segunda-feira, 10 de agosto de 2015

POSTALIS - Dirigentes da ADCAP e ANAPOST se reúnem com conselheiro


Dia 01/08/15 a ADCAP manifestou sua posição com relação às decisões do Conselho Deliberativo do POSTALIS acerca da aprovação das contas do Instituto relativas a 2014 e recondução do seu Diretor-Presidente. A ADCAP não concorda com nenhuma dessas duas decisões.

No dia 06/08, dirigentes da ADCAP e ANAPOST  chamaram o conselheiro eleito Sergio Bleasby, para debater seu posicionamento nessas duas decisões ocorridas na Reunião do Conselho Deliberativo do Postalis nos dias 30 e 31 de agosto.

Na reunião, o conselheiro Sérgio Bleasby Informou que: 

• a decisão inicial de aprovar a recondução do Diretor-Presidente Antonio Carlos Conquista decorreu da preocupação com as evidências de que a reprovação do referido nome resultaria em que a posição voltasse a ser ocupada pelo grupo responsável pelos piores resultados e pelos principais investimentos suspeitos, que já se articulava politicamente para indicar o Diretor-Presidente;

•  o seu voto inicial em nenhum momento significou concordância com a forma de condução do Instituto pelo atual Diretor-Presidente e que se deveu a uma tentativa de minimizar os impactos de um novo loteamento político das posições de Direção nos Fundos de Pensão;

•  reconhecia que o seu voto não expressou o sentimento e a vontade da maioria dos Participantes e Assistidos, nem dos Associados da ADCAP e da ANAPOST, que maciçamente o apoiaram na eleição para o Conselho Deliberativo, e que, diante disso, REFORMOU o seu voto, manifestando-se CONTRÁRIO à recondução do Diretor-Presidente Antonio Carlos Conquista, em documento que foi encaminhado pelo Postalis à PREVIC em aditamento à Ata da Reunião do Conselho Deliberativo;

•  no que concerne à aprovação das contas, informou que o seu voto foi técnico. As três ressalvas que o Conselho Fiscal apresentou como justificativa para recomendar a reprovação das contas foram devidamente avaliadas, assim como os correspondentes esclarecimentos e documentos então apresentados pela Diretoria por solicitação do CD, ambos constando da respectiva Ata da Reunião. Feita a devida análise, em seu entendimento, não havia sustentação técnica suficiente para então rejeitar as contas;

•  o voto pela aprovação das contas não significa a sua concordância com a gestão do Postalis, mas sim que as demonstrações financeiras representam adequadamente a realidade do Instituto especificamente em 2014, não havendo, em sua opinião, como recusá-las.

O conselheiro Sérgio Bleasby manifestou sua intenção e compromisso, doravante, de ouvir previamente os dirigentes de entidades representativas em outras oportunidades, quando forem tratadas questões mais sensíveis como a aprovação de Diretores e/ou outras questões relevantes.

Na oportunidade, o conselheiro Sérgio Bleasby comentou também o intenso trabalho que vem desenvolvendo juntamente com o conselheiro Angelo Donga (Conselho Fiscal do POSTALIS), visando buscar alternativas para reduzir o impacto do equacionamento do déficit para os participantes e assistidos e parabenizou a ADCAP pela recente reunião ocorrida com o Ministro das Comunicações, a partir da qual, certamente, o tema do equacionamento estará mais em foco no Ministério. 

A ADCAP tem mantido canal aberto com os representantes eleitos e sempre oferecido apoio e informações para a atuação desses, de forma democrática e respeitosa, já que cada conselheiro tem a sua responsabilidade. É uma ação estratégica que já produziu excelentes resultados e que tem permitido a participação da associação nos debates e discussões sobre os temas mais relevantes da vida dos Correios e dos seus empregados.


A ADCAP ratifica sua posição de fiscalizar e cobrar dos nossos representantes eleitos a manutenção de uma postura coerente e justa, assegurando  os interesses e direitos dos nossos Associados.

Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário