sexta-feira, 14 de maio de 2021

Comissão de Legislação Participativa debate a privatização dos Correios - Hoje, a partir das 13h30

Agência Câmara de Notícias
14/05/21

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (14) a privatização dos Correios.

O debate foi sugerido pelos deputados do PT Leonardo Monteiro (MG), João Daniel (SE), Erika Kokay (DF), Patrus Ananias (MG), Maria do Rosário (RS) e Vicentinho (SP).

Eles lembram que o governo federal enviou à Câmara um projeto de lei sobre o assunto. É o PL 591/21, que autoriza a exploração dos serviços postais pela iniciativa privada, inclusive os prestados hoje em regime de monopólio pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), estatal 100% pública.

Pela proposta, a União manterá para si uma parte dos serviços, chamada na proposta de “serviço postal universal”, que inclui encomendas simples, cartas e telegramas. O motivo, segundo o governo, é que a Constituição obriga a União a ter serviço postal e correio aéreo nacional.

Preocupados com os impactos do processo de privatização, os deputados querem ouvir entidades representativas de trabalhadores.

Debatedores
Foram convidados para debater o assunto na comissão:
- o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de
Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva;
- o presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e
Trabalhadoras do Correios, José Aparecido Gimenes Gandara;
- o representante da Associação Nacional dos Trabalhadores dos Correios Fábio de Souza Oliveira;
- a presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Maria Inês Capelli Fulginiti;
- o presidente da Associação Nacional dos Empregados dos Correios, Ernatan Benevides; e
- o representante da Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos Antônio Henrique Fernandes.

A audiência será realizada a partir das 13h30, no plenário 14, e poderá ser acompanhada pelo portal e-Democracia: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1870, onde os interessados também poderão enviar perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

 


Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário