terça-feira, 4 de setembro de 2018

MOBILIZAR PARA SALVAR O POSTALIS

CADÊ O DINHEIRO QUE ESTAVA AQUI?





Reunião com a Presidente da ADCAP e Presidente dos Correios
 


Dentre as atividades programadas pela ADCAP com relação ao tema POSTALIS, temos a interação com a Presidência dos Correios para discutir os encaminhamentos relativos a RTSA, BNY, Equacionamento e outros aspectos de interesse dos participantes e assistidos, bem como dos Correios.

Assim, na data de hoje a Presidente da ADCAP – Maria Ines Capelli, esteve reunida da Sede dos Correios com o Presidente – Carlos Fortner para discutir o tema POSTALIS. Participaram da reunião, além do Presidente dos Correios o VIGEP, VIFIC, Chefe do DEJUR, e a Chefe da Secretaria.

Inicialmente, a ADCAP informou ao Presidente que estará desenvolvendo um conjunto de iniciativas no sentido de buscar a capitalização da Empresa, considerando que a retirada antecipada de dividendo pela União e o represamento de tarifas implicaram, em grande parte, na situação econômica vivida pela Empresa na atualidade. A ADCAP entende que a União é responsável direta por esta situação e que tem obrigação de recompor o capital dos Correios em montante que deve atingir 6 bilhões de reais.

O Presidente informou sobre as iniciativas que tem adotado para garantir a saúde financeira dos Correios, seja por medidas de contenção de despesas como de busca de elevação de receitas e que tais medidas estão trazendo resultados satisfatórios, mas que necessitam ser intensificados. Informou sobre a perspectiva de anunciar um novo plano de desligamento voluntário e recomposição das tarifas de serviços.

Com relação à RTSA informou que determinou a instalação de Grupo de Trabalho para consolidar o histórico do tema, incluindo o resultado das consultorias já prestadas à Empresa, bem como da dimensão atuarial dessa rubrica. Estima que em 60 dias tenhamos esse estudo técnico concluído. A Presidente da ADCAP sinalizou que a dívida decorre do fechamento e saldamento do Plano BD e que atualmente os mais de 90.000 participantes e assistidos estão pagando essa dívida sob forma de equacionamento.

Com relação ao BNY Mellon, ratificou que a Empresa, cumprindo determinação do Conselho De Administração, está se vinculando aos processos judiciais já estabelecidos no Brasil e está avaliando a possibilidade de ingressar, autonomamente, ou em assistência ao POSTALIS com ação nos EUA. A Presidente da ADCAP informou das avaliações em curso na Associação para também integrar o polo ativo dessas ações.

Com relação ao Equacionamento houve concordância na necessidade de acompanhamento e atuação para que esse resultado seja o menos oneroso para os Correios e os participantes e assistidos.

A avaliação geral é que há convergência de interesses entre a Direção dos Correios e a ADCAP na busca da melhor solução para ambas as instituições e seus representados. Será organizada agenda executiva para acompanhamento dos temas, de modo que, no menor tempo, haja a conclusão desses encaminhamentos.



Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário