segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

ADCAP – ações contra a intenção de privatizar os Correios


Ao longo dos últimos dois anos, entre as frentes de atuação da ADCAP tivemos uma sobre a qual comentaremos hoje: a relacionada à intenção do governo federal de privatizar os Correios.

Desde o surgimento das primeiras declarações oficiais do governo federal a respeito de sua intenção, a ADCAP tem se manifestado contrariamente a esse movimento, por entender que ele não seria benéfico ao País, aos brasileiros em geral e menos ainda aos trabalhadores da Empresa.

Nesse período, foram produzidos dezenas de artigos para jornais e revistas, obtidas moções de apoio em centenas de Câmaras Municipais, publicadas milhares de postagens em redes sociais e encaminhados diversos expedientes aos deputados federais e senadores, sem contar as inúmeras reuniões físicas e virtuais realizadas com parlamentares e/ou com suas assessorias e as audiências públicas, além do ingresso no STF de ação direta de inconstitucionalidade que recebeu adesão de diversos partidos políticos e entidades de classes.

O trabalho articulado realizado pela ADCAP, envolvendo atuação judicial, política, imprensa e redes sociais, foi fundamental até aqui para que houvesse algum aprofundamento na avaliação do tema e, se hoje vemos o Senado reticente em avançar com o projeto, certamente a contribuição da ADCAP foi fundamental para que isso acontecesse, independentemente dos esforços empreendidos por outras entidades e pessoas. 

As últimas notícias trazidas pela imprensa apontam para a inviabilização do intento do governo federal, em função da aproximação de 2022, um ano eleitoral. Não descuidaremos, porém, do trabalho de bem informar as assessorias e os parlamentares, fornecendo-lhes informações corretas e bem fundamentadas até que o PL-591/2021 seja arquivado.

O Brasil tem muitos problemas a vencer, na saúde, na segurança pública, na educação, no meio ambiente e em tantas outras áreas importantes da vida humana. O governo federal deveria se concentrar em superar esses problemas e não em tentar alienar a preço vil o que funciona e serve de infraestrutura para parte importante da economia nacional, em especial o pequeno negócio, que depende da capilaridade dos Correios para poder operar.



Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário