terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Com PDVs, quadro de pessoal das estatais é o menor em quase 7 anos

G1
04/12/2017


As empresas estatais fecharam o mês de setembro com 506,8 mil empregados, o que significa o menor patamar desde o final de 2010 (497.036), segundo números do Ministério do Planejamento.

De acordo com o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais da pasta, Fernando Antônio Ribeiro Soares, essa queda do número de trabalhadores das estatais está relacionado com programas de desligamento voluntários das empresas.

Neste ano, houve PDV nas seguintes empresas estatais: Caixa Econômica Federal, Companhia de Recursos de Pesquisa Mineral (CPRM), Eletrobras, Infraero, Dataprev, Banco do Nordeste, Casa da Moeda, Codesa, Valec, Amazul, EBC, Banco da Amazônia, Correios e Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Com isso, houve o desligamento, na parcial de 2017, de 26,33 mil funcionários."Os setores que o Brasil atua [com estatais] estão em linha com o resto do mundo. Grande parte das estatais é financeira e de infraestrutura, onde concentra a maioria das nossas empresas também. Não tem uma meta de redução das estatais, mas se for relevante para darmos sustentabilidade fiscal (nas contas públicas) ao país, nós o faremos", declarou Soares a jornalistas.

Segundo ele, o governo quer entender o setor onde a empresa estatal está inserida. A análise que está sendo feita é se o setor onde a empresa atua está "bem servido". "Se está, a gente pode pensar em um outro mecanismo em torno de estatal", disse Soares.

PDV dos servidores federais
O governo também tem um programa de demissão voluntária voltado para os servidores públicos federais, que é diferente do programa para os funcionários de estatais.

Apesar da intenção de enxugar gastos, o governo contratou 7.089 servidores a mais do que desligou entre janeiro de julho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário