sexta-feira, 28 de agosto de 2020

INSS - Prova de vida por Biometria Facial

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a implantar na quinta-feira (20) a prova de vida por meio de biometria facial. Nesta primeira etapa, cerca de 500 mil beneficiários de todo o país participarão do projeto-piloto. O INSS entrará em contato com esses segurados nos próximos dias por meio de SMS, Central 135 e e-mail.

a) Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

A expectativa é que o serviço de biometria facial esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano, mas dependerá dos resultados do projeto-piloto. Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.

b) A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

c) A prova de identidade é efetuada da seguinte maneira: caso a biometria do cidadão a ser validada seja do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor e, caso a biometria seja do Denatran, será necessária a Data de Emissão da Carteira de Habilitação.

O remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada, pois não foi enviada pelo INSS. Caso o cidadão notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar número 135 para ter mais informações.

Fonte G1


Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário