Natural Kingdom, a história de sucesso cuja receita foi uma grande ideia e uma boa parceria com os Correios
Marcio Allemand
(marcio.allemand@adcap.org.br)
BRASÍLIA - Quem diria que uma
empresa pequena, que abriu suas portas há apenas quatro anos na Chácara das
Pedras, bairro da Zona Norte de Porto Alegre, pudesse, em tão pouco tempo,
vender seus produtos para o país inteiro? Pois foi assim mesmo que aconteceu
com a Natural Kingdom (www.naturalkingdom.com.br), uma pet shop que, diferente
das outras que conhecemos por aí, tem como principal propósito a preocupação e
o cuidado com o meio ambiente.
Thiago Pereira de Vargas,
sócio-diretor da empresa, conta que as coisas não foram tão fáceis assim,
apesar de não ter demorado para que tudo mudasse de figura. Em 2016, quando ele
resolveu abrir a pet, só outras duas pet shops no Brasil todo ofereciam mais ou
menos os mesmos tipos de produtos. Em Porto Alegre, portanto, era novidade.
- Nossa loja tinha um
diferencial. Além dos produtos convencionais, encontrados em qualquer pet shop,
a nossa oferecia produtos orgânicos, biodegradáveis e até mesmo uma linha de
brinquedos sustentáveis. Queríamos oferecer algo bom para a sociedade e tudo foi
pensado com muito carinho e responsabilidade com o meio ambiente, explica
Thiago.
O empresário, de apenas 31 anos,
pertence a uma família de produtores rurais. Durante dois anos, antes de abrir
a Natural Kingdom, Thiago trabalhou na área de compras da fazenda da família e
já naquela época tinha um olhar atento às demandas do pessoal do campo. Mas
mesmo essa experiência não foi suficiente para que a vizinhança da loja
comprasse a ideia.
- O movimento estava aquém das
nossas expectativas, diz ele.
Mas por acreditar que tinha um
projeto promissor nas mãos, Thiago comprou a briga e foi à luta. Não desistiu
do sonho um só instante, botou a cabeça para pensar e se perguntou onde é que
os moradores daquele bairro gastavam seu dinheiro. No shopping de bacanas mais
próximo, claro.
- Minha ideia foi agregar minha
marca às lojas daquele shopping. Entrei em contato com várias delas e ofereci
um voucher para que a clientela daquelas lojas conhecessem os produtos da Natural
Kingdom e vice-versa.
Dez empresas das que ele entrou
em contato toparam e, empolgado com o retorno positivo, o empresário resolveu
também que iria vender em parceria com lojas on-line. Tomou nove nãos de cara,
até que o Grupo B2W (Shoptime, Americanas, Submarino)topou o desafio e a partir
dali, entraram firme no e-commerce.
A parceria com os Correios
Com as vendas on-line só
aumentando de volume, Thiago resolveu fechar a lojinha de bairro e focou em
vendas maiores. Tanto que hoje a sua empresa não vende produtos apenas para
animais de pequeno porte, mas atende a criadores de cavalos, ovelhas, cabras,
porcos e até mesmo pássaros. E são vendas para todo o país. Aí é que entram os
Correios.
A parceria, na verdade, deveria
ter começado em março, um pouco antes do início da quarentena, mas houve um
atraso operacional e a parceria só começou de fato mesmo em abril, já no meio
da pandemia e com o comércio praticamente todo fechado.
- Em abril já operamos totalmente
dentro dos Correios e mesmo assustados com a pandemia e com as consequências da
quarentena, sabíamos que tínhamos tomado a atitude certa. Antes, o produto era
enviado de Porto Alegre. Agora, nós ganhamos agilidade com o Correios Log Mais,
temos uma tabela competitiva de preços e atendemos todas as regiões do país com
custos bem menores. O grande desafio hoje é ajustar o estoque com a demanda,
que não para de crescer, já que temos um mercado muito promissor aliado ao
comportamento dos consumidores, que vem mudando rapidamente nesses últimos
meses.
Thiago não esconde sua satisfação
com os Correios:
- A Natural Kingdom é uma micro
empresa e foram os Correios que abriram as portas para que pudéssemos ser
competitivos em todo o Brasil. Aos Correios fica o nosso agradecimento por
permitir que os sonhos de muitos micro empresários possam se realizar.
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