sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Câmara de Serra da Saudade apresenta moção pública contra a privatização dos Correios

G1
22/11/19

A Câmara de Serra da Saudade apresenta nesta sexta-feira (22), às 18h, uma moção pública contra a privatização dos Correios. Segundo a Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP Minas), responsável pelo ato, a iniciativa busca sensibilizar a população quanto à importância da manutenção da empresa como prestadora de serviços públicos.

A associação ressalta que a estatal é a principal operadora logística do Brasil e afirma que ela contribui para o desenvolvimento das cidades do país, principalmente as menores, que precisam estar interligadas com as regiões de maior desenvolvimento econômico.

Desde junho deste ano, 61 cidades de Minas Gerais demonstraram o interesse na manutenção da estatal como empresa pública, por meio das Câmaras, incluindo Juiz de Fora, São João Del Rei e Uberlândia, como destacou a associação.

Privatização

Há três meses o Governo Federal anunciou a privatização dos Correios, que está na lista das 17 estatais que serão privatizadas ainda este ano. No entanto, a privatização de estatais precisa de aval do Congresso.

Nas justificativas que constam no estudo para privatizar os Correios, o Ministério da Economia aponta corrupção, interferências políticas na gestão da empresa, ineficiência, greves constantes e perda de mercado para empresas privadas na entrega de mercadorias vendidas pela internet, o e-commerce.

Como exemplos de ineficiência, o estudo aponta o "elevado índice de extravio", e morosidade no ressarcimento dos produtos extraviados.

Nos estudos para a venda da estatal, o Ministério da Economia aponta o rombo de R$ 11 bilhões no fundo de pensão dos funcionários, o Postalis. Além disso, o Postal Saúde, o plano que atende aos funcionários, tem um rombo de R$ 3,9 bilhões.

Serviço
A moção pública em defesa dos Correios ocorre nesta sexta-feira (22), a parir das 18h, na Câmara de Serra da Saudade, que fica na Rua São Paulo, nº 47, no Bairro São Geraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário