sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020


TCU AUDITA A QUALIDADE DOS
SERVIÇOS POSTAIS  


O TCU publicou o ACÓRDÃO 211/2020 – PLENÁRIO, alusivo a auditoria realizada pelo órgão acerca da qualidade dos serviços postais prestados pelos Correios.

A íntegra do ACÓRDÃO pode ser visualizada nesse link.

Destacamos algumas citações que podem oferecer uma visão panorâmica do resultado da auditoria:

Evolução
“Ao se analisar o período entre 2015 e 2019, foi possível visualizar uma evolução considerável da qualidade dos serviços prestados pela ECT, principalmente a partir do segundo semestre de 2018, com melhorias no que se refere à tempestividade da entrega, à universalização dos serviços, a perdas e extravios, bem como no tocante à satisfação dos clientes.”

Índices de Qualidade
“Conforme exposto ao longo deste achado, por meio dos diversos indicadores descritos, foi possível concluir que os Correios apresentaram uma melhora significativa na qualidade dos serviços prestados à população, atingindo, principalmente no ano de 2019, elevados índices de qualidade.”

Boas Práticas
“... diante do quadro de significativa recuperação dos indicadores de qualidade dos serviços prestados pelos Correios, entende-se que as ações adotadas pela empresa nos últimos anos com o objetivo de alavancar a qualidade dos serviços postais devem ser vistas como boas práticas, não sendo necessária qualquer recomendação a respeito no momento.”

Redução de Extravios e Indenizações
“... também foi identificado uma diminuição considerável dos índices de extravio, que alcançaram em 2019 um décimo por cento do total de encomendas distribuídas pela empresa, provocando uma queda significativa dos valores gastos com indenizações.”

Qualidade comparada
“... no tocante à atuação dos Correios em comparação com outras empresas similares, concluiu-se que, apesar da existência de pontos passíveis de melhora, não existem indícios que apontem para uma deficiência ou discrepância significativa da atuação dos Correios frente a outras empresas, principalmente no que diz respeito à qualidade dos serviços.”

O relatório demonstra, portanto, que a Empresa tem oferecido à sociedade um serviço postal de elevada qualidade, fruto de uma série de medidas de melhoria adotadas e do indispensável esforço dos trabalhadores, um legado que não pode ser colocado em risco com medidas restritivas que impeçam a adequada alocação dos recursos necessários à operação.

Para o Congresso Nacional, que encomendou a auditoria, o TCU deixa uma peça que mostra que a estatal tem conseguido cumprir muito bem seu papel, com nível de qualidade superior ao prestado em países desenvolvidos e boa produtividade. Um documento indispensável para subsidiar as discussões relacionadas à intenção do governo federal de privatizar a Empresa.


Direção Nacional da ADCAP.

2 comentários:

  1. Boa noite, encaminhei toda documentação do INSS para vocês refazerem os cálculos para verificar se é viável entrar com ação ou não, poderiam me confirmar se receberam a referida documentação?, NOME MAURILIO CRISTOVAO BOUSFIELD.

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  2. EMAIL´- mauriliocb@gmail.com tf 48 32440280

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