quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Ministro Fábio Faria volta a usar falácias para defender a privatização dos Correios


Em recente encontro promovido pelo jornal Folha de Vitória, do Grupo Record, o ministro das Comunicações Fábio Faria voltou a falar sobre os Correios e o PL 591/2021, que viabiliza a privatização da estatal.

Na mesma linha do que faz o Ministro Paulo Guedes, Fábio Faria desfila uma série de argumentos falaciosos para tentar defender um projeto que só pode beneficiar alguns poucos em detrimento de toda a sociedade brasileira.

O Ministro das Comunicações não hesita em tentar macular a imagem dos Correios para, assim, tentar justificar seu intento. Entre outras pérolas, o ministro alega falta de capacidade de investimento, apesar de saber que os Correios caminham para registrar um lucro de mais de R$ 3 bilhões de reais neste ano, o que é mais que suficiente para cobrir as necessidades de investimento da estatal sem nem mesmo precisar de financiamento. Alega também perda de mercado, ignorando que o mercado de encomendas é totalmente aberto, o que torna absolutamente natural que o líder perca participação percentual à medida que novos entrantes vão surgindo. Ignora também os recordes de postagem registrados pela estatal, com o volume estratosférico de quase 19 milhões de encomendas captadas durante a Black Friday.

Ao alegar risco para a União, o Ministro também propositalmente ignora estudo técnico feito neste ano pela Diretoria de Finanças dos Correios, o qual apontou não haver risco de continuidade operacional para os Correios nos próximos dez anos, mas sim um cenário de lucros bilionários. Ou seja, não há nenhum perigo de os Correios perderem valor ou darem prejuízo, mas sim exatamente o contrário: a empresa está sofrendo um processo de acelerada valorização em função de atuar num setor que está em franco crescimento.

Ao mentir sistematicamente da forma como tem feito, o Ministro das Comunicações atenta contra o interesse público e busca beneficiar uns poucos que poderão ter lucros bilionários com a negociata – consultorias, bancos, intermediários e transportadoras concorrentes dos Correios.  

Seria importante que os órgãos de controle – CGU, TCU e MPF - observassem bem o desserviço que os Ministros das Comunicações e da Economia do atual governo têm feito ao Brasil, com suas declarações mentirosas sobre os Correios. Agentes públicos não deveriam poder agir assim, depreciando o patrimônio público para favorecer despudoradamente interesses privados num processo desarrazoado de privatização.

Os brasileiros têm hoje um serviço postal de boa qualidade presente em todo o território e uma das menores tarifas de carta do mundo. Isso não pode ser colocado em risco por um governo irresponsável, que age por razões meramente ideológicas e ainda recorre a deslavadas mentiras para tentar justificar seu intento. 

A ADCAP espera que a sociedade e a classe política saibam bem avaliar essa situação, não se deixando iludir por argumentos falaciosos que lhe são oferecidos por agentes do governo, como o Ministro Fábio Faria, para tentar justificar o injustificável e inoportuno.


ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário