o acionista e a sociedade brasileira: o restabelecimento de gestão profissional e competente e a adoção de um modelo de governança robusto e transparente. A proliferação de indicações políticas a cargos diretivos tem sido uma das causas raiz da desprofissionalização da gestão. 

Essa prática tem minado a capacidade da empresa de tomar decisões técnicas e estratégicas, priorizar a saúde financeira em detrimento de gastos questionáveis e implementar planos de longo prazo com a consistência necessária. É urgente que o governo federal nomeie para a diretoria e para os cargos de gestão executiva profissionais com profundo conhecimento do setor de logística, comprometidos com a recuperação e a ética, e que não estejam vinculados e a serviço de meros interesses políticos.

Além da gestão profissional, a recuperação dos Correios passa por ações concretas, como a capitalização emergencial da empresa para recompor o caixa e regularizar os pagamentos a fornecedores. É preciso também explorar as oportunidades abertas pela Lei nº 12.490, que permite a diversificação de serviços e a modernização da atuação da empresa, aproveitando sua capilaridade única para atuar em logística de e-commerce e serviços de proximidade.

A recuperação da maior empresa logística do País depende da vontade política de agir e do compromisso verdadeiro com o interesse público. A solução para a crise passa, acima de tudo, pelo reconhecimento de que a competência técnica e o compromisso ético devem prevalecer sobre a conveniência política. O futuro dos Correios, e de sua função social para o Brasil, depende dessa escolha. 

*Presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP).


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Ainda ontem, 03 de setembro, na 10ª Vara do Trabalho em Brasília, a ADCAP também participou da audiência de conciliação, relativa ao retorno dos associados ao regime de teletrabalho.

Na audiência, os Correios foram consultados sobre a possibilidade de acordo, medida que foi refutada pelos Correios. 

Da parte da ADCAP, foi mais uma vez solicitada a suspensão da medida geral de término do teletrabalho, visando melhor análise sobre os interesses dos trabalhadores e conveniência do trabalho, em caráter de urgência.

A juíza recebeu a renovação da demanda da ADCAP e esclareceu que irá decidir essa questão no exame do processo.


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP participa de reunião com Ministro das Comunicações


Ontem, 03 de setembro, a ADCAP, representada por seu Presidente - Roberval Corrêa, pelo Secretário Geral - Rogiero Andrade e pelo Diretor de Relações Externas - José Maria dos Santos e, com a participação do Deputado Federal - Luiz Carlos Mota, reuniu-se com Ministro da Comunicações - Frederico de Siqueira Filho, para tratar das ações para recuperação dos Correios.

A ADCAP enfatizou a necessidade da criação, em caráter de urgência, de uma agenda executiva pelos órgãos de governo para enfrentar a grave crise da empresa.

Vários temas foram discutidos visando soluções emergenciais para recuperar a sustentabilidade da empresa e para reestruturar sua atuação.

O Ministro demonstrou atenção e sensibilidade para o momento, falou do seu compromisso com uma empresa pública de Correios atuante e com serviços de qualidade e do seu empenho junto a diversas áreas de governo ligadas às soluções necessárias.

A ADCAP se colocou à disposição, por intermédio de seus quadros técnicos, no sentido de auxiliar nos debates e soluções pertinentes.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Associados com 75 anos - ADCAP obtém liminar

 Nº 276 - 03/09/2025

A ADCAP obteve decisão de tutela de urgência, para que os Correios não demitam associados que completem 75 anos de idade e que reintegre os associados, que foram demitidos em razão de terem atingido essa idade.

A juíza Patrícia Birchal Becatani da 8ª Vara do trabalho de Brasília assim determinou:


"MANDADO DE INTIMAÇÃO – URGENTE Destinatário: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS Endereço da Diligência:  EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), BLOCO A, ASA NORTE, BRASILIA/DF - CEP: 70002-900O Exmo.  Juiz  do  Trabalho  da  8ª  Vara  do  Trabalho  de  Brasília  -  DF, que o Oficial de Justiça Avaliador Federal se dirija ao endereço acima e INTIME MANDA a tomar ciência do(a) decisão de id. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS 344952a, transcrito(a) a seguir:(...) DEFIRO a tutela de urgência, ora requerida, para determinar que a ré, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS, se abstenha de promover  novos  desligamentos  de  seus  empregados  associados  à Documento assinado eletronicamente por PATRICIA BIRCHAL BECATTINI, em 29/08/2025, às 11:25:43 - 02ef99b autora, conforme lista de representados, com fundamento exclusivo no art.  201,  §  16,  da  Constituição  Federal  (atingimento  da  idade  de  75 anos),  e  que  proceda  à  imediata  reintegração  daqueles  que  já  foram desligados  pelo  mesmo  motivo,  restabelecendo  integralmente  o contrato de trabalho, inclusive o plano de saúde, nas mesmas condições vigentes antes do desligamento, no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 1000,00 por empregado representado não reintegrado ou dispensado em contrariedade com esta decisão" Caso seja criado qualquer obstáculo ao cumprimento deste mandado, fica o Oficial de Justiça autorizado a requisitar força policial, bem como proceder às diligências necessárias em qualquer dia ou hora (art. 770, Parágrafo Único, da CLT; art.172, §§1º e 2º, do CPC."


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Live: Postalis - Ações Coletivas e Novidades. Perdeu? Assista aqui.


Mais de 1200 pessoas assistiram a live de ontem, 28/08, sobre as atualizações e novidades das ações coletivas relativas ao Postalis. A live contou com a participação do Dr. Ademar Cypriano - Advogado especialista em Previdência Complementar, Edgard Cordeiro - Integrante do Conselho Deliberativo do Postalis - eleito pelos participantes, Cláudio Quaresma - Diretor Jurídico da ADCAP, Sheyla Belíssimo - Diretora de Comunicação da ADCAP e Roberval Borges - Presidente da ADCAP.

Dr. Ademar, patrono das ações, iniciou sua apresentação falando de uma de suas primeiras e principais ações, que trata da perda dos investimentos do Postalis, em 2015, onde identificou-se responsabilidade de três entidades: o Banco BNY Mellon, a empresa de consultoria contábil KPMG e por último a própria ECT, empresa que patrocina o Postalis. 

Na live ainda foram elucidadas questões, que são dúvidas recorrentes dos associados, sobre o equacionamento, ação da RTSA, contribuição extraordinária, o impacto da reprecificação aos participantes e assistidos, entre outras. Não deixe de assistir , pois só assim é possível compreender a dinâmica desse Instituto de Previdência Complementar.


⚠️ Perdeu a live? Assista na íntegra e divulgue para seus colegas:

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=sCGcp_UTkos



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Live: Ações Judiciais Coletivas da ADCAP


Quem acompanhou a live de ontem, 13/08,  teve a oportunidade de obter informações de suma importância, sobre as ações trabalhistas da ADCAP mais recorrentes e que são sempre de interesse de todos os associados. A live contou com a participação do Dr. Diego Britto - Advogado patrono das ações e parceiro de longa data da Associação, Cláudio Quaresma - Diretor Jurídico da ADCAP, Sheyla Belíssimo - Diretora de Comunicação da ADCAP e Roberval Borges - Presidente da ADCAP.

Abaixo, as ações que foram abordadas na live com informações de seus andamentos:

As futuras ações coletivas da ADCAP:

a) Diárias de viagem;
b) Transporte de numerário;
c) Assaltos recorrentes na atividade profissional;
d) Assédio organizacional e aparelhamento dos Correios, dentre outras.

As ações coletivas em curso da ADCAP:

a) Inadimplência dos Correios com a Postal Saúde;
b) Reintegração dos associados com mais de 75 anos;
c) Manutenção do Teletrabalho;
d) Gratificação de Férias em 70%;
e) PASEP e
f) FGTS, dentre outras.


⚠️ Perdeu a live? Assista na íntegra e divulgue para seus colegas: 

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/live/_ZllRr12jN8



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

ADCAP ingressa com ação coletiva para reintegração de associados com mais de 75 anos

Nº 275 - 01/08/2025

Considerando que até a presente data, os pedidos de tutela de urgência para suspender a decisão de demissão dos trabalhadores com mais de 75 anos não foram julgados e a data do desligamento estar fixada para 01/08/2025, informamos que a ADCAP protocolou nova ação solicitando a reintegração de todos os associados que foram atingidos pela decisão dos Correios.

No momento solicitamos que aguardem outras informações, que serão divulgadas na sequência.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Associados que pagam mensalidade por boleto

Comunicamos que, a partir de agosto, as mensalidades referentes às competências de julho/25 a dezembro/25 terão vencimento entre os dias 10 e 13 do mês subsequente. Os boletos dessas competências foram gerados em uma única remessa e já estão disponíveis tanto por e-mail quanto no portal do associado.

Caso não tenha recebido no e-mail, nem no seu spam ou precise emitir uma segunda via, você poderá retirar os boletos no site da ADCAP Nacional.

Se não tiver feito nenhum acesso ainda, basta clicar na faixa amarela, conforme banner e criar uma conta, informando os seus dados. Não tem segredo!

 Veja passo a passo:

Acesse: www.adcap.org.br

Na faixa amarela: Cadastro/Financeiro, do banner Portal do Associado

Clique em: “Criar minha conta”, crie seu acesso digitando seu CPF e uma senha de 09 dígitos, depois clique em Registrar

Retorne e acesse com seu CPF e senha criada

Clique em: FINANCEIRO – Escolha a parcela na seta lateral e clique em Visualizar para imprimir.

Ou por meio do link:

https://app.higestor.com.br/portal/associacao-dos-profissionais-dos-correios/portal_users/sign_in


O contato direto para tratar sobre pagamento e mensalidade, substituição de boleto, PagSeguro e inadimplência é:  mensalidade@adcap.org.br 

Atenção:  Os boletos da ADCAP são intermediados pelo banco SAFETOPAY INTERMEDIAÇÃO DE NEGOCIOS LTDA, então não estranhe quando aparecer esse nome na confirmação o pagamento.




Direção Nacional da ADCAP.

Live: Ações Coletivas da ADCAP relativas a Bitributação e outros temas

Ações Coletivas da ADCAP relativas a Bitributação e outros temas foi o assunto da live da ADCAP de ontem, 30/07. Com a participação da convidada, Dra. Luísa Moraes, parceira da ADCAP desde 2020, especialista em Previdência Complementar e que já atua em diversos casos, a live esclareceu diversas questões como:

. Caso a ADCAP ganhe a ACP da bitributacao qual efeito para os associados?

. Na ação de atraso no Equacionamento de 2024, apurado à época em mais de 2 bilhões e consta do plano desse equacionamento onerando todos os participantes e assistidos, havendo sucesso na ação como impactará os associados?

. Como saber se estou em uma dessas listas dessa ação da bitributação?

. Estas ações, principalmente a da bitributação, abrange TDS os associados? Preciso fazer algo ou a ADCAP nos informara o que fazer?

. Como fazer para mudar o regime tributário? Será necessário ação judicial individual? Como participar de grupo contra a bitributaçao?


Uma live super importante que tornou claro todos esses questionamentos e muito mais outros. E se perdeu, confira no link a seguir, a live na íntegra: 


➡️ https://www.youtube.com/watch?v=j4sSPW6T29k 



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Ação da ADCAP contra BNY nos EUA permanece ativa e aguarda decisão

Disponibilizamos, recentemente, informações sobre o processo, que a Associação dos Profissionais dos Correios – ADCAP, move contra o The Bank of New York Mellon Corporation – BNY.  Nossa ação tem o número 25-cv-01711-AS, na Corte Federal de Nova York – Souther District of New York.

Como já informado aos participantes, no dia 8 de abril de 2025 tivemos audiência presencial na Corte de Nova York com a presença do Juiz, assistentes, advogados da ADCAP e BNY. Após a audiência tivemos vários peticionamentos de parte a parte, tendo sido apresentadas contestação, réplica à contestação e tréplica. O processo atualmente está concluso com o Juiz da causa, para despacho e análise de questões processuais e de mérito.

Nossa luta permanece gigante, pois, estamos litigando em fórum estrangeiro, contra um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Seguimos com nosso pleito, esperando evoluções e manifestação do Juiz.



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Revisão de Aposentadoria com inclusão do valor do Vale Alimentação, Vale Refeição e Vale Cesta

Considerando consulta de associados, relembramos que continuamos com as atividades de avaliação sobre a vantagem de ingressar com ação de revisão de benefício previdenciário para a inclusão do Vale Alimentação.

Essa revisão pode aumentar o valor da sua aposentadoria.

É destinada aos Segurados que trabalharam ou trabalham nos Correios e se aposentaram há menos de 10 anos;

Caso você se enquadre nessas condições e tenha interesse em buscar essa correção, entre em contato com o setor jurídico da ADCAP pelo endereço valealimentacao@adcap.org.br para mais orientações e análise do seu caso individual.

Essa pode ser uma oportunidade importante de garantir um valor de aposentadoria mais justo e condizente com sua contribuição previdenciária ao longo da vida laboral.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

ADCAP continua atuando em Defesa dos Associados pela Manutenção dos Trabalhadores com 75 Anos e pela Manutenção do Teletrabalho


Considerando informações de associados sobre decisão da Direção dos Correios em desligar trabalhadores com 75 anos de idade, informamos que a ADCAP já possui ação coletiva que discute possível ilegalidade nessa medida e, em razão dos temas 1390 e 638 em discussão no STF apresentou medida cautelar para suspender a eficácia da decisão até o julgamento dos temas pelo STF.

Do mesmo modo, a ADCAP participou de audiência no TRT 5 em razão da ACPCIV 0000585-43.2020.5.05.0016 que trata de assédio nos Correios relatando que a medida generalizada para o fim do teletrabalho tem o sentido de pressionar os trabalhadores a aderirem aos seguidos Planos de desligamentos implementados pelos Correios.

Assim, renovamos as informações da atuação permanente da ADCAP em respeito aos direitos e dignidade dos associados trabalhadores dos Correios.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Obtenção de Documentos Cadastrais Junto aos Correios

Tendo em vista a frequente necessidade de levantamento de documentos para ingresso em ações judiciais, informamos que a ficha cadastral, financeira, contracheques e informe de rendimentos dos Correios também estão disponíveis para os empregados ativos, desligados, afastados e pensionistas pelo link https://servicosrh.correios.com.br.    

O login deve ser realizado com o CPF e senha ID correios. Caso não recorde a senha, basta clicar em "esqueci minha senha" para proceder com a redefinição por meio do telefone (SMS) ou e-mail. Caso o sistema não identifique o CPF, realizar o cadastro conforme abaixo.  

1.Cadastrar senha de acesso   

a) Clicar em Cadastrar   

2) Selecionar a opção Pessoa Física e clique em PROSSEGUIR.   

3) Informar os dados solicitados.  

4) Após a conclusão do cadastro. Retornar a página inicial (https://servicosrh.correios.com.br) e informar o Usuário (CPF) e senha cadastrada.    

Caso o sistema identifique o CPF já cadastrado e não lembrar a senha:

1) Clique em “Esqueci minha senha” 

2) Escolha uma das opções por e-mail ou por SMS para receber o código de verificação e informe seu CPF e clique em “Prosseguir”.  

3) No próximo campo informe o número de telefone ou o e-mail, conforme o caso.

4) Em seguida, digite o código recebido e clique em “Recuperar conta”, de acordo com a opção escolhida. 

Obs. 1: a recuperação de senha por e-mail e/ou telefone somente será possível se o usuário ainda possuir acesso a ele. Caso não possua acesso, recomenda-se optar pela recuperação por telefone. 

Obs. 2: Caso o número de telefone e e-mail não estejam atualizados, faz-se necessário solicitar a atualização pelo “Fale Conosco” no site dos Correios.

Outra opção para obter os referidos documentos é solicitá-los pelo e-mail: gcat-atendeempregado@correios.com.br. Para tanto, se faz necessário anexar ao e-mail o documento de identificação digitalizado e informar matrícula dos Correios.


Direção Nacional da ADCAP.


Associados da ADCAP contratados pelos Correios até 30/04/2012 na Ativa ou Aposentados podem ter Valores a Receber


Os associados da ADCAP contratados pelos Correios antes de 30/04/2012, ainda na ativa ou desligados após 04/10/2013, que exerceram função por pelo menos 5 (cinco) anos e foram dispensados por iniciativa da empresa, podem ter valores devidos pelos Correios.

Os associados que receberam GPTF, por cinco ou menos anos, que estão na ativa ou mesmo já aposentados podem ter diferenças a receber dos Correios.

Os associados que recebiam a verba FAT e foram migrados para ITF com redução de valor no período de migração, podem ter diferenças a serem recebidas dos Correios.

Assim, se você se enquadra em alguma dessas situações, envie mensagem para o endereço fat@adcap.org.br encaminhando em anexo sua ficha cadastral.

A ADCAP analisará sua situação e avaliará se há direito ao recebimento de diferenças e dará as orientações devidas.

A ADCAP sempre atuando na defesa dos direitos e interesses dos associados.


Direção Nacional da ADCAP.