sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Dilma diz que retorno da CPMF é 'questão de saúde pública'

O Globo
07/01/2016

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que a recriação da CPMF é “questão de saúde pública” e uma forma de solucionar a crise na Saúde enfrentada por estados brasileiros como o Rio de Janeiro. Durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, ela afirmou que cada caso deverá ser avaliado separadamente, mas disse que o retorno do imposto aliviará a situação nos estados e municípios.

— Uma das formas é aprovar a CPMF e destinar a metade da contribuição para os estados e municípios, e eles querem destinar esse valor para a Saúde. É visível que, no caso dos estados e municípios, eles precisam desse recurso. Isso é essencial [...] A CPMF não é só uma questão de reequilíbrio fiscal, ela é uma questão de saúde pública.

Dilma reconheceu que há falhas na gestão, mas afirmou que será fundamental haver uma fonte adicional a mais para as unidades da federação.

Com o agravamento da crise na Saúde, governadores começaram a se articular para conseguirem mais recursos para a área. No fim do ano passado, eles reivindicaram alterações de regras para que possam cobrar das operadoras de planos de saúde ressarcimento pelo uso da rede pública por usuários do sistema privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário