quarta-feira, 12 de junho de 2019


PF prende delegado que investigava caso Postalis por suspeita de extorsão

O GLOBO
11/6/19

O delegado federal Lorenzo Pompilio da Hora e um escrivão, Everton, foram presos na manhã desta terça-feira por suspeita de fraude em inquérito que investigava o Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios. O delegado e o escrivão são acusados de tentativa de extorsão. A acusação teria sido feita por um advogado e, a partir da denúncia, a Polícia Federal começou a investigar o caso.

A PF cumpre mais quatro mandados de prisão e 24 de busca e apreensão na Operação Tergiversação, deflagrada nesta terça. As ordens de prisão foram dadas pela juíza Carolina Vieira Figueiredo, substituta na 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Na época em que teria sido feita a extorsão, Lorenzo era lotado na unidade da Polícia Federal na sede dos Correios, no Rio. Ele investigou o envolvimento do fundo de pensão com operações financeiras fraudulentas que teriam provocado um prejuízo milionário ao Postalis.

O inquérito conduzido por Lorenzo apurava o desvio de cerca de R$ 100 milhões do Postalis e da Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobras. A investigação era baseada na delação de um funcionário do Grupo Galileo Educacional.

O grupo tinha interesse em assumir a administração da universidade Gama Filho e da UniverCidade, que passavam por dificuldades financeiras. Para levantar recursos, lançou no mercado debêntures (títulos da dívida), que foram adquiridas pelo Postalis e pela Petros.

Mas o montante levantado, em vez de ser aplicado em melhorias nas universidades, teriam sido desviados e irrigado contas de políticos.

Lorenzo também foi um dos três delegados federais que apresentou à Polícia Civil do Rio de Janeiro o policial militar Rodrigo Ferreira, apontado como testemunha do Caso Marielle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário