terça-feira, 3 de julho de 2018


Escolhas 

Conselho Correios
02/07/2018

Administrar é, essencialmente, fazer escolhas, pois, diante de recursos insuficientes para fazer tudo, o administrador tem rotineiramente que priorizar o mais importante, o mais urgente, o mais relevante para a organização.

Há alguns dias, conversava com alguns colegas a respeito da necessidade de a Empresa retomar sua comunicação mercadológica, aproveitando inclusive o fato de que nossa qualidade operacional parece se encontrar agora num patamar muito bom. Temos no portfólio da Empresa serviços concorrenciais, que demandam ações de comunicação sistemáticas para manter nossas marcas e serviços em evidência na mente dos clientes. Mas, em vez de campanhas mercadológicas na mídia, o que temos visto são patrocínios esportivos e culturais que pouca contribuição trazem para o negócio da Empresa, seja pela escolha de esportes de elite que nada se relacionam com nossa identidade, seja pelo espectro limitado de alcance dos patrocínios culturais.

E, além disso tudo, compondo o cenário, ainda temos uma situação econômico-financeira difícil na Empresa, que demanda medidas radicais de cortes de despesas para que a organização se mantenha.
Para complementar o contexto, tenho recebido mensagens de colegas informando a carência de materiais básicos para o funcionamento operacional da Empresa. Neste final de semana, por exemplo, recebi uma mensagem com esse teor: 

"Marcos, não temos materiais de consumo básicos nas Agências ( cartão de ponto, fita adesiva, etc ), não temos produtos ( selos, embalagens , etc ), absurdo , para atender ao cliente estamos  comprando envelopes e doando durante as postagens....."

Compreendo a indignação do colega que me escreve. Importante dizer que ele não trabalha numa agência de região remota do País, mas sim numa do interior do Estado de São Paulo. Sua situação, porém, não deve diferir do que ocorre em outros locais, em função do forte contingenciamento orçamentário em curso em toda a Empresa.

Hoje de manhã, recebi de outro colega reprodução da publicação a seguir no Diário Oficial da União:





Assim, embora faltem recursos para comunicação mercadológica e até mesmo para as operações de atendimento, a direção dos Correios prossegue encontrando espaço para patrocínios esportivos e culturais como este, que, apesar de sua importância cultural para a região onde ocorre, na ótica empresarial não deveriam se sobrepor às demais necessidades que estão desatendidas, especialmente às ligadas à própria operação da Empresa.

Enquanto as estatais não forem dirigidas por princípios técnicos, escolhas assim continuarão ocorrendo, em detrimento das próprias empresas e também da sociedade como um todo.

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