terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Remuneração Variável da Administração
a PLR da Diretoria
 


Na reunião ordinária do Conselho de Administração da ECT, realizada no último dia 18 de dezembro, houve a aprovação do pagamento da RVA(Remuneração Variável da Administração) - PLR da Diretoria -  referente ao ano de 2013,  nos moldes propostos (150% sobre a remuneração do presidente e dos vice-presidentes), assim como a aprovação de um programa em moldes similares para 2015, independente dos resultados da Empresa.

Assim, enquanto o conjunto dos trabalhadores recebem PLRs que não chegam a R$ 800, os dirigentes se vêem no direito de decidir receberem 150% dos seus salários, atingindo valores de até R$ 60.000,00.
Importante destacar, também, que os valores de PLRs dos trabalhadores têm caído porque os lucros da Empresa vêm caindo. Mesmo assim, a direção da Empresa, despudoradamente, entende que pode estabelecer uma regra que lhes beneficia de forma acintosa.

Em 2013, os lucros da Empresa caíram 70%. Se fosse uma empresa privada, provavelmente os dirigentes receberiam valores bem menores de remuneração variável com relação ao exercício anterior, ou nem receberiam, e, certamente, alguns seriam trocados, para tentar reverter a tendência. Por aqui, porém, a regra parece ser outra: punem os trabalhadores com PLRs que chegam a menos de 5% das remunerações, pagas com atraso significativo, e enriquecem os dirigentes – Presidente e Vice-Presidentes – que recebem 150% das remunerações mesmo com os péssimos resultados da Empresa.

A ADCAP gostaria de que a RVA fosse estabelecida no valor máximo permitido pelo Governo Federal, como acontece em algumas estatais, desde que, como também acontece nessas estatais, as PLRs dos trabalhadores fossem similares, alcançando até duas remunerações.  Na realidade dos Correios, porém, um Programa de RVA como o pretendido pela direção da Empresa é uma verdadeira irresponsabilidade, além de um acinte para com os trabalhadores.

A ADCAP espera, então, que estas absurdas propostas aprovadas pela Diretoria e pelo Conselho de Administração dos Correios – o pagamento da RVA 2013 e o Programa de RVA 2015 – sejam reformuladas nas demais esferas de decisão a que deverão ser submetidas, e, por esta razão, encaminhará cópia dessa Nota para o Ministério das Comunicações e para o Ministério do Planejamento.

A Gestão de Pessoas nos Correios precisa passar a ser feita em benefício da Empresa e de seu conjunto de trabalhadores e não em benefício dos patrões em detrimento dos trabalhadores. 


Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário