terça-feira, 4 de abril de 2017

Plano de reestruturação dos Correios pretende fechar duas agências em Macapá

G1 AP, Macapá
03/04/2017


Em meio à crise financeira e com prejuízos bilionários acumulados nos últimos dois anos, os Correios iniciaram um processo de reestruturação que inclui fusão de agências para otimização dos serviços. Para o Amapá, a estatal anunciou até o momento o fechamento de duas unidades em Macapá. Segundo a empresa, os funcionários efetivos serão deslocados para outros postos de atendimento.

As agências que serão fechadas são as dos bairros Santa Rita, na Zona Sul, e Novo Horizonte, na Zona Norte. A informação foi confirmada pelo diretor regional dos Correios no estado, Erdeson Mendes de Oliveira, que descartou a possibilidade de demissão em massa.

"O processo de fusão faz parte da política de redução de gastos. Ela vai atingir agências que ficam em grandes centros urbanos com população superior a 50 mil habitantes e que estão em prédios alocados, e com despesas maiores que a receita", detalhou Mendes.

O prazo para o fechamento das agências é setembro de 2017. Além da redução de postos, o órgão abriu um Plano de Desligamento Incentivado para Aposentados (PDI) para empregados com mais de 55 anos.

Ao todo, os Correios têm 29 agências no Amapá, entre próprias e franqueadas. O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Correios e Telégrafos do Amapá (Sintect-AP) critica a decisão da estatal e contesta as informações apresentadas sobre a crise financeira na instituição.

Decírio Belém, do Sindicato da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Amapá (Foto: John Pacheco/G1) Decírio Belém, do Sindicato da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Amapá.

“A empresa alega contingência financeira, mas, pelo contrário, os Correios são uma das poucas estatais que não dão prejuízo para o Governo Federal. A exemplo, em 2015, foram repassados R$ 4 bilhões, o dobro da meta que era para ser repassada”, disse o presidente Decírio Belém.

O sindicato diz que além das agências de Macapá, outras duas no interior do estado podem ser fechadas. A informação foi negada pelo diretor regional do Amapá.

Agências que vão fechar em Macapá
Unidade Santa Rita: Rua Professor Tostes, número 1619
Unidade Novo Horizonte: Rua Álvaro Carvalho, número 2256

Nenhum comentário:

Postar um comentário