quinta-feira, 22 de julho de 2021

O lucro social dos Correios


Os resultados de uma empresa pública vão muito além do que é registrado em suas demonstrações financeiras. Isso fica bem evidente quando se tem oportunidade de ler, por exemplo, o Balanço Social da Embrapa (https://www.embrapa.br/balanco-social), onde se demonstra o significativo impacto das atividades de pesquisa desenvolvidas pela estatal junto à sociedade.

Infraestrutura do comércio eletrônico

No caso dos Correios, embora a empresa não divulgue um Balanço Social, pode-se inferir facilmente que o impacto da atuação da estatal junto à sociedade é bem expressivo, pois a empresa, entre outras coisas, constitui a principal infraestrutura sobre a qual opera o comércio eletrônico brasileiro. Quantos empregos e quantas empresas não são viabilizados a partir da oportunidade de poder comercializar seus produtos para o Brasil todo ou para o mundo, por via postal?

Municípios

Nos pequenos municípios a presença dos Correios é muito relevante. Nestes locais, as agências postais são o núcleo do comércio, onde as pessoas enviam e buscam suas encomendas, recebem e enviam pagamentos, tiram documentos etc. O valor dessa presença fica bem evidente quando, por alguma razão, a agência dos Correios é fechada e a população é penalizada com o a necessidade de se deslocar para buscar atendimento nas cidades vizinhas.

Programas de Governo

Há também grandes programas de governo que são viabilizados pela infraestrutura dos Correios. Nessa vertente, temos, por exemplo, a distribuição de livros didáticos, das provas do Enem, das urnas eletrônicas e de medicamentos, programas de grande impacto na vida das pessoas, que acontecem sistematicamente, sem problemas para o governo, que conta com os Correios desenvolvendo a complexa logística dessas operações.

No momento em que o governo federal tenta, a todo custo, colocar em marcha um processo de privatização, é importante que se tenha em mente que, como acontece com a Embrapa, os resultados dos Correios vão muito além dos números de seus demonstrativos financeiros e estão materializados no bem-estar e no desenvolvimento econômico dos brasileiros. E isso tem muito valor.

ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário