segunda-feira, 26 de agosto de 2019


AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ EM
DEFESA DOS CORREIOS  


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está na lista das primeiras 9 estatais que serão privatizadas ainda este ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21/08), pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira (20).

Para debater a ameaça de privatização, aconteceu nesta quinta-feira (22/08), uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Esta audiência é um posicionamento político de reação, pelo bom serviço que a empresa vem prestando bem há mais de 300 anos no Brasil", explicou o coordenador da Audiência.

Para discutir sobre as consequências que a privatização dos Correios poderá acarretar para a sociedade, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) convidou instituições como o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Estado do Pará (SINCORT/PA), a Associação dos Profissionais dos Correios do Pará e Amapá (ADCAP/PA/AP), a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, a Central Única dos Trabalhadores e o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá.

Durante o debate, foi lembrado que está não é a primeira vez que há tentativa de privatização dos Correios. " Essa intenção não é nova, desde 1969, os governos tentam fazer a mudança, sem sucesso", lembra Waldemir Freire, representante da Associação dos Profissionais do Correios nos Estado do Pará e Amapá.

Para Waldemir Freire Cardoso, é preciso mostrar que os Correios não precisam ser privatizados para funcionar bem, não é um obstáculo para o governo, e sim um instrumento de solução para inúmeras políticas públicas", avalia. Com eventual privatização, teremos as grandes cidades como Belém, Marabá e Santarém atendidas e os demais municípios não serão atendidos por um serviço privatizado".

Salientou que os parlamentos municipais, estaduais e federais, por meio dos seus Deputados Federais e Senadores, em última estância e análise, serão as pessoas responsáveis pela decisão de privatizar ou não privatizar os Correios.

Lembrou que é necessário melhorar a estrutura dos Correios, pois com isso a sociedade é quem lucraria. A articulação municipal, estadual e federal, da mesma forma,  ganha com a presença dos Correios em cada município, uma vez que é a representação pública da Sociedade Brasileira na prestação de vários serviços públicos.


Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário