terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pelo respeito aos trabalhadores


Temos seguidamente apontado um conjunto de medidas confusas, mal planejadas e inconsistentes adotadas pela VIGEP nos últimos anos. Estas medidas têm gerado as mais desastrosas consequências para os trabalhadores dos Correios. Infelizmente, nossas manifestações não tem merecido a atenção necessária por parte da Diretoria Executiva, no sentido de mudar o curso do desastre anunciado. 

Concurso Público 
A primeira dessas manifestações diz respeito a ausência de concurso público para reposição das vagas abertas, em especial para os cargos de agente de Correios destinados às Unidades de Distribuição, de Tratamento e de Atendimento (CDD/CEE, CTCE, Agências etc). Essa decisão da VIGEP, compartilhada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração, gera sobrecarga aos trabalhadores, instabilidade no ambiente de trabalho, maiores custos para os Correios com horas-extras e mão-de-obra terceirizada e perda de qualidade. Somente quem não conhece e insiste em não querer conhecer como funciona uma empresa de Correios pode admitir a adoção e manutenção de uma medida como esta. 

Postal Saúde
A segunda manifestação trata da forma de implementação da mudança do plano de saúde dos trabalhadores dos Correios. A irracionalidade da implementação se refere a alterar de um dia para o outro, sem preparação prévia, um sistema que funcionou, com todas as suas imperfeições, de modo descentralizado e capitalizado por décadas, e que foi agora totalmente centralizado, com contratações de fornecedores de modo direto, em caráter de urgência, sem qualquer programação, articulação e cooperação do corpo de trabalhadores, os quais por anos atuaram na gestão e coordenação desse importante benefício para todos os trabalhadores dos Correios. Consequência? Um mar de problemas. Aumento absurdo dos gastos com o sistema, trabalhadores sem acesso aos seus benefícios, situações graves de saúde sendo tratadas por 0800 e a imagem dos Correios e dos seus trabalhadores no pior patamar possível. O que dizer a um trabalhador que procura um prestador de serviço e ouve que o convenio dos Correios foi cancelado por falta de pagamentos - numa palavra: humilhação

Postalis 
A terceira manifestação trata da total ausência, atuação e envolvimento com os problemas do Postalis, instrumento de promoção e valorização dos trabalhadores que simplesmente foi terceirizado pela VIGEP, que nem sabe informar aos trabalhadores o tamanho da conta bilionária que estarão sendo chamados a pagar.  

Total incompetência e falta de visão, denunciada em muitos os alertas ao longo desses anos. 

A última medida que a VIGEP apresentou à Diretoria Executiva, conforme informação que circula pelos corredores da Empresa é a proposta de demissão de trabalhadores aposentados e que continuam trabalhando nos Correios. Sem dúvida, milhares de trabalhadores já em tempo de se retirar para aproveitar a sua merecida aposentadoria não o fazem por várias razões: a primeira é que a aposentadoria não permite uma vida digna, a segunda é que o plano de previdência - BD saldado pelos Correios está praticamente insolvente e a terceira é que muitos esperam um plano de desligamento que faça justiça ao seu empenho e dedicação de 35, 40, 45 anos aos Correios. O que parece presente, caso sejam verdadeiras essas informações – e somente o VIGEP pode confirmar ou desmentir - é que existe um ódio, uma atuação determinada e contínua para humilhar, desprezar e descartar os trabalhadores do quadro próprio, de todos os níveis, por parte da Gestão de Pessoas nos Correios e com o consequente desrespeito para com as entidades representativas dos empregados,  seja pela cooptação de algumas; seja pelo atropelamento de outras que não comungam nem dizem amém aos desmandos e ditames da VIGEP.

Não nos parece que seja desta forma que deveriam ser tratados os trabalhadores dos Correios, que merecem, acima de tudo, RESPEITO !


Diretoria da ADCAP Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário