e-Sedex pode voltar em breve, diz VP de canais dos Correios
e-commerce
04 de setembro de 2017
04 de setembro de 2017
O e-Sedex está sendo ‘reposicionando’ e pode
retornar em breve”, disse Cristiano Barata Morbach, VP de Canais durante o
Fórum de e-commerce, organizado pela própria Agência hoje (04) em São Paulo.
Com a “retirada” do e-Sedex Morbach diz que o
serviço dos Correios está muito mais “competitivo”, principalmente
por conta da nova prática de preços. “Já começamos a sentir um grande volume de
postagens com a grande migração para o PAC e para o Sedex”, disse.
Em julho, o E-Commerce Brasil havia adiantado
que os Correios estudavam a volta do e-Sedex, mas em outro modelo.
Cristiano ressaltou ainda que os Correios
devem ter um aumento de 20% no volume de entregas durante o Black Friday no mês
de Novembro. “Será um ótimo final de ano e sem greve” afirmou categórico.
O presidente dos Correios, Guilherme Campos,
defendeu a nova Política Comercial dos Correios ressaltando como a
reorganização da estatal deixou a operação mais enxuta e comparou o antigo
e-Sedex à “liberdade de solteiro com o conforto de casado”. “Agora quem procura
o melhor preço usa o PAC e quem procura melhor prazo vai para o Sedex”, disse
Campos. Para ele o principal desafio agora é “fazer o simples primeiro” para
depois evoluir o nível de serviço. “Estamos retomando o espaço que havíamos
deixado para a concorrência, porque ou muda ou morre”, declarou.O Chefe do
Departamento de Encomendas, Lemuel Costa e Silva apresentou uma série de novos
lançamentos e soluções em desenvolvimento que buscam justamente melhorar o
nível de serviço dos Correios no mercado. “32% dos envios que antes eram feitos
por e-Sedex tiveram queda real de preço com a nova Política Comercial (nos
locais de maior demanda)”, disse Lemuel. Ele confirma a declaração de Cristiano
dizendo que os Correios tiveram um crescimento de 8% acima do mercado com a
nova Política Comercial adotada há cerca de três meses. “Novos ajustes ainda
estão por vir e vão trazer mais agilidade e inteligência ao e-commerce, que é o
setor que mais cresce atualmente nos Correios”, disse.
Entre as soluções que estão sendo
desenvolvidas pelos Correios, Lemuel citou o e-ticket reutilizável, a ampliação
do “clique e retire” – hoje já existem 7 mil pontos de entrega de encomenda dos
Correios e 120 agências com horário estendido -, a plataforma de entrega
interativa com recursos que vão permitir acompanhar a entrega em tempo real por
meio de celular e o uso de recursos como assinatura eletrônica, foto de quem
recebeu a encomenda e posição da encomenda por coordenada geográfica (latitude
e longitude). “Os Correios estão investindo na melhora da experiência do
cliente, na diminuição dos problemas relacionados à tentativa de entrega e
atraso de entrega, inclusive devemos ter em breve também o Same Day Delivery”,
declarou.
Lemuel ainda salientou que para o Black
Friday, os Correios devem ampliar a capacidade de triagem, disponibilizando
recursos adicionais para a entrega de pedidos, contratando mão de obra extra
para suportar o pico da principal data de vendas do varejo eletrônico e
adicionar novas linhas de transporte – aumentando em 30% das linhas com
capacidade já alta e 50% das linhas menos cheias. “Também vamos reforçar as
ações de gerenciamento de risco de carga – estamos batalhando arduamente na
questão Rio de Janeiro – para monitorar as linhas e ampliar os sistemas
automatizados de triagem (já foram investidos 182 milhões de reais neles)”,
completou. Hoje, o grande desafio dos Correios que entrega 1 milhão de
encomendas por dia e conta com 14 mil operadores de triagem é justamente tornar
os processos mais ágeis.
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