sexta-feira, 6 de novembro de 2015



Clientes reclamam dos serviços de plano de saúde em Jacareí, SP

Globo.com
04/11/2015

Clientes de um plano de saúde de Jacareí estão com dificuldades para ter acesso aos serviços do convênio. Eles afirmam que há dias não conseguem marcar consultas médicas, exames ou cirurgias, mesmo com os pagamentos em dia.

O plano de saúde Cime está há 40 anos em atividade e tem 9.583 clientes, mas nos últimos meses tem enfrentado problemas financeiros e administrativos, o que dificulta o acesso dos clientes ao serviço.

A dona de casa Florisa Fátima de Paula tem câncer de mama e começou a fazer quimioterapia em junho desse ano. Há oito anos ela é cliente do plano de saúde Cime e afirma que as mensalidades de R$ 125 estão em dia. Porém, Florisa precisou interromper o tratamento após a terceira sessão.

"O médico me chamou e disse que não podia mais me atender, porque há seis meses o convênio não tinha pago e ele não tinha como pagar os fornecedores dele. Eu preciso dessa quimioterapia para poder fazer a cirurgia, estou parada sem fazer nada", contou.

A filha da dona de casa Bernadete Miranda também está com câncer de mama e não conseguiu que o plano desse assistência ao tratamento. "Ela precisa da limpeza do cateter, tratamento com psicóloga, exames caros e uma cirurgia para terminar o processo. É um descaso, eles tinham que autorizar, mas não autorizam", disse.

Os condutores de Jacareí também deveriam ser atendidos pelo Cime, mas enfrentam problemas com o convênio. "O pessoal não tem atendimento. Eles têm que pagar, mas o convênio não está atendendo e a operadora está fazendo pouco caso", afirmou Ronaldo Cruz, diretor do sindicato da categoria.

O Procon da cidade já registra 35 reclamações contra o convênio. "No começo, a gente ainda tinha um canal dentro do Cime. A gente fazia um contato e conseguia marcar uma ou outra consulta. Depois de um tempo, eles pararam até de atender o Procon, disse Ruberci Morais, diretor do Procon.

O gestor do plano afirma que entrou com recurso e está tentando resolver a situação dos pacientes. "Alguns médicos entraram com pedido de descredenciamento e nós estamos tentando trazer eles de volta e estamos querendo iniciar um novo serviço. A partir da semana que vem, teremos um novo orientador médico, com serviços especializados. Estamos trazendo médicos tanto para o centro clínico como credenciados nas clínicas", disse o gestor Roberto Ferreira de Souza.

Portabilidade
A Agência Nacional de Saúde (ANS), responsável pela regulação dos planos médicos no país, informou que aplicou diversas medidas para resolver a instabilidade financeira do Cime.  Há cerca de cinco meses, uma nova administração, que é de Campinas, assumiu a direção do convênio, mas o problema não foi solucionado.

Diante da situação, a ANS decretou a portabilidade especial do Cime no dia 29 de setembro. Os clientes têm até o dia 29 de novembro para migrar para outro plano de saúde, sem pagar carência. Depois desse prazo, a ANS vai encerrar as atividades do Cime de Jacareí.  Para fazer a portabilidade, os beneficiários precisam consultar o guia de planos, no portal da ANS . Em caso de dúvidas, os clientes ainda podem contatar o telefone 0800 701 9656, das 8h às 20h.

2 comentários:

  1. Quase infartei agora tenho esse convênio e não estava sabendo de nada até agora quw vi essa reportagem no desapego de jacarei e agora??

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  2. Quase infartei agora tenho esse convênio e não estava sabendo de nada até agora quw vi essa reportagem no desapego de jacarei e agora??

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