terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Resposta da ADCAP à coluna do jornalista

 Cláudio Humberto




Prezado Associado,

Divulgamos abaixo, resposta enviada ao jornalista Cláudio Humberto do site Diário do Poder, que veiculou a matéria “CORREIOS: DECLÍNIO ATRASA ENTREGAS E AFASTA CLIENTES” hoje, dia 09 de janeiro.


Direção Nacional da ADCAP.

Sr. Cláudio Humberto,
A ADCAP - Associação dos Profissionais dos Correios congrega atualmente mais de 10.000 trabalhadores dos Correios e tem procurado, ao longo de sua história, defender a profissionalização da gestão da Empresa, como pode ser visto no site www.adcap.org.br.

Hoje a ADCAP recebeu cópia da matéria veiculada em sua coluna sob o título “CORREIOS: DECLÍNIO ATRASA ENTREGAS E AFASTA CLIENTES”.

Lamentamos que o senhor e pessoas próximas venham tendo problemas com remessas enviadas por via postal. Isso tem que ser corrigido e a direção da Empresa tem a obrigação de explicar-lhe o que ocorreu em cada um dos casos.

Não concordamos, porém, com afirmações genéricas de desqualificação dos Correios e de seus profissionais e nem que a imprensa repita, sem se aprofundar, palavras ditas pelos políticos que dirigem a Empresa, os quais tentam atribuir ao plano de saúde dos trabalhadores a responsabilidade pelos resultados econômico-financeiros dos Correios, quando, na verdade, o desequilíbrio existente teve origem basicamente em dois fatores completamente diferentes: o recolhimento excessivo de dividendos pelo Governo Federal, que esvaziou o caixa e as reservas dos Correios, e a implantação de uma nova norma contábil (CPC 33), que comprometeu todo o patrimônio da Empresa assim como seus resultados futuros.

Seria importante que as federações de trabalhadores dos Correios também fossem ouvidas por esse jornalista, para explicarem, por exemplo, quanto é o salário atual de um carteiro e também para relatarem como a Empresa utilizou, ao longo do tempo, o artifício de ampliar alguns benefícios em vez de conceder reajuste salarial, porque isso era mais econômico para os Correios. Com isso, o senhor entenderá que o plano de saúde é parte muito importante da remuneração desses trabalhadores, constituída ao longo de muitos anos de negociações trabalhistas, e não um exagero ou um absurdo, como propala a direção política dos Correios.

Diz a boa prática jornalística que, ao veicular uma notícia, se deve procurar ouvir todas as partes envolvidas.  Esperamos que considere, portanto, esta mensagem como uma resposta dos trabalhadores dos Correios a sua matéria.

A ADCAP permanece à sua disposição para expressar mais detalhadamente o seu posicionamento a respeito do assunto e para demonstrar que a corporação tem valores e qualidades que transcendem os raciocínios rasos até então trazidos, na expectativa de que se preste um melhor serviço de informação à população.

Atenciosamente,

Maria Inês Capelli Fulginiti,
Presidente da Associação dos Profissionais dos Correios.

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