quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Rabello apresenta à PF defesa da SR Rating no caso Postalis


VALOR ECONÔMICO
20/2/18

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, apresentou hoje à Polícia Federal a defesa da SR Rating, da qual é fundador e sócio licenciado, no caso Postalis. Rabello reuniu-se, em Brasília, com o delegado da PF, Luis Flávio Zampronha, responsável pela Operação Pausare, que investiga prejuízos ao Postalis.

Rabello entregou ao delegado um pen-drive com 900 megabites e cerca de 5 mil folhas de documentos sobre a atuação da SR na análise de risco de crédito da Mudar Master II Participações, uma sociedade de propósito específico investida pelo fundo de pensão dos Correios. O investimento terminou em prejuízo de R$ 109,8 milhões para o Postalis. Rabello disse acreditar que fez o que era necessário para elucidar "por completo", perante a PF, o papel da SR no caso Postalis.

Ele afirmou que a empresa poderá apresentar a documentação a outros órgãos públicos, inclusive à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), se for instada a fazê-lo. "A conduta da SR Rating foi exemplar. E foi exemplar porque é difícil, para uma agência de rating, conseguir fazer alertas durante o monitoramento que sejam antecedentes aos fatos", afirmou.

Segundo ele, no caso da Mudar, a operação nasceu "correta", com qualidade de crédito "mediana, mas plausível", e com garantias. "Depois [a operação] começa a exalar cheiro estranho e a SR tempestivamente faz um downgrade [rebaixamento da nota de crédito] agressivo." Em setembro de 2012, a SR Rating rebaixou em dois degraus, para "BB-", na escala global, a nota de crédito da Mudar e, com esse rebaixamento, o Postalis poderia ter pedido o vencimento antecipado da dívida, o que não fez, segundo já relatado por Rabello. Houve ainda, segundo ele, um perdão ("waiver") com o Postalis se abstendo de pedir o vencimento antecipado da dívida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário