segunda-feira, 20 de abril de 2020

Adcap Net 20/04/2020 - Correios oferece soluções logísticas a pequenos e médios empresários - Veja mais!



Como adaptar sua empresa do analógico para 
o digital

Estadão
17/04/2020

Comércio fechado, isolamento social e clientes confinados dão o empurrão que faltava para negócios mergulharem no universo online em tempos de coronavírus; dicas ajudam a lidar com comunicação, vendas e logística

Apenas no Estado de São Paulo, 460 mil estabelecimentos estão impedidos de realizar atendimentos presenciais, o que representa 70% do comércio e faturamento médio de R$ 1 bilhão por dia, segundo a Fecomercio-SP. Já o Serasa Experian registrou queda de 16,2% na atividade do comércio em março, índice recorde da série histórica que começou nos anos 2000. Os dados mostram as consequências no setor das medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus.

Aos mesmo tempo, as vendas online cresceram. De acordo com o Ebit Nielsen, as áreas de eletrodomésticos (+21%), informática (+22,3%), casa e decoração (+23,5%), telefonia (+12%) e eletrônicos (+20,3%) são as que mais contribuíram para o crescimento total do faturamento de vendas online na semana entre 31 de março e 6 de abril. Em todo o e-commerce, o aumento foi de 18,5% no período. Ainda segundo a instituição, o número de pedidos aumentou mesmo diante de prazos de entrega até quatro vezes maiores.

O que fazer então nesse momento? Fechar as portas e se conectar. Para os pequenos negócios, migrar do analógico para o online não é mais questão de transformação digital. É sobrevivência. Uma pesquisa do Google realizada em 2017 mostra que 40% dos pequenos negócios no Brasil não tinham nenhum tipo de presença digital.

Conversamos com especialistas para coletar dicas e ajudar você a começar um novo capítulo na sua empresa. Empreendedores que partiram para a operação online por conta da pandemia também contam um pouco de suas (breves) experiências.

COMO COMEÇAR

Prepare-se para abrir um novo negócio. Sim, por mais que sua loja física exista há décadas ou que você já tenha canais de comunicação online com seu cliente (como as redes sociais), vender na internet requer outra lógica.

“É preciso o mínimo de planejamento. Prepare uma estrutura à parte para o estoque, esteja sempre conectado para não responder ou identificar o pedido com dias de atraso e entenda como vai ser a logística da entrega”, explica Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. “Dominar essa nova dinâmica é fundamental para o sucesso nas vendas”, completa.

Para a consultora do Sebrae-SP Ariadne Mecate, a melhor forma para o empreendedor entender todos os processos de venda pela internet é descrevê-los. “Não é só montar um site. Enumere todos as etapas da compra e descreva quais são as suas soluções para elas”, diz. A seguir, as etapas:

1 Ferramentas de venda

E-COMMERCE PRÓPRIO

Reflita. Qual será a plataforma escolhida? Gratuita ou paga? Você tem conhecimentos para montar a própria loja online? Se não, tem capital para investir na contratação de um profissional?

MARKETPLACES

Os marketplaces são a alternativa mais simples e rápida para ganhar tempo. Da Amazon ao Elo7, mapeamos 61 marketplaces que aceitam venda de produtos de PMEs em suas plataformas.  Clique aqui e saiba como se cadastrar, qual é a taxa cobrada pela venda em cada uma delas e ainda descubra quais realizam a gestão do frete.

“Começar por uma plataforma alugada (como um marketplace) pode ser mais em conta financeiramente”, pontua Ariadne. Renata Carvalho ressalta que começar com baixo investimento é o ideal nesse momento.

REDES SOCIAS

O Instagram, por exemplo, oferece ferramentas para criar a loja no perfil da sua marca. Outro possibilidade é utilizar o WhatsApp Business.

APLICATIVOS DE DELIVERY

Para empreendedores do setor de alimentação, é possível se cadastrar em plataformas de delivery, como iFood, Rappi e Uber Eats. Há também ferramentas de nicho, como a Vem de Bolo (para confeiteiras) e a Eats for You (para quem faz marmitas).

2 Meios de pagamento

A Fecomercio-SP orienta que meios de pagamento online, como PicPay, Mercado Pago e  AME, que não necessitam de maquininha de cartão, sejam utilizadas para facilitar essa etapa durante o isolamento social. Muitos empreendedores que utilizam o WhatsApp Business optam também pela transferência bancária.

Mas, se preferir optar pela maquininha, com a higienização dos equipamentos após cada uso para evitar contaminação pelo novo coronavírus, veja aqui nosso mapeamento das opções disponíveis no mercado.

3 Logística de entrega

Os Correios têm uma solução voltada para as pequenas e médias empresas, a Correio Log +, que reúne armazenamento da mercadoria, embalagem e distribuição. Com ela, é possível deixar seu estoque em um espaço físico dos Correios e eles fazem o gerenciamento de todo o processo de envio do produto.

Saiba mais sobre a solução no site dos Correios. Para dúvidas, envie e-mail para logisticaspm@correios.com.br ou ligue no telefone (11) 4313-8403. Ainda que as empresas tenham restringido seus serviços durante a quarentena, esse serviço dos Correios segue funcionando normalmente.

Confira também como funcionam os serviços das logtechs, startups do setor de logística que ajudam empreendedores e marketplaces a entregar os produtos em todo o País.

DICA DE OURO

Lembre-se da logística reversa. “Pelo Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até sete dias a partir do dia em que ele recebeu o produto para se arrepender da compra sem precisar dar nenhuma explicação. E o frete de devolução do produto é por conta do empreendedor”, alerta Ariadne.

A especialista ressalta ainda que é preciso pensar na forma em que esse cliente vai devolver o produto. Algumas opções: 1) o cliente devolve o produto via Correios por meio de um código de postagem gerado pelo empreendedor; 2) a retirada do produto é feita em casa, caso cliente e empresa estejam na mesma cidade; 3) a devolução do produto é feita pelo cliente na loja física (se houver).

Correios oferece soluções logísticas a pequenos e médios empresários

Jornal Agora
20/04/2020

Abrir um e-commerce antes da pandemia do coronavírus significava ter mais um canal de vendas. Agora, com as medidas de isolamento social e fechamento do comércio, para muitos negócios passou a ser questão de sobrevivência. Para apoiar os pequenos e médios empresários que querem vender pela internet, os Correios oferecem soluções logísticas completas e diferenciadas.

O serviço Correios Log+ cuida da armazenagem, preparação de pedidos, distribuição até a logística reversa. Contratando a solução de e-fulfillment, a loja virtual ainda reduz em até 47% os seus custos logísticos, pois transforma despesas fixas (como aluguel de espaço ou pagamento de funcionários) em variáveis.

“Os Correios acreditam que novos desafios nos permitem ir além e, assim, criar soluções que realmente fazem diferença na vida das pessoas e das empresas. A nossa proposta é sempre apoiar e incentivar o comércio eletrônico”, destaca o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

O sistema de gerenciamento de armazém do Correios Log+ também organiza as ordens de pedidos e gera relatórios de movimentação e estoques mínimos. Tudo para que as micro e pequenas empresas consigam alocar sinergia no seu core business, tornando-se competitivas e fortes.

Igor Ramon, proprietário da loja Kamaleão Color, que comercializa produtos para cabelo, contratou o serviço ainda na fase piloto, em 2017. Com o apoio dos Correios e de estratégias de marketing, o empresário tem conseguido driblar os impactos da pandemia e triplicou o seu faturamento diário no último mês.

“Passamos a oferecer frete grátis nas compras acima de R$ 100 e, nas redes sociais, focamos em conteúdo de serviço para aumentar o nosso engajamento. O grande sucesso tem sido as lives com cabeleireiros ensinando as pessoas a pintarem o cabelo em casa”, relata Igor.

Desde que contratou o Correios Log+, Igor vislumbrou um rápido crescimento do seu negócio. “Quando assinei o contrato com os Correios, começamos com duas pessoas trabalhando e, em menos de três anos, a nossa empresa tem quase 40 funcionários. Como eu não preciso me preocupar com o processo logístico, eu trago todo o meu esforço e da minha equipe para potencializar as vendas”, comemora.

Além de todas as vantagens e facilidades logísticas, a solução dos Correios ainda oferece embalagens gratuitas e preços mais baixos para o envio por meio de PAC e SEDEX. Mais informações estão disponíveis na página do serviço, no site dos Correios.

Premiê japopês distribuirá máscaras de proteção pelos correios

Estado de Minas
17/04/2020

O serviço japonês dos Correios começou a distribuir, nesta sexta-feira (17), duas máscaras reutilizáveis por domicílio, como havia anunciado o primeiro-ministro Shinzo Abe, em 1o de abril, coincidindo com um aumento dos casos da COVID-19 no arquipélago.

A distribuição começou pelos bairros de Tóquio com o maior número de casos do novo coronavírus até o momento. A previsão é que 50 milhões de lares recebam as máscaras.

"A distribuição se fará sem contato físico com os clientes. As máscaras serão simplesmente depositadas na caixa de correspondência", explicou Hideo Aoyama, dos Correios do Japão.

Embora não sejam obrigatórias, as máscaras são habitualmente usadas no Japão, em especial durante a temporada de gripe e de alergia ao pólen.

Até agora, o país conta com 9.100 casos de contágio por coronavírus e 148 óbitos.

Direto de resposta à coluna publicada sobre os Correios

Agora
17/04/2020

Na semana passada publiquei nesta coluna uma crítica aos serviços dos correios no Brasil. Como se trata de uma coluna, no qual é comum o posicionamento do colunista e não corresponde a opinião do jornal, publiquei minha opinião pessoal. 

Porém como jornalista formado e entendendo que todos tem o direito de resposta publico na íntegra a resposta.

Lembrando que qualquer julgamento é feito por parte do leitor.

Segue:

Na última terça-feira (14), o portal Agora Joinville publicou o artigo "Correios, um desserviço em meio à crise", de Jacson Carvalho, que traz informações equivocadas com relação aos serviços prestados pelos Correios.

Primeiramente, cabe esclarecer que os Correios estão seguindo a determinação do Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, que define os serviços postais como essenciais, atentos à proteção de empregados e clientes, com protocolos operacionais e profiláticos já disseminados. A maioria das agências está aberta para atendimento ao público, algumas em horário diferenciado. As entregas estão ocorrendo com prazo ampliado para alguns dos serviços, sem afetar a qualidade, em função da capilaridade da rede de atendimento da estatal.

Os Correios detém o monopólio dos serviços postais de correspondência, em contrapartida à presença e atuação em todo o território nacional. A empresa está em mais de 5.500 municípios brasileiros e em 60% deles é a única representante do Estado. Em todo o país, a qualidade do atendimento e dos serviços dos Correios é garantida por conta do segmento de encomendas, que é concorrencial, e do desempenho financeiro das poucas unidades lucrativas.

O segmento de encomendas não faz parte do monopólio postal. No Brasil, hoje, há mais de 200 operadores, que vão desde empresas mundialmente conhecidas até pequenas startups.

Os Correios entregam, diariamente, mais de 20 milhões de objetos postais; deste total, 1 milhão de encomendas, em todo o país. Em 2019, a empresa alcançou os melhores índices de qualidade operacional dos últimos 13 anos, com 98% de encomendas entregues no prazo. Tal eficiência foi atestada, inclusive, pelo Tribunal de Contas da União, que em relatório emitido este ano apontou a considerável evolução da qualidade dos serviços prestados pela estatal.

Vale ressaltar que os Correios são independentes dos recursos do Tesouro Nacional e se mantêm com receitas próprias, geradas por suas atividades, que abrangem também a oferta de serviços de logística integrada, dentre outros.

A missão dos Correios é aproximar pessoas, negócios e instituições. É encurtar distâncias, facilitar tarefas, trazer maior conveniência ao dia a dia do cidadão. Em tempos difíceis como vivemos agora, nosso trabalho é ainda mais importante para a sociedade. Certos de que esse momento de adversidade vai passar em breve, os Correios vão continuar trabalhando para oferecer ao Brasil um serviço cada vez melhor.

Assessoria de Imprensa
Superintendência Estadual de Santa Catarina
imprensasc@correios.com.br

 
Direção Nacional da ADCAP.

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