quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Correios - união e reconstrução

A ADCAP vê com grande preocupação e expectativa o momento vivido pelos Correios.

Entende, que o foco central deve estar no aporte financeiro urgente para regularizar o fluxo de caixa da empresa e que o governo federal é agente central desse movimento, seja via aporte direto, ou como garantidor de empréstimos ou, ainda, por dotação constante do orçamento da união. Esse compromisso decorre da responsabilidade da União na manutenção do serviço postal, que é exercida pelos Correios como extensão do Estado Brasileiro.

De modo semelhante, a ADCAP entende, que a gestão profissional, focada em resultados é a base para construção de um planejamento eficaz, que permita a empresa se reinventar, prestar serviços públicos de qualidade e competir no mercado com custos adequados.

Entendemos, que a união e foco de todos devem estar centrados na recuperação da empresa, na preservação dos empregos, na prestação de serviços com máxima qualidade e eficiência.

Para tanto, a motivação, o desenvolvimento, o reconhecimento e fortalecimento do corpo profissional se apresenta como meio seguro e eficiente para a recuperação do presente e construção do futuro.

As menções rasas, indicando a privatização dos Correios, como alternativa, demonstram total desconhecimento do marco constitucional, que impõe a manutenção do serviço postal à União, aos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário e a importância estratégica dos Correios como propulsor do desenvolvimento econômico e social e de combate as assimetrias regionais.

A ADCAP exorta seus associados a estarem unidos, convergentes e atuando nos esforços de recuperação dos Correios, em especial no atual momento, asseverando que a serenidade, reflexão e atuação responsável são comportamentos fundamentais.


Direção Nacional da ADCAP.

Um comentário:

  1. Em vez de Lula entregar a presidencia da empresa pra um leigo advindo de outra área, deveria deixar essa tarefa a alguem de carreira da empresa, com conhecimento e experiencia, pra que se possa erguer a estatal. MARCOS CÉSAR ALVES SILVA da ADCAP seria um excelente nome pra por essa empresa no eixo, pra acabar com esses alugueis estranhos em cidades onde a propria empresa tem terreno e ate imovel parado, pra acabar com esses contratos de terceirizados que na verdade são fachadas pra lavagem de dinheiro e maquiagem em nota fiscal, pra acabar com diretores com super-salários e pessoas que com 5 anos de empresa ja se tornam GERAES, GEDIS e AFINS! A empresa é sangrada pela corrupção por todos os poros e é impossivel sustentar tanta sacanagem assim com o suor do empregado. Ainda assim desperdiçam mão de obra na entrega de boletos de banco atrasados e cartinhas do serasa, alem de impressos que so servem como forro de gaiola. O carteiro deve ser empregado na entrega de encomendas e é ai que deve ser o foco dos Correios: SEDEX, PAC, Registrados, criar mais serviços dentro da entrega de objetos qualificados, investir em FERROVIA, AEROPORTO, PORTO, ESTRADA, investir em bikes elétricas, motos, carros, caminhoes, carretas, navios, barcos, trem, aviões e o que mais for ferramenta de logística expressa! Investir em fibra ótica, wi fi via satelite, criar o nosso proprio GPS brasileiro (isso é URGENTE num mundo cada vez mais dividido e competitivo), Correios precisa se unir com a universidade pública brasileira, para que esses cerebros entreguem de forma customizada a empresa toda a TI que ela precisa pra tornar o processo de entrega mais facil e seguro tanto para o remetente como destinatario. Enfim, a importancia da estatal é muita e muitas são suas qualidades porem que estao sendo completamente mal aproveitadas resultando nesse atoleiro onde se encontra. Atrasada, mal aproveitada, roubada e sucateada. Nem mesmo tendo o interesse do governo em ser fiador desse emprestimo, quando ja vimos tantos do setor privado pendurados no BNDES comendo o dinheiro do contribuinte....Infelizmente o sindicato dividido que é não tem força pra mobilizar a massa de empregados na defesa dos seus interesses. Não vejo luz nesse fim de tunel que entramos de Lula x Bolsonaro e seus asseclas, 2 ultraliberais preocupados em massacrar a população com a agenda dos banqueiros que mandam e desmandam aqui via cartel de midia e bancos. Mas sei que na ADCAP apesar de nao fazer parte desse sindicato encontra se mentes brilhantes ai em relação ao serviço postal como o camarada supra citado, se alguem pode fazer algo é vcs!

    ResponderExcluir