quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Universalização do serviço postal

Postado no Facebook do Vice Presidente da ADCAP
21/09/2020

Quando se discutiu lá atrás a privatização dos serviços de telefonia, os principais argumentos para privatizar eram o elevado preço e a falta de oferta do serviço em vários locais do país. Sem entrar no mérito se a privatização da telefonia foi positiva ou não, por não ser objeto desta matéria, é inegável que uma linha de telefone fixa custava muito caro na ocasião, a ponto de ser considerada patrimônio e lançada no imposto de renda, e que havia muitas regiões desassistidas de telefonia no país.


Fazendo um paralelo com o serviço postal, para verificar se parâmetros similares estariam presentes, vemos uma situação completamente oposta: temos no Brasil uma das cartas com menor preço do mundo e o serviço postal presente em todos os municípios brasileiros, apesar da imensidão de nosso território.


Assim, pela ótica da necessidade de universalização do serviço postal, não se justifica tentar sustentar a intenção de privatização dos Correios. O Brasil já descobriu e aplicou com sucesso a fórmula para universalizar seu serviço postal, provendo aos brasileiros o acesso adequado. Agora seria só manter isso e ir fazendo as melhorias incrementais eventualmente necessárias, à medida em que o território for se modificando com a criação de novos municípios e aglomerados humanos.


Marcos César Alves Silva
Vice-Presidente da ADCAP
Associação dos Profissionais dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário