terça-feira, 19 de maio de 2020

Adcap Net 19/05/2020 - Correios, estratégico para o Brasil - Veja mais!

Artigo: Correios,  estratégico para o Brasil

É preciso reavaliar o significado dos ativos do país no pós-pandemia

O Globo
Por Marcos César Alves Silva (ADCAP)
19/05/2020 


Recentemente, tivemos declarações contraditórias de autoridades do governo a respeito das privatizações. O secretário de Desestatização,  Salim Mattar,  explicou, em abril, que o clima de incertezas e aversão ao risco que tomou conta do mercado mundial diante da Covid-19 acabou com o clima necessário às privatizações e às vendas de ativos. Segundo ele, o preço cairia, faltaria investidor e por isso o governo federal teria optado por refazer o cronograma do Programa Nacional de Desestatização (PND) e não estipular meta para 2020. Duas semanas depois, o ministro Paulo Guedes, em live do Banco Itaú, voltou a falar em privatizações no segundo semestre, entre elas, Eletrobras, Correios e Pré-Sal Petróleo (PPSA).

Dessas declarações, a única que tem algum sentido é a de Salim Mattar, de que o momento não é de vender ativos, pois se encontram depreciados em função da pandemia. Acelerar esse processo é se desfazer de ativos por valores muito abaixo do que eles valem, o que não é bom, especialmente por se tratar de patrimônio público.

É preciso reavaliar o significado desses ativos para o país no pós-pandemia, já que estruturas públicas têm sido postas à prova e demonstrado sua importância. Além das estruturas de saúde pública, outras têm se mostrado valiosas para amenizar essa quarentena, como os Correios, cujo serviço tem sido fundamental para manter vivas muitas empresas, além de assegurar a chegada de medicamentos e outros bens aos lares dos brasileiros.

Graças aos Correios, empresas de e-commerce continuam operando normalmente, até mesmo com ampliação de demanda. Empresas que não operavam por esse canal passaram a utilizá-lo, assegurando o fornecimento de seus produtos por via postal. A infraestrutura postal dos Correios garante uma plataforma onde empresas desenvolvem seus negócios e chegam a todo o Brasil, mesmo durante a pandemia.

Não deveríamos discutir se os Correios teriam ou não de estar entre as estatais a serem privatizadas às pressas, mas sim em como esta estrutura pode ser fortalecida, já que a logística postal é essencial. Sequer foram feitos estudos preliminares necessários sobre a privatização dos Correios, o que inviabiliza o que foi dito pelo ministro da Economia.

O pós-pandemia trará imensos desafios econômicos para todos os países. Não é liquidando a qualquer preço os ativos públicos que conseguiremos superá-los. É necessário valorizar infraestruturas públicas já existentes para que elas sejam alavancas na retomada do fluxo de negócios. O Brasil, com suas dimensões continentais e grandes diferenças regionais, deveria enxergar nos Correios um ativo muito valioso, fundamental na retomada e na integração do país. As escolhas que cada país fizer nos próximos meses serão determinantes para seu futuro. Esperamos que por aqui prevaleça o bom senso.

Marcos César Alves Silva é vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios

Feapesc continua a distribuição das máscaras aos profissionais das Associações de Aposentados

Feape SC Notícias
15/05/2020 

Conforme recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de saúde (OMS),  a FEAPESC continuará em quarentena, mantendo suas atividades à distância no sistema Home Office. Suas  reuniões estão acontecendo virtualmente. 

A Federação confeccionou máscaras personalizadas que foram apresentadas virtualmente na reunião  da Diretoria e já estão sendo distribuídas. Ao todo foram confeccionadas 1.000 máscaras que estão sendo entregues para as associações de aposentados e pensionistas.

O presidente Iburici Fernandes lembra que o envio das máscaras está acontecendo via  correio. Nesse sentido, se alguém não recebeu ou tem alguma dúvida deve entrar em contato com a federação através da Secretaria ou Departamento de Comunicação.

Na região oeste, o Diretor de Comunicação - Agostinho Schiochetti  - fez a entrega pessoalmente, mas a distribuição está também acontecendo via os correio, conforme lembra o líder catarinense Iburici.

A Feapesc sugere que as Associações  permaneçam em quarentena uma vez que está previsto para os próximos, dias um aumento considerável no número de contágio pela COVID-19 e,  quem não puder  aderir à quarentena, que tome todos os cuidados possíveis.

No estado, segundo as informações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde, já são 4.332 casos confirmados de Covid-19, e a doença respiratória já causou 78 mortes desde o início da pandemia.

E foi pensando na segurança que cada associação estará recebendo um kit de máscaras da Federação pois, para o Presidente Iburici Fernandes, o momento é de atenção com nossas associações e nossos associados.  

"Neste momento de fragilidade social, por causa da pandemia, precisamos estar mais atentos do que nunca. Nossos colegas de associações, bem como os profissionais que atuam nelas, recebem esta doação como forma de reconhecimento pelo trabalho sensacional que fazem junto aos aposentados e idosos. É a maneira humilde que a gente encontrou para estar junto dessas pessoas". E lembrou ainda que  "...o melhor que o aposentado e o idoso podem fazer para ajudar, neste momento, já que são grupos de risco, é serem disciplinados e atender as normas de saúde" conclui o presidente.

A Feapesc continuará acompanhando todas as informações oficiais sobre a COVID-19, optando pela defesa da vida e desejando que todos tenhamos muita tranquilidade e responsabilidade para que atravessemos logo esse momento.

População envia mensagens de apoio a carteiros

Blog dos Correios
18/05/2020


Se os carteiros estão acostumados a entregar cartas, uma iniciativa popular criada para homenageá-los inverte essa lógica. Por meio da impressão de cartões-postais, qualquer pessoa agora também pode deixar seu recado de apoio ao trabalho desses profissionais, cuja atividade é considerada essencial nesse momento de pandemia.

A ação foi criada pelo publicitário Maurílio Andreas, da agência Square Egg, de Belo Horizonte (MG). No site da empresa ele disponibilizou um arquivo com três opções de mensagens (confira aqui). Basta baixar o seu modelo preferido, imprimir e deixar na caixa de correio (ou em outro local visível) para que quando o carteiro passe pela rua leia o recado.

Maurílio conta que a ideia de homenagear os profissionais dos Correios surgiu por fazer muitas compras pela internet e sempre receber as encomendas das mãos dos carteiros.

“Vejo muita gente falando de motoboys, médicos, policiais e todos eles são fundamentais, mas também devemos lembrar dos Correios como serviço essencial. Os carteiros são tão presentes diariamente na nossa vida, que às vezes não damos o devido valor. Enquanto estamos consumindo de casa, são eles que estão nas ruas, trabalhando para nos trazer o que precisamos”, enfatiza o publicitário.

O carteiro do Centro de Entregas de Encomendas (CEE) de Pampulha (MG), Artur Martins, tomou conhecimento da ação por meio das redes sociais. Ele achou a iniciativa curiosa e se sentiu reconhecido, mesmo ainda não tendo encontrado um recado quando sai às ruas para fazer entregas.
“Fiz um comentário no post agradecendo o Maurílio pela iniciativa e ele me pediu para que repassasse a ação para conhecimento dos meus colegas. O pessoal que trabalha comigo também gostou muito da ideia!”, afirma Artur.

Espaço de reconhecimento
Quem deseja expressar sua homenagem aos carteiros também pode usar as redes sociais e os demais canais de atendimento dos Correios. Diariamente, nos perfis oficiais dos Correios no Instagram, Facebook e Twitter são repostados inúmeros elogios de clientes.

“Sempre faço compra pela internet e os Correios superam minhas expectativas. Entregam antes do prazo e, nos últimos tempos, a entrega tem sido ainda mais rápida. Correios é top”, expressou Margarida Araújo em um dos perfis.

As principais mensagens agora são publicadas no site da empresa, em um endereço recém-criado: www.correios.com.br/agradecimentos. Curtiu? Então expresse também o seu reconhecimento a esses profissionais, tão essenciais para o Brasil.

PL suspende privatizações por um ano após fim da calamidade pública

Projeto de lei em tramitação na Câmara quer suspender privatizações por 12 meses depois do fim da calamidade pública pelo Coronavírus

Folha Dirigida
18/05/2020

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2.715/2020 que prevê a suspensão das privatizações por um ano após o m da calamidade pública pelo Coronavírus. Na prática, esses processos de desestatização poderão ser retomados somente em 2022.

O projeto foi apresentado pelos deputados Enio Verri (PT-PR), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Joenia Wapichana (Rede-RR). De acordo com eles, em tempos de recessão, a venda de estatais pode não ser um negócio lucrativo.

“A história nos ensina que períodos de crise são um excelente momento para quem compra  e um péssimo para quem vende”, argumentam os parlamentares. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

“Após uma crise desta dimensão os preços dos ativos caem, criando assim, um
ambiente de ofertas hostis, ou melhor, uma grande liquidação de empresas de
qualidade”, complementam os autores do PL.

Pelo texto ficarão suspensos por 12 meses os novos processos de privatização e desinvestimentos. Assim como os processos em curso, inclusive a alienação de ações que repercutam em perda do controle acionário.

“Recentemente, a Petrobras reabriu o processo de venda de sua participação na Petrobras Gás S/A (Gaspetro), da qual detém 51%”, destacaram os deputados. Eles ainda complementaram que “no âmbito do setor financeiro, o governo promove a venda de subsidiárias da Caixa, especificamente a Caixa Seguridade, a Caixa Cartões e a Caixa

Loterias”.
“A continuidade desses processos seria uma atitude irresponsável que com certeza geraria relevantes prejuízos à União”, opinam. 

 
Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário