sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Desmontando Fake News nº 11 - “As eleições americanas, os Correios e seu bolso”


Como estamos numa luta desigual, em que a mídia reproduz informações distorcidas provenientes de órgãos do governo federal a respeito dos Correios e a própria empresa não se defende, emudecida por um direção subserviente e comprometida com o desmonte da organização, a ADCAP passará a oferecer por esse canal seu posicionamento sobre matérias que tratarem dos Correios.

-----------------------------------------------------

Opinião da ADCAP

"AS ELEIÇÕES AMERICANAS, OS CORREIOS E SEU BOLSO"


"O desencontro e a falta de lógica de decisões governamentais assim como a baixa qualidade de algumas abordagens feitas na imprensa pesam mais sobre a decisão de investimentos no Brasil, sobre o Ibovespa, sobre o câmbio, sobre os juros que a privatização dos Correios. E, por isso mesmo, cabe à imprensa um trabalho de investigação adequado e um posicionamento responsável nesse tema."

A Exame trouxe hoje a seguinte declaração, logo abaixo da imagem do debate presidencial nos Estados Unidos, com o título "As eleições americanas, os Correios e seu bolso":

"Como a privatização dos Correios mexe com sua vida? O serviço ruim da estatal e suas constantes greves atrasam milhões de encomendas diariamente, claro. Mas o impacto vai além: o debate sobre a privatização da estatal fundada em 1663 é decisivo para a agenda de reformas do governo federal. Logo, a venda ou não dos Correios pesa sobre a decisão de investimentos no Brasil, sobre o Ibovespa, sobre o câmbio, sobre os juros."

Comentário da ADCAP: A publicação parece ter assumido institucionalmente a opinião de que o serviço dos Correios é ruim e procura alardear essa posição em todas suas matérias relacionadas, inclusive de forma descontextualizada. A ADCAP entende que a Exame erra grosseiramente com seus assinantes e leitores ao tratar de temas relacionados aos Correios da forma rasa como tem feito, não fazendo jus à história de matérias aprofundadas e bem realizadas que a edição produziu ao longo de sua história.

A eventual privatização dos Correios, se ocorrer, trará sérios impactos de fato. Principalmente para a sociedade, que findará, fatalmente, com um serviço mais caro e pior do que dispõe hoje. Foi assim em Portugal. Foi assim na Argentina. No Brasil, com suas dimensões continentais e suas diferenças regionais, não será diferente; será bem pior.

Com relação ao mercado, a decisão de investimentos no Brasil e o Ibovespa, câmbio e juros, a ADCAP pensa que há fatores que influenciam muito mais fortemente nisso, como, por exemplo, o desencontro e a falta de lógica de decisões governamentais, assim como a baixa qualidade de algumas abordagens feitas na imprensa.

Mais especificamente no caso dos grandes players diretamente envolvidos nessa questão, um trabalho jornalístico sério mostraria que, em geral, não vislumbram oportunidade nessa questão de privatização dos Correios, mas sim um grande problema, que pode desestruturar o funcionamento do mercado, hoje bastante livre e pujante no que se refere a encomendas.

Assim, se é para apenas enriquecer banqueiros, consultorias e intermediários e prejudicar a sociedade em geral, esse movimento não é bom e deve ser combatido, mesmo que diante das palmas de alguns.

 

-----------------------------------------------------

Os brasileiros merecem receber melhores informações e os devidos contrapontos ao discurso falacioso do governo. A ADCAP estará atenta às matérias que tratem dos Correios e divulgará amplamente sua opinião e suas observações a respeito. 

 

Direção Nacional da ADCAP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário