quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Aberta nova seleção para escolher parceiro
do Banco Postal

6 de outubro de 2016
Blog dos Correios    
Os Correios publicaram nesta quinta-feira (6) o edital de seleção pública para escolha da instituição com a qual formará nova parceria na execução dos serviços do Banco Postal. Os detalhes do processo disponíveis no site www.correios.com.br.

A reunião de abertura da seleção pública ocorrerá em 14/11 e, junto com o edital, os interessados também podem conhecer a minuta de contrato a ser celebrado com a entidade vencedora. A melhor proposta será escolhida com base na combinação dos valores de tarifas por transação repassados aos Correios, bônus a serem pagos às agências postais que executarem maior volume de transações (preenchimento não obrigatório aos participantes) e valor de acesso ao negócio, estipulado no valor mínimo de R$ 600 milhões para a primeira parcela – sendo que a segunda parcela, de igual valor, deverá ser paga no início do sexto ano da operação.

Uma das inovações do processo de seleção é a possibilidade da participação de consórcios formados por até duas instituições, aumentando, assim, as chances de participação de instituições de menor porte.

O novo contrato terá prazo de 10 anos, prorrogável por até mais 10 anos, e também oferece a possibilidade de expansão dos serviços de correspondente do Banco Postal para as agências franqueadas dos Correios em todo o país, além de prever a preferência à instituição vencedora na realização de estudos conjuntos para constituição de uma instituição financeira própria e na exploração de negócios nos segmentos de seguros, consórcios e títulos de capitalização.

O novo contrato substituirá o mantido com o atual parceiro, o Banco do Brasil, cujo término está previsto para 2 de dezembro e, depois de assinado, terá um prazo máximo de seis meses para o início efetivo das suas operações.

Sobre o Banco Postal
Constituindo-se um serviço financeiro postal disciplinado pela portaria n.º 133/2014 do então Ministério das Comunicações, o Banco Postal caracteriza-se pela utilização da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos, em todo o território nacional, como correspondente de instituições, na forma definida pela resolução do Banco Central do Brasil n.º 3.954/2011.

Com o Banco Postal, os Correios possibilitaram a inclusão financeira em mais de 94% dos municípios brasileiros, em mais de seis mil pontos de atendimento, com horário estendido em relação à rede bancária, todos interligados por sistema de atendimento totalmente automatizado e processamento online das transações.


Além do edital e do contrato, as instituições interessadas e que preenchem as condições de participação poderão ter acesso a documentos complementares que apresentam o potencial do negócio projetado para 10 anos de exploração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário