terça-feira, 6 de julho de 2021

Na Argentina é decretada a falência do correio privatizado


Enquanto o governo brasileiro tenta privatizar a toque de caixa os Correios, na Argentina é decretada a falência do correio privatizado, o Correo Argentino, porque a organização não conseguiu arcar com suas obrigações com o próprio Estado.

O exemplo grave da Argentina se soma aos problemas vividos pelos portugueses, que têm protestado contra a alta das tarifas postais e o fechamento de agências promovidos após a privatização dos CTT.

Em ambos os casos, os reflexos negativos para os cidadãos e para as empresas é muito grave, materializado em aumento de tarifas e em queda na qualidade do serviço.

No Brasil, com desafios logísticos muito mais complexos, os riscos são também muito maiores, merecendo a mais cuidadosa atenção, não se admitindo que se trate da privatização dos Correios por meio de um projeto de lei, com tramitação acelerada, para evitar discussões. Isso não pode ser admitido.

No mundo todo, em apenas 8 países o correio é totalmente privado, como quer fazer no Brasil o governo. Somadas as áreas de todos esses países, a seguir listados, se chega a um total inferior à área do Estado do Mato Grosso. Os países são: Aruba, Cingapura, Grã-Bretanha, Líbano, Malásia, Malta, Países Baixos e Portugal.

Além disso, nos 20 maiores países do mundo em território nenhum correio é privado.

Os casos da Argentina e de Portugal deveriam servir de alerta aos brasileiros, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. Não precisamos de mais este problema afetando nossas vidas.

Sobre a situação do Correo Argentino, mais detalhes podem ser encontrados na matéria do link: https://www.clarin.com/politica/justicia-decreto-quiebra-correo-argentino-empresa-familia-mauricio-macri_0_rkOkn-gm7.html

 

ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

22 comentários:

  1. A Argentina não serve como exemplo. A questão e que os Correios a vários anos tem sido um pântano de corrupção, cabedal de políticos comunistas, e uma administração estranha que não resiste a nenhuma escola de administração. A porcalhrira que faz o dia a dia da empresa incomoda sobremaneira funcionário que são apenas funcionários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, quando a criatura insere num suposto contraponto/argumento a expressão " cabedal de políticos comunistas" transforma, o que seria um momento de argumentação, em " papo non sense ".

      Excluir
    2. Cabedal de políticos... Só nesse governo quantos cabides para militares foram criados??? Pobre opinião retardada de um imbecil

      Excluir
    3. Até que demorou, em outros lugares faliu bem antes como Portugal, é privatizar e subir, cortar lugares que não compensa ou falir, e ainda querer dar o dq para a Anatel kkkkk não dura um ano

      Excluir
    4. Os Correios sempre foram a Instituição mais valorizada pela população em empate técnico com a família e os bombeiros. É uma imnstituição de cerca de 500 anos, a mais antiga do país! Nosso Correio é um dos 5 melhores do mundo pelas estatísticas mundiais da ONU (UPU).

      Excluir
    5. Pela sua terminologia vê-se o quão isenta e válida é a sua opinião...

      Excluir
    6. O ECT sempre foi a instituição mais respeitada e confiável do Brasil. Tudo isso se deveu ao alto grau de profissionalismo e competência dos seus funcionários. Infelizmente vários governos se sucederam tentando elamear o nome desta instituição com o objetivo de privatizá-la. Se permitirmos que isso aconteça, quem pagará caro seremos nós mesmo, a exemplo do que vem ocorrendo com a energia elétrica e serviços de telefonia. Defender os correios é defender o Brasil

      Excluir
    7. Será um grande negócio para quem a título de combater a corrupção está montando o maior esquema de corrupção do mundo.

      Excluir
    8. O que serve de parâmetro pra ti? Na Argentina o povo não é cego ao ponto que tu é, lá ninguém entregou nada de mão beijada para o capital estrangeiro, e vc ainda tem a cara dura de criticar a Argentina! Quem mete a mão no dinheiro do povo é esse capitalismo feroz que vc defende! Mas aguarde, não demora vc vai ver tudo isso ruindo, e não vai ter pra onde correr! Ignorante, não sabe o que significa comunismo, mas pra falar m**** é expert!!

      Excluir
  2. Nenhuma privatização foi benéfica aos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  3. O que precisa e pode ser feito é a aplicação do PCCS, para a ocupação dos cargos por meritocracia e privativo a funcionários concursados. Isso traria reflexos positivos para a empresa, como a qualificação dos dirigentes e apuração de responsabilidade pela auditoria interna, sem viés político. Com toda certeza teríamos um correio diferente, mais eficiente, rentável e sobre tudo nosso.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que foi dito acima: a Argentina nso serve de comparacao, pois vive uma crise profunda com o atual governo socialista, nao dá pra saber se eh falta de gestão ou a crise econômica. E sim, o Postalis, como os Correios foram invadidos por uma corja petista e seus alinhados, q roubaram tudo o q puderam, encabeçados pelo Lula e chefe do roubo, Renan Calheiros. O ecetista sofre da sindrome de Estocolmo: ta doido pra votar no seu estuprador de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o atual governo Argentino que, você chama de socialista, iniciou seu governo?
      Nenhuma empresa privada bem administrada,enfrenta problemas financeiros a tal ponto que, acaba falindo em tão pouco tempo,por causa de políticas públicas de um governo.

      Excluir
    2. Agora é a quadrilha do Bolsonaro, está desatualizado.

      Excluir
  5. Para que os correios melhore novamente, é só colocar gestores responsáveis. Podemos propor nomes como: Bolsonaro, os filhos de Bolsonaro, os milicianos, o ex ministro da educação, o ex do ministro do meio ambiente, o ex das relações exteriores, o Pazuello, e por aí vai. Com um desses na gestão dos correios, a empresa vai melhorar muito, e vai voltar ter a confiança do povo. Gestão é tudo.

    ResponderExcluir
  6. Que tal privatizar o exército?? Será que vamos sentir falta de quem pinta meio fio, capinar e humilhar recrutas?

    ResponderExcluir
  7. Não entro nessa briga, pois já privatizaram quase tudo, será que não perceberam? Não basta o Exemplo da Petrobras?

    ResponderExcluir
  8. Vi vários posts contras e a favor da privatização.... Bom... Nada e de graça , correios público estatal da prejuízo mas o povo não percebe pq não sai direto do seu bolso ( vem diluído com vários outros problemas e o governo resolve). E se privatizar e o governo meter taxa e impostos como faz com tudo que toca não terá Deus com empresa trilhardaria que conseguira manter essa empresa .e por consequência vai falir....

    Prefiro abrir o mercado e deixar qualquer um que quiser fazer entregas operar no Brasil sem essa de uma empresa soberana e única

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o monopólio que os Correios do Brasil detém?

      Quem quer comprar os serviços desse monopólio?

      Como você classifica Fedex, DHL, Gollog, Azul cargo e tantas outras empresas que prestam serviços de tranporte de compras pela internet?

      Eita que a falta de conhecimento do assunto tá grande!

      Excluir