terça-feira, 28 de maio de 2019


Correios vão fechar 161 agências até julho em novo corte de gastos

CanalTech
28 de Maio de 2019

Os Correios vão fechar 161 agências até julho deste ano. A empresa anunciou o corte no último dia 20 de maio com a justificativa de “readequação da rede de atendimento e da força de trabalho”. O fechamento acontece em agências de todo Brasil, mas as mais afetadas são as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Na fluminense, serão 24 agências fechadas; na paulista, outras 15.

A proposta inicial é conter custos, motivo pelo qual a maioria das agências serão fechadas em imóveis alugados. Os Correios ainda apresentaram uma lista das agências que devem ser fechadas, com maior proximidade a outras.

“O atendimento será absorvido por outras agências próximas, sem prejuízo da continuidade e da oferta de serviços e produtos”, informou a empresa.

Os empregados também serão realocados. Segundo comunicado, eles serão transferidos para outros municípios com maior demanda ou podem pedir enquadramento de atividade. No caso de atendentes das agências fechadas, a opção é passar ao cargo de carteiro.

Os Correios também contam com um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) com inscrições que vão até junho. No total, 7,3 mil funcionários podem aderir a esse sistema, com preferência para os mais velhos, com mais tempo de serviço.

"A iniciativa visa, dentre outros objetivos, assegurar maior produtividade e garantir unidades rentáveis, sem comprometer, no entanto, a universalização dos serviços postais", informa a companhia.

O movimento de encerramento de agências não é bem uma novidade para a companhia. Os Correios vivem crise desde 2016, quando somou uma dívida na casa de R$ 4 bilhões. Nos últimos anos, o número de agências fechadas varia. Em 2017, foram 250 agências em cidades com mais de 50 mil habitantes. No ano passado, esse número caiu para 41.

Outro movimento é o de reduzir planos de saúde dos funcionários para conter gastos. Os Correios têm cerca de 11 mil pontos de atendimento em mais de 5.500 municípios brasileiros.

O governo também estuda outros dois modelos para tirar o órgão da crise. O primeiro é buscar a abertura de capital. O outro seria a privatização da empresa, atualmente pública.

Veja lista completa das agências a serem fechadas está disponível no site dos Correios.

Fonte: Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário