sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Desmontando Fake News nº 27 - Mais um Secretário irresponsável

  

A revista Veja desta semana traz uma matéria com o Secretário de Desestatização do Ministério da Economia Diogo Mac Cord, onde ele declara que “No momento em que o e-commerce explode no Brasil, os Correios ficaram parados, porque a empresa é ineficiente.”

O Secretário segue a trilha malsinada de seu antecessor, Salim Mattar, de tentar a todo custo desqualificar os Correios para, assim, justificar a decisão de privatizar a estatal.

O Brasil talvez seja o único local do planeta em que o agente público responsável por coordenar os processos de desestatização vem à imprensa fazer declarações que depreciam e desqualificam os ativos cuja desestatização se encontra em análise. É como se o corretor de um imóvel desse entrevistas dizendo que o imóvel que pretende vender não presta, é ruim.

No caso presente, é ainda pior porque as declarações do Secretário são também injustas e falsas, pois foram os Correios, com sua infraestrutura em pleno funcionamento, que ajudaram as empresas brasileiras, principalmente as menores, a continuarem operando pelo comércio eletrônico durante a pandemia.

Com relação à empresa estar parada, apesar de essa ser a tônica da atual direção, comandada pelo general Interventor Floriano Peixoto, indevidamente elogiado pelo Secretário, felizmente a dinâmica organizacional, empurrada pelos trabalhadores, franqueados e fornecedores, tem feito a Empresa evoluir. A frota dos Correios, por exemplo, está entre as mais novas dos grandes operadores logísticos brasileiros. A partir de 2019 foram adquiridos mais de 7.000 veículos novos. Nada mais falso, portanto, dizer que os Correios estão parados. Podem estar com o freio de mão puxado pela atual direção, para não desagradar seu chefe maior, mas não estão parados e podem acelerar muito se a Empresa voltar a ter uma direção à altura de seus desafios e o governo parar de atirar injustamente pedras na companhia o tempo todo.

A motivação de um agente público tentar macular a imagem de uma empresa estatal que está trabalhando a pleno vapor pelo Brasil, inclusive ajudando no transporte de materiais para o combate da pandemia, é algo incompreensível que, em qualquer outro país, já teria merecido atenção superior. Aqui não. Um agente público ofender a reputação de quem trabalha e chega a pagar com a vida por isso parece normal. Mas não é. Um dia a sociedade brasileira vai acordar, enxergar bem a situação e cobrar a responsabilidade por tudo isso.

 

ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

-----------------------------------------------------

A ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios reconhece e valoriza a atividade jornalística e mantém-se à disposição da imprensa para fornecer informações
qualificadas sobre os Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário