quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


TCU multa ex-dirigentes do Postalis por irregularidades em investimentos

Globo.com
05/12/18

O Tribunal de Contas da União (TCU) multou nesta quarta-feira (5) ex-dirigentes do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis), o fundo de pensão dos funcionários dos Correios. A multa foi aplicada após uma auditoria da Corte de fiscalização constatar que ocorreram irregularidades na aplicação de investimentos do fundo de pensão que levou a prejuízos bilionários no Postalis.

Os ministros do TCU decidiram multar o ex-presidente do fundo Alexej Predtechensky e o ex-diretor financeiro Adilson Florêncio da Costa em R$ 59 mil.

Já os ex-dirigentes José Carlos Rodrigues Sousa, Ricardo Oliveira Azevedo e Mônica Christina Caldeira Nunes foram multados em R$ 45 mil. Segundo a assessoria do Postalis, esses dirigentes deixaram a gestão do fundo antes de 2013.

O G1 entrou em contato com o Postalis e aguarda o posicionamento do fundo.

No julgamento do caso, o ministro Vital do Rêgo, do TCU, afirmou que os ex-dirigentes do fundo de pensão "não desempenharam suas atribuições da forma que seria esperada do administrador médio de um instituto de previdência, que deveria zelar pela segurança e rentabilidade dos investimentos realizados com recursos de seus contribuintes e beneficiários".

Além das multas, o plenário do TCU determinou que os Correios, como patrocinadora do Postalis, passem a executar um plano de ação que aponte medidas a serem implementadas para melhorar a fiscalização das decisões e dos resultados dos investimentos feitos pelo fundo.

Alvo de denúncias e investigações o Postalis sofreu intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) em outubro de 2017, que levou ao afastamento de diretores e conselheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário