terça-feira, 14 de abril de 2020

Adcap Net 14/04/2020 - Coronavírus: Correios compram máscaras de proteção - Veja mais!


91 funcionários dos Correios contraíram covid-19

BR Político
13/04/2020

Com a alta na demanda de serviços de entrega depois da adoção em cidades e Estados de medidas de quarentena nas últimas semanas, os Correios, que absorvem boa parte da demanda do País, já têm 91 funcionários confirmados com o novo coronavírus. O dado foi obtido por Lei de Acesso à Informação pela agência de dados Fiquem Sabendo.

No fim de março, sindicatos de trabalhadores dos Correios reclamaram da ausência de equipamentos de proteção individual aos funcionários. A partir do dia 30 de março, a estatal passou a exigir de funcionários que se negassem a trabalhar por falta de luvas e máscaras a assinatura de um “Termo de Recusa” que poderá servir para aplicação de sanções que vão de advertência até suspensão e demissão por justa causa.

De acordo com o relatório assinado pelo chefe de departamento da Diretoria de Gestão Estratégica de Pessoas da empresa, cerca de 22,9 mil servidores e empregados dos Correios estão em isolamento. O pedido solicitou a relação de matrículas dos funcionários em isolamento e dos que contraíram o novo coronavírus, mas a estatal negou a informação com o argumento da proteção da identidade dos servidores e forneceu apenas os números absolutos. 

Correios gastam R$ 4 milhões para adquirir máscaras e álcool em gel

Uol Economia
13/04/2020

Os Correios gastaram mais de R$ 4 milhões em utensílios de proteção dos trabalhadores durante a pandemia de coronavírus, como álcool em gel e máscaras. Segundo a empresa, mais de 150 fornecedores foram consultados antes da compra.

A expectativa é fornecer cerca de 100 mil kits, a partir do próximo dia 20. A ideia é começar pelos trabalhadores mais expostos, como os carteiros que precisam ir às ruas, e depois para os da área administrativa.

O presidente da estatal, general Floriano Peixoto, lembra que o serviço dos Correios é uma obrigação constitucional e ratificada em decreto da Presidência da República como serviço essencial e, portanto, mesmo durante a pandemia da COVID19, não podem suspender suas operações.

"Estamos adotando todas as medidas possíveis para garantir a segurança dos empregados no exercício de suas atividades. A distribuição de máscaras de proteção, a adoção de escalas de trabalho nas áreas administrativas e a disponibilização de kit de higienização nas agências e áreas comuns de nossas instalações são apenas algumas das ações de segurança que tomamos em prol da saúde dos funcionários e da população", disse o presidente à coluna.

Os Correios também destacam que seguem os protocolos operacionais e profiláticos já disseminados, "todos eles baseados nas orientações do Ministério da Saúde".

Após queixas do sindicato, Correios dão máscaras para empregados

Sindicato dos carteiros já havia questionado anteriormente as condições de trabalho e a falta de kits de prevenção para a categoria

Portal Correio
13/04/2020

Os Correios decidiram aumentar o número de medidas de segurança adotadas em relação ao novo coronavírus. A empresa adquiriu, no último dia 9 de abril, dois lotes de máscaras de proteção para fornecer, inicialmente, aos empregados da área operacional.

“Cientes da dificuldade de aquisição desses e outros materiais de proteção, os Correios empreenderam uma pesquisa, que contou com mais de 150 fornecedores, a fim de garantir a rápida aquisição dos produtos. O primeiro lote, que chegará no dia 17 de abril, será distribuído prioritariamente aos carteiros e operadores de triagem e transbordo. Em um segundo momento, os equipamentos serão disponibilizados para o restante do efetivo”, informou.

A medida ocorre após o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios, Telégrafos e Similares da Paraíba (Sintect-PB) manifestar preocupação com os carteiros que estão realizando o serviço de entregas normalmente durante o período de isolamento social na pandemia do novo coronavírus. Os representantes da categoria questionaram as condições de trabalho e a falta de kits de prevenção.

A medida se soma às demais já adotadas no início da pandemia, tais como a redução de jornada das áreas administrativas e disponibilização de álcool em gel nas agências e áreas comuns de seus prédios administrativos.

Funcionários dos Correios vão usar máscaras durante pandemia

Segundo empresa, medida se soma a outras, como redução de jornada das áreas administrativas e disponibilização de álcool em gel nas agências 

R7
13/04/2020


Para conter a pandemia do novo coronavírus, os Correios devem disponibilizar máscaras de proteção para funcionários em todo o país. O primeiro lote do equipamento, previsto para chegar na sexta-feira (17), será distribuído entre carteiros. Em um segundo momento, os equipamentos serão disponibilizados para o restante dos profissionais.

A medida faz parte de uma série de decisões de segurança adotadas para proteger os profissionais da empresa de possíveis contaminações do novo coronavírus. "Em complemento aos protocolos operacionais e profiláticos já disseminados, todos eles baseados nas orientações do Ministério da Saúde, a empresa adquiriu, no último dia 9, dois lotes de máscaras de proteção para fornecer, inicialmente, aos empregados da área operacional", afirmaram os Correios por meio de nota.

Os Correios afirmaram ainda estarem cientes da dificuldade de aquisição desses e outros materiais de proteção. Dessa forma, o grupo afirmou que realizou uma pesquisa com cerca de 150 fornecedores para dar celeridade à compra dos produtos. 

"A medida se soma às demais já adotadas no início da pandemia, tais como a redução de jornada das áreas administrativas e disponibilização de álcool em gel nas agências e áreas comuns de seus prédios administrativos."

De acordo com as determinações do decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, os Correios são considerados serviços essenciais aos brasileiros. Por isso, a empresa afirma que têm adotado medidas para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades.


 
Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário